Como o estresse afeta a saúde física e mental
O estresse é uma condição natural do organismo e nem sempre é algo negativo, isso porque, a princípio, é uma resposta física do corpo para uma ameaça, que pode ser imaginária ou real.
Quando uma pessoa está estressada, seu corpo entende que ela está sob algum ataque e que isso é necessário para que o indivíduo possa fugir ou lutar. Durante um momento de estresse, o corpo libera substâncias estimulantes, como adrenalina e cortisol.
Os problemas começam a aparecer quando o organismo é constantemente desafiado ou estimulado, desencadeando momentos de tensão na vida pessoal, no trabalho ou até mesmo por conta de notícias desagradáveis.
Dependendo da forma como uma pessoa lida com essas questões, o organismo acaba reduzindo a resiliência e perde a homeostasia, sim do mecanismos do corpo que mantêm fluidos, a pressão, temperatura e outras ações.
Em outras palavras, o organismo acaba ficando sob a influência dessas substâncias de estresse por um longo período, algo que pode desencadear vários problemas, como insônia, depressão, hipertensão e até transtornos alimentares.
Este artigo vai explicar quais são os efeitos do estresse crônico no corpo humano, de que maneira ele pode afetar a saúde mental e emocional e como reduzir o estresse para ter mais equilíbrio físico e mental.
Efeitos do estresse crônico
O cortisol é uma substância importante liberada no organismo em situações de estresse e está ligado a receptores presentes no interior dos leucócitos (glóbulos brancos) e isso diminui as atividades do sistema imunológico.
Quando acontece por tempo prolongado, o estresse pode desencadear doenças no organismo. O cortisol também atua para levar glicose aos tecidos musculares, o que limita a oferta de energia em outras células, como os neurônios.
Se um profissional tem o dia a dia tranquilo em um fabricante de piso vinílico para área externa, não sofre com problemas de estresse crônico.
Ter esse controle é fundamental porque Existem outras substâncias e mecanismos que são desencadeados pelo estresse e isso está relacionado a doenças em várias partes do corpo, como:
- Cérebro;
- Sistema vascular;
- Pele e cabelo;
- Sistema digestivo;
- Sistema reprodutivo.
Uma pessoa estressada tem menos capacidade de concentração, acelera a perda de neurônios, tenho dificuldades de aprendizado e falhas de memória.
Também apresenta aumento na frequência cardíaca e na pressão arterial, algo que aumenta as chances de AVC (acidente vascular cerebral).
É muito comum o aparecimento de espinhas e o enfraquecimento do cabelo, bem como o desenvolvimento de psoríase, câncer de pele, alergia e dermatite atópica.
Indivíduos estressados têm sensação de estômago inchado, refluxo ácido, diarreia, constipação e cólicas. Também acabam desenvolvendo a síndrome do intestino irritável e a cumulação de gordura visceral.
Uma empresa que investe em cmo medicina ocupacional consegue cuidar melhor da saúde dos colaboradores isso é muito importante porque o estresse crônico afeta o desejo sexual feminino e a disfunção erétil em homens.
Ele aumenta os sintomas de tensão pré-menstrual (TPM), o que pode até mesmo afetar padrões de sono, além de elevar irritabilidade e cansaço. Se uma pessoa não consegue relaxar, acaba desenvolvendo depressão e ansiedade.
Impactos na saúde mental e emocional
Muitas pessoas vivenciam o estresse crônico atualmente, e isso acaba gerando perda de vitaminas e nutrientes, portanto, é algo extremamente prejudicial à saúde.
Mas além de prejudicar a saúde física, o estresse também causa danos à saúde mental, e se ele for prolongado, também podem surgir problemas cardíacos, úlceras e potencializar quadros de ansiedade.
Conforme o sistema imunológico envelhece, o corpo começa a ter respostas menos coordenadas a novas ameaças, e reduz a produção de células imunológicas em proporções diferentes do que era feito na juventude.
Células mais velhas e desgastadas dominam as células mais novas e ágeis, e isso acaba provocando uma resposta imune menos robusta, assim, o estresse gera respostas menos efetivas no sistema imunológico.
A procura por profissionais da saúde, como médico de acupuntura, é fundamental em qualquer idade, mas quando se trata de envelhecimento, é indispensável melhorar a imunidade para lidar com as questões físicas e mentais.
As pessoas são afetadas pelo estresse de maneiras diferentes porque cada um processa essas situações de modos distintos. É indispensável se concentrar naquilo que traz prazer e bem-estar e manter o pensamento positivo.
É fundamental ter hobbies prazerosos, passar o tempo com pessoas queridas e se desconectar um pouco do trabalho das redes sociais.
Quando alguém vivencia estressores diariamente, precisa se apegar àquilo que ajuda a mantê-los sob controle. Supondo que as opiniões de um parente cause angústia, é interessante limitar um pouco o contato com essa pessoa.
Saber gerenciar as emoções é uma habilidade e traz autoconhecimento, ou seja, o indivíduo sabe o que o deprime e consegue controlar melhor seu estado de espírito e administrar suas emoções.
Se uma pessoa está passando por um problema grave no couro cabeludo, pode procurar preenchimento capilar feminino, mas essa condição não causa estresse porque é dona de suas próprias emoções.
Ninguém deve viver condicionado aos seus impulsos, mas procurar maneiras de evoluir e de se compreender melhor.
Como reduzir o estresse e ter mais equilíbrio?
Não existe uma vida sem estresse e é uma ilusão acreditar nisso porque todo mundo passa por alguma situação na vida que não é desejada ou esperada.
Em tempos de redes sociais onde tudo parece muito perfeito na vida dos outros, muitos acabam acreditando que não vivem como deveriam e isso acaba desencadeando insatisfação e quadros de estresse e ansiedade.
A boa notícia é que existem várias formas de lidar com o estresse do dia a dia e encontrar equilíbrio, e entre as principais estão:
Praticar exercícios físicos
Um passo muito importante para evitar o estresse é fugir do sedentarismo, visto que a prática de exercícios físicos reduz a quantidade de cortisol em situações estressantes, além de estimular a produção de endorfina, hormônio responsável pelo bem-estar.
Ao procurar uma clínica para fazer exame demissional, o indivíduo pode ter a impressão de que está com a saúde em ordem, mas para garantir, é fundamental praticar exercícios pelo menos 30 minutos por dia.
O ideal é preferir práticas como aeróbica, caminhar, correr e andar de bicicleta, e para criar uma rotina saudável, é interessante fazer a matrícula em uma academia.
Ter uma boa alimentação
Adotar uma dieta equilibrada melhora a resposta do organismo, principalmente alimentos com ômega 3, como no caso de salmão e truta. São peixes que beneficiam o sistema nervoso e combatem o esgotamento mental.
Outros alimentos que aumentam a sensação de bem-estar é o amendoim e a banana. O ideal é optar por alimentos saudáveis, como frutas, verduras, legumes e proteínas e fazer as refeições sempre nos mesmos horários.
Ouvir podcasts de saúde pode trazer outras dicas interessantes para reduzir o estresse e cuidar melhor do organismo, e fazer as refeições sempre no mesmo horário é uma forma de evitar a irritabilidade provocada pela fome, o que causa estresse.
Procurar ajuda profissional
Quem já atingiu um nível muito alto de estresse está com dificuldades para administrá-lo, pode procurar ajuda de um profissional, como um psicólogo e um psiquiatra.
Ninguém pode se automedicar quando apresentar sintomas de estresse, visto que tratamentos avançados só podem ser realizados com o acompanhamento de um médico, caso contrário, a situação pode piorar.
Meditar
Os cuidados com o corpo, por exemplo, por meio de uma avaliação qualitativa higiene ocupacional, são importantes, mas as pessoas não devem se descuidar da mente.
A meditação é como se fosse uma higiene mental, que possibilita focar em si mesmo e reduzir a agitação, e entre os tipos de meditação mais indicados para quem sofre de estresse crônico é o mindfulness.
Ele estimula a consciência sobre os pensamentos, sensações e sentimentos, e para meditar, primeiro é necessário encontrar um lugar calmo e onde não possa ser interrompido.
A pessoa deve se sentar de maneira confortável, fechar os olhos e respirar profundamente, elevando a atenção para o que sente no corpo, além dos movimentos de respiração, durante, pelo menos, 5 minutos.
Comemorar as conquistas
Não importa se a pessoa conseguiu um cargo elevado em uma empresa de segurança higiene e saúde no trabalho ou se simplesmente comprou algo que gostaria, toda e qualquer conquista deve ser comemorada.
É uma forma de quebrar o ciclo de preocupações e pensamentos negativos para controlar o estresse, por isso, é fundamental valorizar coisas positivas que acontecem na vida e renovar as energias.
Considerações finais
O estresse crônico é algo muito negativo para o corpo e a mente e precisa ser tratado e controlado, antes que comece a desencadear doenças mais graves, tanto para o corpo quanto para o emocional.
Além das dicas mostradas ao longo do conteúdo, também vale a pena passar mais tempo com os amigos e a família em momentos de lazer porque eles ajudam a relaxar e trazem sensação de felicidade.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.