Buscar no Cruzeiro

Buscar

Tendências 2026: beleza e saúde estarão juntas no mercado de estética

Nova era do setor será marcada pela integração entre corpo, mente e tecnologia

10 de Novembro de 2025 às 16:05
Senhor Tanquinho [email protected]
placeholder
placeholder

Novos tempos, marcados por grandes transformações, já vêm sendo observados no mercado da estética. A tendência aponta que o setor passará, entre 2026 e 2030, de uma abordagem artificial para uma entrega mais consciente e personalizada, associada à saúde. É o que aponta o relatório Global Beauty and Personal Care Predictions 2026, divulgado pela Mintel, que mostra que a próxima era da beleza será caracterizada pela integração entre corpo, mente e tecnologia, evidenciando a redescoberta do valor humano.

 

Combinando ciência de ponta com técnicas e soluções que respeitam a beleza natural de cada pessoa, a estética irá além da superfície da pele. Nessa linha, para quem busca rejuvenescimento, tonificação e redensificação dérmica por meio da estimulação de colágeno via radiofrequência, resultados naturais e progressivos poderão ser conquistados com soluções como o Volnewmer.

 

Se de um lado estão as tecnologias de alta performance, a Inteligência Artificial e a neurociência ampliando o potencial da ciência a favor da estética; de outro, estão os consumidores em busca de autenticidade, do bem-estar e da individualidade. É na convergência desses dois polos que há uma redefinição do papel da beleza na vida dos consumidores. 

 

As tendências previstas no relatório da Mintel foram definidas como parte de três movimentos: a beleza metabólica, que une estética e saúde; a sinergia sensorial, que resgata experiências e sensações ao logo do processo de busca por resultados; e o toque humano, que revela a autenticidade do que é imperfeito.

 

Tudo possível por meio da inovação de equipamentos e da tecnologia de ponta. Produtos, protocolos e tecnologias expandem-se para diversas regiões do corpo. “A estética contemporânea entende que cuidar da aparência é também cuidar da saúde funcional da pele e dos tecidos. A beleza deixa de ser apenas superficial e passa a refletir equilíbrio, vitalidade e bem-estar integral”, comenta a clinical head do Grupo MedSystems, Thalita Herek. 

 

Ela destaca o uso do Ultraformer MPT como exemplo de convergência entre saúde e estética. “O equipamento utiliza ultrassom micro e macrofocado de alta precisão para estimular o colágeno em diferentes profundidades, promovendo rejuvenescimento, firmeza e definição facial e corporal com segurança clínica. É a união entre performance médica e resultados naturais, traduzindo o novo conceito de beleza saudável e regenerativa.”

Beleza metabólica 

Uma das previsões do relatório divulgado pela Mintel é a metabolic beauty, que aponta  para a fusão entre beleza e saúde. Os avanços nos testes de biomarcadores, na monitorização metabólica contínua e nas tecnologias biointeligentes estarão mais acessíveis, permitindo soluções personalizadas que otimizam a energia, a hidratação e a reparação celular. 

 

O estudo aponta que a pele e o cabelo serão reconhecidos como os biomarcadores mais visíveis do corpo, oferecendo informações sobre a saúde geral do indivíduo. 

Sinergia sensorial

A sinergia sensorial é mais uma das previsões da Mintel. Segundo o estudo, trata-se de ir além dos resultados, ou seja, a beleza será evidenciada por sua capacidade de regular emoções e criar experiências memoráveis. Os avanços nas fragrâncias funcionais, na neurociência e nas tecnologias imersivas estão transformando o autocuidado em rituais ricos e multissensoriais. 

Conforme o relatório, até 2030, as marcas que prosperam combinarão perfeitamente resultados comprovados com uma narrativa envolvente e emocionalmente ressonante. É o resgate sensorial como ferramenta terapêutica.

Além do algoritmo: a revolução do toque humano

Após anos marcados pela perfeição algorítmica, com filtros e conteúdo gerado por IA, veio o cansaço com a otimização constante e padrões de beleza inatingíveis. A Mintel acredita que os consumidores estão se afastando de conteúdos excessivamente sofisticados e de estética irrealista, passando a buscar uma beleza que parece humana, expressiva e autenticamente imperfeita. 

Cuidado integral

Consumidores do mercado de beleza passam a esperar que séruns, suplementos e demais produtos e procedimentos sirvam como diagnósticos de bem-estar. Espera-se que a experiência da beleza não foque apenas em entregar resultados, mas traga inúmeros benefícios ao longo de todo o processo, entre eles, a regulação do humor, o aflorar de emoções positivas e o cuidado mais integral possível. 

 

Enquanto isso, a imperfeição será a nova perfeição, repleta de longevidade estética e naturalidade, chamada de “quiet beauty” ou “beleza silenciosa”, “beleza discreta”, conforme destaca o relatório.