Como evitar a desidratação da pele? Veja dicas
Saiba como manter a sua pele sempre hidratada com dicas simples
É inegável que com o passar dos anos as pessoas passaram a se preocupar de forma recorrente com a própria pele, usando produtos que auxiliam na hidratação e no rejuvenescimento da pele do rosto e do corpo. Esse é um fato muito importante, que mudou a maneira como as pessoas cuidam de si mesmas, dando importância para pequenos detalhes que mudam todo o corpo.
Ter uma pele saudável vai muito além de estética. Se a sua pele está devidamente hidratada, significa que o seu corpo também está funcionando corretamente. Muitos hábitos ajudam a melhorar a aparência da pele, como beber sucos 100% naturais, se alimentar de forma saudável, ter uma rotina de cuidados, e por aí vai. Porém, algumas pessoas podem apresentar desidratação da pele, o que não é nada bom.
O que significa uma pele desidratada? Basicamente, desidratação é a falta de água e de minerais no corpo, exigindo uma necessidade excessiva de hidratação. Uma pele desidratada é reconhecida automaticamente por ser seca demais, apresentando até mesmo rachaduras e um ressecamento excessivo. Isso costuma acontecer principalmente em pessoas com a pele seca, mas é claro que outros fatores influenciam nessa desidratação, como o baixo consumo de água.
Abaixo você confere algumas dicas simples que vão te ajudar a combater a desidratação da pele.
Mantenha a pele hidratada regularmente
O mais importante em qualquer tipo de pele é que a hidratação esteja sempre em dia e seja feita de maneira regular. Uma pele desidratada demanda mais cuidados, e o ideal é que a hidratação seja feita ao longo do dia, várias vezes. Para isso, prefira sempre hidratantes que tenham água termal na sua composição. Esses cremes serão melhor absorvidos pela sua pele, fazendo com que a hidratação dure mais tempo. Uma dica é sempre ter em mãos a versão miniatura desses produtos, assim você pode levar dentro da bolsa, e não corre o risco de esquecer de passá-los ao longo do dia.
No inverno mantenha a pele coberta
O inverno também pode ressecar a sua pele, deixando-a desidratada. Por isso, mantenha-a sempre coberta e não se esqueça de usar cremes mais potentes, específicos para essa época do ano. Outra dica é, mesmo no frio, evitar lavar o rosto com água quente demais, pois isso faz com que a desidratação aumente.
Não se esqueça do protetor solar
O protetor solar é um item que não pode ficar de fora da sua rotina de hidratação. Ele protege contra os efeitos negativos da exposição ao sol, além de manter a sua pele hidratada. E não se engane, ele deve ser usado em todas as ocasiões, até mesmo no inverno.
Tenha uma alimentação saudável
A desidratação também pode ser combatida com uma boa rotina saudável, que inclui alimentos ricos em vitaminas e fibras que auxiliam no funcionamento do corpo. Alimentos ultraprocessados e ricos em gordura não são as melhores opções, por isso prefira alimentos como verduras, frutas, legumes, opções integrais e, se possível, orgânicos. O que comemos sempre vai refletir no nosso corpo, e a desidratação acontece principalmente por causa de uma má alimentação, sem os nutrientes que o corpo necessita.
Beba muita água
Parece um pouco óbvio dizer isso, mas a maior causa da desidratação é o baixo consumo de água. É muito importante que o corpo receba a quantidade certa de água por dia — no mínimo dois litros —, mas isso varia de pessoa para pessoa. Assim como na rotina de alimentação, crie uma rotina de ingestão de água. Você pode ter sempre uma garrafinha por perto, por exemplo, pois isso ajuda muito.