7 ideias inovadoras de marketing de saúde 2023
Comercializar uma prática médica pode ser uma tarefa esmagadora. Mesmo que você tenha encontrado algum sucesso, as coisas estão mudando e evoluindo continuamente e é fácil que as iniciativas fiquem estagnadas ou ineficazes.
A partir do momento que saúde financeira do seu negócio ou mesmo caso tenha feito um empréstimo para autônomo com finalidade de investimento, criar ou tentar algo novo é sempre uma ótima ideia em qualquer prática. Bons profissionais de marketing entendem o valor de testes A/B regulares e novas formas inovadoras de alcançar e envolver sua base de pacientes.
Eu concordo plenamente, então compilei uma lista das ideias de marketing de saúde mais eficazes e algumas ligeiramente fora da caixa para experimentar em sua prática médica.
7 ideias criativas de marketing para organizações de saúde
1. Realize uma auditoria de SEO de sites médicos
Como você pode decidir quais estratégias médicas de SEO você precisa seguir se não sabe o que está acontecendo agora?
Seu site é o ativo digital mais importante para o seu negócio, especialmente quando se trata de classificação alta em SERPs para palavras-chave relacionadas à sua especialidade ou área geográfica.
Com as centenas ou milhares de atualizações de algoritmos que o Google lança anualmente, é fundamental verificar, verificar novamente e atualizar continuamente o conteúdo e a estrutura do site.
Uma ferramenta de auditoria de SEO identificará quaisquer erros, pontos fracos ou áreas de melhoria em seu site e fornecerá um roteiro para seu plano de SEO para médicos .
Qual é a pontuação atual de velocidade da página do seu site médico?
A velocidade da página e os tempos de carregamento desempenham um papel importante na classificação da página e no SEO geral do seu site.
Por que? Porque se alguns clicarem em um resultado de pesquisa para o seu site e a página demorar muito para carregar, a saída do Google começará a correlacionar essa página como um resultado ruim para uma determinada consulta. Em seguida, começará a diminuir sua posição geral nos resultados da pesquisa, diminuindo sua posição no ranking.
Quantos backlinks de qualidade você tem apontando para o seu site? Alguns deles agora estão quebrados?
Backlinks são um dos sinais de classificação mais críticos para as páginas. Ter backlinks de alta QUALIDADE (quantidade não significativa) para uma página mostrando ao Google que a página tem “autoridade” e aumenta a probabilidade de ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa.
Links quebrados ou links tóxicos podem fazer o oposto e prejudicar sua classificação, então você precisa prestar atenção na construção de backlinks de qualidade e corrigir quaisquer links quebrados ao longo do caminho.
Usar uma ferramenta como AHrefs ou SEMRush fornecerá um relatório de auditoria de backlink detalhado que é extremamente útil.
Você está aparecendo para os serviços e procedimentos médicos certos?
Você já executou um relatório ou começou a rastrear onde suas páginas estão classificadas para as palavras-chave mais importantes para sua prática?
Isso é essencial para rastrear seus esforços locais de SEO, e existem centenas de ferramentas úteis por aí, pagas e gratuitas para fazer isso.
Comece com o Google Search Console, a prática (e GRATUITA!) ferramenta para webmasters do Google que mostrará onde você classifica para consultas, impressões, taxa de cliques e muito mais.
Somente com esta ferramenta gratuita, você pode rastrear um mundo de informações úteis.
Você precisa reestruturar as páginas do seu site para que seja mais fácil para o Google rastreá-las?
O Google depende quase 100% de bots para rastrear a web e enviar sinais de volta ao seu algoritmo para classificar bilhões de sites. Não há como um exército de pessoas verificar manualmente trilhões de pontos de dados, então esta é a única maneira de fazer isso acontecer.
Portanto, seu site precisa ser configurado para “falar” a linguagem desses bots e tornar o mais fácil possível para eles entenderem onde estão as coisas, qual conteúdo é mais importante, o que é e faz o seu negócio e muito mais.
Sem isso, você está deixando isso ao acaso e apenas cruzando os dedos e esperando que o Google tome a decisão certa sobre em quais consultas suas páginas precisam aparecer.
Uma das coisas mais importantes a fazer é:
Adicione a marcação de esquema ao cabeçalho do seu site.
O que é marcação Schema? De acordo com Neil Patel , “Schema markup é um código (vocabulário semântico) que você coloca em seu site para ajudar os mecanismos de busca a retornar resultados mais informativos para os usuários”.
Joel Hall criou uma ferramenta de marcação de esquema bacana que pode ajudá-lo a construí-lo para o seu site sem percorrer o código. Depois de criá-lo, envie ao seu desenvolvedor da web para adicionar no cabeçalho do seu site. Você pode usar a ferramenta de teste de dados estruturados do Google para verificar se tudo está no lugar certo.
Seu site médico contém erros de rastreamento, 404s, tags H ausentes etc.?
Estas são todas as perguntas que você precisa saber sobre o seu site. Ter uma auditoria de SEO abrangente de seu site de prática médica lhe dará uma compreensão clara de sua pegada digital atual e que marketing precisa ser feito para aumentar sua classificação no Google.
2. Usando o Instagram para Práticas Médicas
O Instagram é uma das plataformas de mídia social que mais cresce no mercado. 35% dos adultos estão no Instagram , com impressionantes 64% entre 18 e 29 anos e 40% entre 30 e 49 anos. As plataformas de mídia social são um grande contribuinte para o SEO online para sua prática médica.
O Instagram é uma plataforma visual que oferece uma excelente oportunidade de se conectar com seu público de maneira diferente e trazê-los para sua prática sem que eles pisem lá dentro.
Se você é médico da área de estética ou cosmética, o Instagram pode ser uma ferramenta fantástica para gerar novos pacientes. Utilizar o Instagram para compartilhar pacientes atuais e anteriores antes e depois e resultados estéticos bem-sucedidos pode ser uma ótima exposição para sua prática e mostrar suas capacidades avançadas como cirurgião.
O Instagram também utiliza uma pesquisa exclusiva e segmentação geográfica para ajudar a colocá-lo na frente de seu perfil demográfico de pacientes ideal. O Instagram pode funcionar como uma ferramenta de marketing para exibir seus médicos, mostrar resultados, fornecer excelentes maneiras de atingir seu público-alvo, promover promoções e eventos e impulsionar o SEO. Ao implementar o Instagram para sua prática médica, é crucial mantê-lo limpo e consistente com os serviços de sua marca médica.
Um Instagram de sucesso deve ter:
- Perfil de negócios adequado configurado e biografia concluída
- As postagens devem conter palavras-chave e descrições relativas à sua prática
- As postagens devem ser uniformes e incluir a marca da prática médica
- O estilo geral e a marca de uma página devem seguir um determinado “tema”
- Postagem regular e interação com o público-alvo
- Imagens exclusivas para a prática médica – não apenas fotos
- Palavras-chave baseadas em localização
- Recursos visuais dos serviços e procedimentos médicos da prática
- Chamadas para ação
- Rastreamento e análise para monitorar chamadas, cliques no site e solicitações de direção
3. Crie um especial ou promoção e envie para pacientes atuais e anteriores
Vá para a fruta mais baixa! Redirecionar pacientes antigos e atuais para promover serviços e procedimentos é uma tática muitas vezes negligenciada para uma tática de campanha de marketing de saúde bem-sucedida.
Os pacientes atuais e anteriores são uma ótima maneira de impulsionar serviços selecionados para a prática médica e aumentar os procedimentos de alta receita. Pacientes existentes e anteriores usaram seus serviços antes e podem não saber sobre os benefícios de outros procedimentos oferecidos pela prática ou podem precisar de um lembrete.
Atraia-os e recompense-os construindo a lealdade do paciente com promoções únicas e exclusivas apenas para pacientes existentes e anteriores.
Frequentemente, as promoções de marketing de saúde concentram-se apenas em atrair novos pacientes, mas aplicá-las a pacientes existentes aumenta o valor por paciente e aumenta as vendas, bem como a fidelidade do paciente. Quando as promoções de marketing da clínica se concentram em atrair novos pacientes, elas tendem a ser pacientes de baixo comprometimento e procedimentos de baixa receita, envolvendo um ciclo de vendas mais longo e mais pontos de contato para fechar.
Novas promoções focadas no paciente muitas vezes oferecem descontos em serviços de baixa receita e baixo compromisso, o que pode atrair pacientes que estão fazendo compras de liquidação e provavelmente não retornarão para nenhum serviço com preço total ou compromisso de longo prazo.
As promoções explicitamente projetadas para pacientes atuais e anteriores eliminam o longo processo de vendas e tendem a ser os procedimentos e pacotes de maior receita. Concentrar os esforços de marketing em pacientes anteriores pode ser altamente bem-sucedido devido ao fato de que eles são seu alvo ideal e têm confiança em suas capacidades como médico e são mais propensos a retornar.
4. Faça um Open House e utilize os eventos do Facebook para promover
Expanda sua rede local de assistência médica de pacientes em potencial, médicos locais e outras fontes de referência de assistência médica. Uma ótima maneira de obter exposição para sua prática médica e aumentar sua rede de assistência médica é hospedar uma casa aberta.
Uma casa aberta pode ajudá-lo como médico a apresentar novos serviços e procedimentos exclusivos para sua prática, bem como fazer conexões com profissionais de saúde locais e pacientes em potencial. Uma casa aberta oferece uma abordagem de marketing pessoal onde o médico pode se reunir com os participantes em um ambiente descontraído e falar sobre sua abordagem médica exclusiva e os benefícios das práticas médicas.
A chave para administrar uma casa aberta bem-sucedida é conseguir um grande grupo de participantes, oferecendo incentivos para os participantes e canapés e bebidas para deixá-los confortáveis. Uma ótima maneira de rastrear e garantir uma participação significativa em uma casa aberta é comercializar para consumidores e empresas, utilizando o Facebook para promover o evento e fazer com que as pessoas se inscrevam.
Além de se conectar com a rede local de saúde e promover a prática, uma casa aberta pode ser uma excelente oportunidade para coletar informações de contato de possíveis pacientes. Você pode usar essas informações de contato para redirecioná-los no futuro e ficar na frente por meio de marketing por e-mail.
Dicas para uma Casa Aberta:
- Planeje com antecedência – dê pelo menos 6-8 semanas para promover o evento
- O tempo é importante - noites de quarta e quinta-feira, das 18h às 20h, tendem a funcionar melhor
- Capturar informações de contato – utilize uma abordagem de oferta ou “lista de desejos” para fazer com que as pessoas entreguem suas informações de contato
- Demonstrações ao vivo – as pessoas gostam de ver um componente interativo, especialmente se você oferecer estética
- Preço específico do evento – um pacote ou oferta que estará disponível apenas durante a visitação pública para atrair novos pacientes
- Faça parceria com alguém - encontre uma empresa local que atenda a um público semelhante e permita que eles participem do evento para promoção cruzada e aumentem as chances de uma grande participação! É um ganha-ganha!
5. Crie vídeos que apresentem seus médicos
O conteúdo de vídeo está rapidamente se tornando a nova fonte para o futuro do SEO. O Youtube é a segunda plataforma de mídia social mais popular atrás do Facebook e o segundo maior mecanismo de busca atrás do Google.
Isso significa que o conteúdo de vídeo pode ajudar seu mercado de prática médica para pacientes em potencial, fornecendo informações confiáveis ??sobre os médicos e serviços. Estabelecer um canal no Youtube para apresentar médicos, principais condições médicas e tratamentos pode ajudar a impulsionar seu SEO e presença digital.
Fazer vídeos é mais fácil do que nunca se você usar ferramentas de criação de vídeo. Ferramentas como essa ajudam a ampliar seu alcance e aumentar o reconhecimento da marca.
Confira o exemplo abaixo? Imagine ser uma clínica de reumatologia que utiliza o marketing de vídeo. A Dra. Amy conseguiu gerar mais de 107 mil visualizações apenas expandindo o tópico da diferença entre sintomas de osteoartrite e artrite reumatoide. Você pode ver que as pessoas estão consumindo informações sobre tópicos relacionados à sua área de atuação.
Ao configurar um canal no Youtube, certifique-se de enviar vídeos relevantes e exclusivos com seus médicos. É essencial adicionar o logotipo de sua clínica médica e a sobreposição de modelo de marca em seus vídeos para adicionar um nível extra de profissionalismo.
Não se esqueça que o Youtube é um universo próprio de SEO! Reserve um tempo para adicionar descrições, tags, locais e muito mais adequados para garantir que você esteja aproveitando a pesquisa e que as pessoas encontrem seus vídeos.
Depois de estabelecer um canal médico no Youtube para marketing, utilize seu site, e-mail e plataformas de mídia social para distribuir seu conteúdo e conquistar seguidores leais.
6. Oportunidades de guest blogging para alcançar seu público
Espalhe a palavra! Existem muitas oportunidades para alcançar pessoas em sua área local ou mercado-alvo, aproveitando o público que outra pessoa já estabeleceu.
O guest blogging é uma fantástica estratégia de marketing de conteúdo de saúde porque aumentará o reconhecimento da marca, alcançará novos pacientes em potencial e se estabelecerá como uma autoridade em um tópico específico.
Os médicos podem procurar oportunidades de guest blogging com base na geografia ou no público paralelo que atendem. Ambos podem ser uma excelente vitória para as iniciativas de marketing de saúde de sua prática.
Outro grande motivo para alavancar o guest blogging é a construção de backlinks. Backlinking é agora um dos componentes mais críticos do crescimento do SEO para o seu site. Toda vez que um site relevante coloca um link de alta qualidade de volta ao seu site, ele dá ao seu site autoridade ou “suco” de uma perspectiva de otimização de mecanismo de pesquisa.
Portanto, se você puder criar um conteúdo sólido que seja apresentado no site de outra pessoa e que aponte links de volta para o seu site, é mais um passo na direção de conquistar o SEO local.
Uma grande parte dos sites que contêm blogs está sempre aceitando e procurando contribuições de convidados. Tudo o que você precisa fazer é entrar em contato com eles e apresentar uma ideia por e-mail ou pelo formulário de contato do site e ver o que você recebe em troca.
Eles ganham ao obter conteúdo novo e fresco em seu site e você ganha ao ganhar exposição adicional ao público e o benefício de novos backlinks para seu site.
7. Construção de citação de SEO local
O SEO localizado deve ser um foco significativo da estratégia inovadora de marketing de saúde de uma clínica . Por que? Porque, geralmente, os pacientes não dirigem (especialmente em mercados urbanos com alta concorrência e tráfego) mais de 15 a 20 milhas no máximo para visitar um local de prática.
Acrescente isso ao fato de que o Google está se tornando cada vez mais focado em pesquisas locais. Uma maneira fácil de ver isso é pesquisando na área de trabalho e agora você verá que o Google “Local 3 Pack” é o primeiro resultado da pesquisa com o mapa acima das outras listagens orgânicas. Isso mostra como a pesquisa localizada se tornou crucial.
A maioria das práticas sabe o que é o Google Meu Negócio, mas caso você não saiba, é IMPERATIVO que você saiba. Sua listagem do Google Meu Negócio é a listagem que você vê no Google Maps e no “Local 3 Pack”. Abaixo está um exemplo de uma listagem do Google Meu Negócio.
Se você não tem certeza se possui um, antes de criar um, acesse o Google Maps e faça uma pesquisa rápida pelo nome da sua marca ou endereço exato. Se você já existe há alguns anos, é provável que o Google já tenha criado uma listagem para você. Se você encontrá-lo, reivindique-o clicando em "Possui este negócio?" e siga as instruções.
Se você já reivindicou e atualizou sua listagem, certifique-se de ter concluído todas as áreas da conta, incluindo cinco categorias, fotos, descrição da empresa e muito mais.
Dica profissional: para a descrição da empresa, certifique-se de que as palavras-chave de localização sejam usadas nas primeiras 1-2 frases da descrição. Exemplo: se você possui uma clínica odontológica em Austin, TX, certifique-se de que “Austin odontológica”, “consultório odontológico em Austin” ou alguma variação ocorra logo de cara para ajudar o Google em uma pesquisa baseada em proximidade.
Depois de atualizar a listagem do Google Meu Negócio, sua estratégia de SEO local acaba de começar mensalmente. O próximo passo é a construção de citações . Existem centenas ou milhares de diretórios que existem online. Você precisa estar constantemente verificando, atualizando, verificando e adicionando suas informações de prática NAP (nome, empresa, telefone) a eles mensalmente.
Comece com o mais importante com base no volume de pesquisa mensal e na autoridade do domínio (Yelp, Facebook, Healthgrades) e vá descendo. Esses diretórios enviam sinais de classificação para seu Google Meu Negócio e trabalham juntos para melhorar a classificação de sua listagem para pesquisas locais.