Buscar no Cruzeiro

Buscar

Qual o melhor chá para desinchar: conheça as opções

25 de Maio de 2023 às 18:48
Senhor Tanquinho [email protected]
chá
chá (Crédito: freepik)

Para saber qual o melhor chá para desinchar, deve-se entender quais as propriedades do chá e alinhar a ingestão da bebida com uma boa alimentação, além de beber uma boa quantidade de água por dia.

Os chás são ótimos aliados para quem deseja combater a retenção de líquidos, e podem ser adquiridos em mercados, feiras e até mesmo em farmácia delivery. Confira aqui algumas opções de chás para ajudar a desinchar.

Chás são diuréticos?

Muitas pessoas sofrem com o inchaço e a retenção de líquidos. Essas condições podem vir de diversos fatores, como comer muito açúcar, não ter uma dieta balanceada, mas principalmente pela escassez de água no corpo. 

Ou seja, qualquer pessoa que não tenha o hábito de beber água, irá sofrer com essa sensação incômoda.  

Os chás são bebidas à base de ervas naturais e é conhecido como uma bebida diurética, pois ele aumenta a produção de urina no corpo, fazendo assim a eliminação de líquidos. Todos os chás naturais tem essa propriedade, entretanto alguns são mais eficientes, levando em consideração a sua composição. 

Entretanto, é importante lembrar que o chá sozinho não irá ajudar nos resultados, mas sim quando está alinhado com uma boa ingestão de água e uma alimentação balanceada. Confira a seguir alguns dos chás que mais auxiliam na retenção de líquidos.

  1. Chá de gengibre

O chá de gengibre é feito das raízes secas do gengibre, e contém propriedades muito benéficas, principalmente para mulheres no período menstrual. 

Esses ativos podem auxiliar tanto na retenção de líquidos, pois o gengibre é um ótimo digestivo, auxiliando também em casos de desconfortos como gases e cólicas menstruais. Ele também possui ativos anti-inflamatórios e ajuda em casos de náusea e vômito, sendo um bom aliado da mulher nesse período. 

Sabemos que durante a menstruação existem muitos alimentos que não podem ser ingeridos pois podem aumentar o desconforto das cólicas e inflamação. 

Entretanto, ao contrário do que muitos pensam, algumas frutas podem e devem ser ingeridas durante a menstruação, como por exemplo a manga, pois a mesma se trata de uma fruta rica em vitaminas e fibras.

Além disso, é uma fruta doce que pode ser uma opção saudável para matar a vontade de ingerir açúcar. Então sim, pode comer manga menstruada!

  1. Chá de hibisco

Esse chá é feito a partir da flor do hibisco, e é muito popular pelo seu sabor refrescante e seu efeito diurético, sendo o chá mais famoso para a condição de retenção de líquidos.

As propriedades diuréticas deste chá são ótimas e ajudam demais na produção de urina no corpo, mas é importante salientar que por ter esse efeito diurético muito forte, a pessoa deve ingerir muita água, para não correr o risco de desidratar. 

Além desse benefício, o chá de hibisco também é um ótimo antioxidante, por causa dos seus ativos flavonóides, que também ajudam a equilibrar a pressão arterial.

  1. Chá verde 

O chá verde possui diversos benefícios para a saúde geral do corpo. 

Ele é produzido das folhas de uma planta chamada Camellia sinensis, e possui propriedades antioxidantes, auxilia no aumento do metabolismo, saúde cardiovascular e cerebral, além de, claro, ser um chá com propriedades diuréticas que ajudam a desinchar.

  1. Chá de menta

O chá de menta é feito a partir da folha de hortelã e é muito famoso, principalmente pelo seu aroma característico e seu gosto refrescante.

Esse tipo de chá é um dos principais chás para se tomar em casos de sintomas gripais, pois tem mentol em sua composição, o que ajuda a aliviar os sintomas respiratórios.

Além desse benefício, o chá de menta também auxilia na melhora de desconfortos gastrointestinais, pois têm propriedades que ajudam na digestão. Têm propriedades antioxidantes, calmantes e refrescantes.

  1. Chá de cavalinha

Essa infusão é feita a partir da planta conhecida como cauda-de-cavalo (ou cavalinha). O chá de cavalinha é rico em propriedades medicinais e bioativos, que auxiliam na digestão e retenção de líquidos, saúde óssea e também tem propriedades que cuidam da saúde do trato urinário. 

Esse chá não deve ser tomado por muito tempo ou em doses altas, pois seu efeito na retenção de líquidos é forte e pode desidratar quando tomado demasiadamente. 

  1. Chá dente-de-leão

Pode ser produzido a partir das raízes ou folhas da planta dente-de-leão, esse chá é conhecido por suas diversas propriedades medicinais.

Esse chá possui ativos benéficos para o fígado, o qual favorece a saúde hepática; É um diurético suave, tem propriedades que promovem um detox ao corpo; Ajuda na diminuição de desconfortos intestinais; E, por fim, é rico em nutrientes, vitaminas, fibras e minerais. 

Cuidado com a ingestão demasiada!

Os chás, por mais que sejam produzidos naturalmente, podem apresentar riscos à saúde quando consumidos em altas quantidades. Aqui estão alguns cuidados que podem ser seguidos ao ingerir os chás diuréticos:

  • Consumo consciente: Os chás diuréticos jamais devem ser consumidos em grandes quantidades ou por muitos dias, pois podem acarretar em desidratação;
  • Se hidrate: Quando se quer desinchar, o melhor diurético é a água. Consuma a quantidade ideal diária e tome um chá apenas para auxiliar o processo;
  • Monitore efeitos colaterais: As ervas que estão no chá podem gerar alergias, então esteja atento aos efeitos após ingerir o chá.