Cronograma capilar pode trazer resultados para saúde e beleza dos cabelos
Hidratação, nutrição e reconstrução são as etapas essenciais para os fios, que também podem exigir cuidados específicos.
O cronograma capilar não é novidade para aqueles já habituados com uma rotina de cuidados com os cabelos. Para quem é adepto ao método, manter a organização e a disciplina nas etapas de hidratação, nutrição e reconstrução é uma forma de garantir a saúde e a beleza dos fios.
Nos últimos anos, a preocupação com a beleza e o bem-estar tem ganhado destaque entre os consumidores. Segundo dados dos estudos realizados pelo Google e a Offerwise, publicados no ano passado, 67% dos brasileiros utilizam produtos de beleza para se sentirem bem, independentemente da opinião alheia. Nesse contexto, os cuidados com o cabelo se destacam como a principal preocupação.
Os produtos para cuidados capilares são os mais frequentemente adicionados às cestas de compra no segmento de beleza. Cerca de 78% dos entrevistados afirmaram que compram, pelo menos, um item para os cabelos todos os meses, superando o consumo de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Entretanto, é comum as pessoas adquirirem produtos que não oferecem benefícios reais aos seus cabelos. Por essa razão, especialistas recomendam a adoção de um cronograma capilar personalizado, ajustado de acordo com as necessidades específicas de cada tipo de cabelo.
Especialista em colorimetria da Salon Line, Shirlei Oliveira, explica que o método atua como um guia para identificar as necessidades específicas de cada cabelo. Dessa forma, indica o momento certo para fornecer hidratação quando está desidratado, nutrição quando necessita de óleos essenciais e reconstrução para fortalecer a estrutura.
Passo a passo do cronograma
Há várias formas para criar um cronograma capilar, conforme as exigências individuais de cada tipo de cabelo. Uma maneira de descobrir o estado dos fios é por meio do teste de porosidade, recomendado por Shirlei.
Para realizá-lo, é necessário colocar um fio de cabelo em um copo cheio de água. Se ele boiar, significa que a porosidade é baixa, e o cabelo precisa de hidratação. Caso o fio fique no meio do copo, a porosidade é média, sendo necessária a nutrição. Agora, se o fio afundar, a porosidade é alta e, nesse caso, é recomendada a reconstrução.
Após identificar as necessidades do cabelo, é hora de montar o cronograma. Há sites e plataformas que permitem a criação de um calendário personalizado grátis, o que pode ajudar a organizar a rotina de cuidados capilares.
O cronograma capilar costuma ser dividido nas três etapas mencionadas por Shirlei. A primeira deve ser a hidratação, considerada essencial para restaurar a umidade dos fios. Em seguida, a nutrição, que fortalece o crescimento saudável do cabelo, e por fim, a reconstrução, responsável por revitalizar a estrutura capilar, repondo as proteínas como queratina e aminoácidos, resultando em fios mais fortes e volumosos.
Apesar disso, os especialistas da área reforçam que o cronograma capilar deve ser adaptado às necessidades de cada pessoa. Dessa forma, cabelos mais oleosos precisam de mais hidratação, enquanto os danificados devem receber uma injeção de queratina, por exemplo.
Como escolher os produtos certos?
Escolher os produtos corretos também é um passo importante quando se inicia uma rotina de cronograma capilar. Como cada tipo de cabelo tem suas próprias necessidades, também requerem vitaminas e nutrientes específicos.
Para acertar nas escolhas, os especialistas recomendam ler os rótulos das embalagens. Eles contêm informações sobre os ingredientes e podem indicar para quais tipos de cabelo o produto é mais adequado. Por exemplo, produtos com alto teor de óleos e manteigas são mais adequados para cabelos secos ou danificados, enquanto produtos leves e à base de água podem ser melhores para cabelos oleosos.
Buscar a avalização de profissionais é uma forma de entender o estado dos seus fios e receber orientações sobre os melhores produtos. As resenhas on-line também podem ser uma boa fonte de informações sobre a eficácia de uma marca específica.