Rota do Equilíbrio

5 Benefícios Do Café [Puro] Para Sua Saúde

Para mim, o que não pode faltar no café da manhã é um bom café, a bebida mesmo – puro, preto, e sem adoçar.

Isso porque (além de adorar o sabor dessa maravilhosa infusão), ele também apresenta inúmeros benefícios para a saúde.

Vamos ver 5 dos principais.

#1 – Café aumenta o metabolismo

Há muitos anos já se sabe que a cafeína é capaz de aumentar o metabolismo.

Inclusive, a maior parte dos suplementos termogênicos nada mais são do que cápsulas bem caras de cafeína.

Num estudo [1], a suplementação com cafeína aumentou o gasto energético das pessoas em 150 kcal por dia.

Imagine: queimar 150 kcal a mais por dia, sem ter fazer nada. Só tomando café. Este é o poder do café de aumentar o metabolismo.

#2 – Café induz autofagia celular

De maneira simplificada, a autofagia celular é um processo de limpeza do interior das células, que funciona removendo os detritos celulares, ou reciclando alguns componentes para reparo celular. Isso propicia um funcionamento mais saudável das suas células.

Este fenômeno (que geralmente é colocado em ação por meio do jejum intermitente) ganhou popularidade após render o prêmio Nobel de medicina em 2016 para o pesquisador japonês Yoshinori Ohsumi.

E o que o café tem a ver com isso?

Um estudo in vivo verificou que o café (tanto o descafeinado quanto o com cafeína) rapidamente aumenta os marcadores de autofagia celular em órgãos como fígado, músculos, e coração.

Se você aliar o café com o jejum intermitente, então, estará realmente maximizando sua autofagia celular — e renovando suas células por dentro.

#3 – Café está associado a menor chance de diabetes

Aumentar a ingestão de café resulta em um menor risco de diabetes tipo 2.

E isso aconteceu mesmo quando o café era descafeinado.

#4 – Café protege contra crises de cálculos na vesícula

Entre homens americanos, a ingestão de café protege contra crises sintomáticas de cálculo biliar. Sua vesícula agradece.

#5 – Café protege a pele contra danos causados pelo sol

É natural querer evitar queimaduras, desidratação e manchas na pele.

Até porque queimaduras intensas estão associadas inclusive com maior incidência de câncer de pele.

Felizmente, o café é uma bebida rica em polifenóis (substâncias especiais encontradas em frutas, ervas, e outras plantas).

E estudos indicam que os polifenóis do café estão associados com a proteção contra o fotoenvelhecimento.

Café E Saúde — Conclusão

Ou seja: o café tem vários efeitos benéficos para a saúde.

Ele tem efeitos óbvios que ajudam a perda de peso (como o aumento do metabolismo)…

E outros efeitos menos óbvios: como a indução da autofagia celular.

Estes efeitos secundários não são notáveis no curto prazo — mas possivelmente aumentam a sua qualidade de vida e longevidade.

Soma-se a tudo isso o fato de que o café é a maior fonte de antioxidantes na dieta ocidental padrão, e a conclusão é óbvia: o café pode fazer parte de uma dieta saudável sem problema algum.

É importante notar que a ingestão de café e cafeína deve ser acompanhada por seu médico, especialmente se você for gestante, ou tiver algum efeito colateral ao tomar café.

No entanto, se você é um adulto saudável, gosta de tomar café, e se sente bem…

Saiba que este é um hábitos que tem tudo para acrescentar à sua saúde — sendo benéfico de várias maneiras.

E – tão importante quanto os benefícios – ele tem um sabor sensacional.

E pode fazer parte do seu ritual diário – assim como faz do meu.

Referências

Referências e estudos científicos sobre os benefícios que citei.

Café e metabolismo

Dulloo, A. G., Geissler, C. A., Horton, T., Collins, A., & Miller, D. S. (1989). Normal caffeine consumption: influence on thermogenesis and daily energy expenditure in lean and postobese human volunteers. The American journal of clinical nutrition, 49(1), 44–50. https://doi.org/10.1093/ajcn/49.1.44

Café e autofagia celular

Tsukada, M., & Ohsumi, Y. (1993). Isolation and characterization of autophagy-defective mutants of Saccharomyces cerevisiae. FEBS letters, 333(1-2), 169–174. https://doi.org/10.1016/0014-5793(93)80398-e

Federico Pietrocola, Shoaib Ahmad Malik, Guillermo Mariño, Erika Vacchelli, Laura Senovilla, kariman chaba, Mireia Niso-Santano, Maria Chiara Maiuri, Frank Madeo & Guido Kroemer (2014) Coffee induces autophagy in vivo, Cell Cycle, 13:12, 1987-1994, DOI: 10.4161/cc.28929

Café e diabetes

Bhupathiraju, S. N., Pan, A., Malik, V. S., Manson, J. E., Willett, W. C., van Dam, R. M., & Hu, F. B. (2013). Caffeinated and caffeine-free beverages and risk of type 2 diabetes. The American journal of clinical nutrition, 97(1), 155–166. https://doi.org/10.3945/ajcn.112.048603

Diabetologia. (2014, April 24). Increasing consumption of coffee associated with reduced risk of type 2 diabetes, study finds. ScienceDaily. Retrieved June 25, 2020 from www.sciencedaily.com/releases/2014/04/140424190516.htm

Café e pedras na vesícula

Leitzmann, M. F., Willett, W. C., Rimm, E. B., Stampfer, M. J., Spiegelman, D., Colditz, G. A., & Giovannucci, E. (1999). A prospective study of coffee consumption and the risk of symptomatic gallstone disease in men. JAMA, 281(22), 2106–2112. https://doi.org/10.1001/jama.281.22.2106

Café protege a pele contra danos causados pelo sol

Fukushima, Y., Takahashi, Y., Hori, Y., Kishimoto, Y., Shiga, K., Tanaka, Y., Masunaga, E., Tani, M., Yokoyama, M., & Kondo, K. (2015). Skin photoprotection and consumption of coffee and polyphenols in healthy middle-aged Japanese females. International journal of dermatology, 54(4), 410–418. https://doi.org/10.1111/ijd.12399

Café é a maior fonte de antioxidantes

Yashin, A., Yashin, Y., Wang, J. Y., & Nemzer, B. (2013). Antioxidant and Antiradical Activity of Coffee. Antioxidants (Basel, Switzerland), 2(4), 230–245. https://doi.org/10.3390/antiox2040230

 

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