Buscar no Cruzeiro

Buscar

5 tratamentos eficazes contra a rinite e sinusite

Veja dicas e soluções para acabar com os sintomas e viver com mais qualidade de vida

13 de Junho de 2023 às 17:39
Senhor Tanquinho [email protected]
rinite
rinite (Crédito: freepik)

A rinite e a sinusite são problemas de saúde muito comuns e se tornam ainda mais frequentes durante o inverno, com o tempo seco e frio. Nesses momentos, a limpeza das vias nasais, o uso de nebulizador e até de medicamentos pode ser a solução. 

 

Sofre com isso e quer resolver o problema para viver com mais qualidade de vida e menos incômodos? Acompanhe 5 tratamentos que podem ser feitos!

5 tratamentos sobre rinite e sinusite

Tratar a rinite e a sinusite pode ser um desafio, principalmente no tempo frio e seco, como o inverno. Mas existem algumas opções e saídas tanto para quem quer evitar o problema quanto para quem sofre com isso a mais tempo e quer uma solução mais específica. Vamos ver o que você pode fazer?

  1. Limpeza diária

Ter o hábito de fazer uma lavagem nasal todos os dias é uma das melhores indicações possíveis para quem sofre com rinites e sinusites. Isso porque esses problemas respiratórios acontecem principalmente pelo entupimento das vias, causando incômodo e reações alérgicas. 

 

Por isso, a indicação é fazer a lavagem nasal com uma solução salina (soro ou água com sal) todos os dias, pressionando o líquido em uma das narinas, para que saia do outro lado.

 

Nas farmácias você pode encontrar dispositivos específicos para essa lavagem, mas também pode utilizar seringas para pressionar. 

  1. Medicamentos e sprays nasais

Quando a lavagem diária não funciona, alguns medicamentos podem ser indicados para desinflamar as vias aéreas e diminuir o incômodo, principalmente da sinusite. Mas vale lembrar que esses remédios devem ser utilizados com indicação médica, para garantir a segurança do tratamento. 

 

Alguns otorrinolaringologistas podem, inclusive, indicar o uso de corticoides para a desinflamação das vias. Esse tipo de medicamento tem grandes efeitos no organismo e, por isso, só deve ser utilizado com essa indicação médica. 

 

Nas farmácias é possível encontrar alguns remédios e antialérgicos para isso, mas devem ser utilizados com cuidados e nunca com alta frequência. Se os sintomas persistirem por muito tempo, procure um médico para realizar um tratamento adequado e seguro.

  1. Imunoterapia

A imunoterapia é também conhecida como vacinação contra a alergia. É um tratamento utilizado especificamente para a rinite alérgica grave e constante, que surge por diferentes razões. 

 

O tratamento consiste na aplicação de doses de alérgenos regularmente, o que faz com que o próprio organismo diminua os sintomas alérgicos com o tempo. 

 

Essa é uma ótima saída para quem se incomoda diariamente com a rinite, mas também é um tratamento que precisa de prescrição médica. 

  1. Cirurgia

Você sabia que existe cirurgia para sinusite? É indicada apenas para casos mais graves da doença, ou seja, sinusite crônica grave ou quando há obstruções nas cavidades nasais. 

 

Nessa cirurgia, o cirurgião remove bloqueios, sujidades e pólipos nasais (formações carnosas da membrana mucosa nasal) que possam estar causando a sinusite crônica. 

 

Com isso, as vias nasais ficam mais livres, evitando o acúmulo de secreção no nariz, que causa a irritação e a inflamação da parte interna do rosto, que leva à sinusite e todos os seus sintomas dolorosos e incômodos. 

  1. Cuidados complementares

Além dos tratamentos específicos para cada doença, alguns cuidados também podem ajudar a manter as vias nasais menos congestionadas e com menos incômodo, de maneira geral. 

 

Um cuidado complementar muito importante é manter o ambiente sempre úmido, pois isso ajuda a manter as vias nasais hidratadas e menos irritadas. No inverno isso é ainda mais importante, pois o tempo seco faz com que tanto a rinite quanto a sinusite sejam ainda piores. 

 

Por isso, usar umidificadores e fazer nebulizações são ideias que podem mudar a qualidade de vida de quem sofre com essas questões. Vale a pena colocar na sua rotina de cuidados quando o tempo estiver seco.