Como atrair mais alunos para sua academia: 7 dicas essenciais para o seu negócio
Quer chamar atenção das pessoas e trazer mais alunos para sua academia? Então se liga nas dicas que preparamos!
A cada dia que passa, as pessoas estão se preocupando mais com o seu bem-estar, saúde e estética. Isso faz com que o mercado de academias se torne ainda mais concorrido. Dessa forma, quem tem interesse em se destacar precisa inovar.
Logo, é necessário não somente conquistar novos clientes para a academia, mas também fidelizar os antigos. Além disso, também é imprescindível distribuir corretamente os recursos em ações que trarão um diferencial para o seu negócio.
Sendo assim, trouxemos 7 dicas interessantes de estratégias que você pode utilizar para atrair mais alunos para sua academia e fazer com que os antigos permaneçam. Portanto, se você quer saber quais são, continue lendo o texto e descubra!
1- Disponibilize aulas pela internet
Durante a pandemia, praticamente qualquer tipo de negócio precisou se adaptar à nova realidade trazida pelo covid-19. Com isso, surgiram importantes mudanças na forma como as pessoas se relacionam com as empresas.
No mundo das academias, a mudança ocorreu na forma como elas disponibilizam os seus serviços ao público. Assim, aquelas que quiseram se manter de pé precisaram oferecer aulas pela internet para manter os seus antigos clientes.
Embora os efeitos da pandemia já tenham cessado, o investimento em aulas pela internet é uma das principais estratégias que qualquer academia deve adotar nos dias atuais.
Pois, muita gente se adaptou a essa nova rotina de realizar os treinos em casa e não quer mais ter que sair dela para ir até o espaço físico da academia.
Você pode avaliar as diferentes plataformas disponíveis e disponibilizar o acesso para os alunos que tenham interesse nessa modalidade.
Dessa forma, essa estratégia faz com que você consiga manter a maioria dos seus clientes ativos, como os que estão viajando ou não tem muito tempo do seu dia para malhar, bem como conquiste outros novos.
Para finalizar esse tópico, a disponibilização de aulas online amplia bastante o alcance da sua academia para pessoas que estão em qualquer parte do mundo. Portanto, as chances de lucro são claras e o investimento é baixo.
2- Faça marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das estratégias mais eficazes utilizadas pelas grandes empresas que estão fazendo sucesso no mercado. Ele inclui a criação de conteúdos relevantes e de qualidade.
Nesse sentido, não vale criar conteúdo vez ou outra. É imprescindível o planejamento e criação de conteúdos de forma regular, fazendo com que o público alvo se mantenha interessado pelo seu negócio.
Algumas dicas de assuntos que você pode abordar nos seus conteúdos são:
- Tutoriais ensinando como realizar os exercícios da forma correta;
- Dicas de receitas saudáveis e nutritivas;
- Aulões em grupo;
- Bate papo ao vivo na internet para esclarecer algumas dúvidas dos alunos.
Existem infinitas opções para explorar no marketing de conteúdo.
Ao fazer isso, você consegue chamar a atenção de pessoas interessadas, assim como melhora a autoridade e reputação da sua marca.
Contudo, para alcançar sucesso nessa empreitada, você não pode se limitar a fazer postagens em redes sociais. Também é interessante criar um blog ou site responsivo e otimizado para a sua academia.
Pois, essas duas ferramentas são essenciais no mundo do marketing, tendo em vista ser uma opção para aprofundar os conteúdos que possuem utilidade para o público.
Em outras palavras, os sites e blogs são ferramentas onde você pode abordar de maneira mais aprofundada qualquer assunto. Isso acaba trazendo ainda mais credibilidade para a sua marca.
Dessa forma, todos os posts feitos no site/blog podem ser compartilhados nas redes sociais da empresa e assim, gerar mais engajamento.
3- Invista no seu site
Já que falamos sobre criar um site no tópico anterior, então devemos falar também dos investimentos necessários nessa ferramenta. Isso porque em qualquer estratégia de marketing digital eficaz, ter um site próprio não é apenas uma opção, é uma obrigação.
É fundamental que seu site seja responsivo, ou seja, capaz de adaptar seu layout a qualquer dispositivo, seja celular, tablet ou computador. Isso garante que as pessoas possam ver seu conteúdo com facilidade, independentemente de como o site é exibido.
Ter um site responsivo pode ter um impacto significativo nos negócios de sua academia e transmitir credibilidade aos seus clientes. Seu site também pode ser uma ótima plataforma para dar autonomia aos clientes, como renovação de matrícula, pagamentos e agendamentos de aulas.
Além disso, você pode expandir seus negócios e montar uma loja virtual com produtos voltados para atividades físicas, totalmente integrada com soluções de pagamento.
Nesse sentido, não é recomendado tentar fazer tudo sozinho. Contrate uma empresa ou profissional especializado em produção de sites e web design.
Lembre-se de que ter um bom site não é um gasto, é um investimento.
4- Treine da equipe
Muitas academias cometem o equívoco de não treinar de forma adequada à sua equipe, seja os treinadores, seja os atendentes.
Isso acaba refletindo diretamente na percepção que o cliente terá daquela empresa, visto que, muitas vezes, esses funcionários deixam a desejar e não conseguem atender as necessidades dos clientes.
Portanto, se você quer atrair mais alunos para sua academia, é importante realizar o treinamento de toda a equipe, desde aqueles que ensinam os alunos a praticarem os exercícios até o suporte pós-venda.
Em geral, os personal trainers precisam de aulas voltadas à noção de atendimento ao público e as soft skills (em tradução livre algo como tratar com urbanidade e atenciosamente os clientes).
Por outro lado, os atendentes e demais funcionários precisam de treinamentos no Pacote Office, como o curso de Excel completo e outras ferramentas administrativas.
Dessa forma, estando toda a equipe devidamente instruída, torna- se muito mais fácil atender as necessidades do cliente e suprir todas as suas expectativas.
5- Ofereça uma infraestrutura adequada
A infraestrutura de uma academia é essencial não só para manter os alunos fidelizados, mas também para atrair outras pessoas que querem entrar em um local com boa variedade de equipamentos.
Nesse sentido, tanto a quantidade como a forma com que os equipamentos estão organizados é fundamental. Pois, isso fará com que a academia se torne mais ou menos agradável.
Para ilustrar melhor, pense naquela academia cheia, onde não tem sequer espaço para você se deslocar, tampouco aparelhos para usar. Assim, você vai precisar esperar até que alguém saia para poder treinar.
Agora pense em uma academia ampla, com boa variedade de equipamentos e um ótimo espaço para se movimentar. Nela, você não precisa ter que se espremer entre as pessoas e equipamentos para fazer o seu treino.
Então, qual delas você prefere? A resposta é óbvia: sem dúvidas a segunda opção!
Portanto, na hora de montar ou reformular a sua academia, fique atento na infraestrutura e busque não apenas trazer bons e variados equipamentos, mas também preze pelo espaço e pela comodidade do ambiente.
6- Cuidado com a segurança das informações
Hoje, praticamente qualquer academia utiliza o sistema de catraca para controlar a entrada e saída dos alunos.
Nesse sistema, quem deseja entrar ou sair precisa utilizar uma senha, ou a sua própria impressão digital. Contudo, dados como esses são extremamente sensíveis e devem ser tratados com toda cautela possível.
A segurança das informações é algo que precisa de atenção especial por parte dos empreendedores, pois costumeiramente, são relatados diversos tipos de vazamentos de dados sensíveis, que podem trazer inúmeros prejuízos para quem teve as informações expostas.
Já imaginou uma pessoa mal intencionada consegue suas informações, como RG, CPF, impressão digital, número e senha do cartão de crédito, etc? Os estragos que essa pessoa pode fazer são gigantescos!
Portanto, na hora de implementar o seu sistema de segurança, é indicado a utilização de um appliance firewall que fica entre o modem de internet e a rede de computadores, protegendo assim toda sua infraestrutura de rede através do pfSense.
Ele será o responsável por manter a segurança dos dados dos alunos, assim como prevenir que a empresa sofra qualquer tipo de invasão cibernética capaz de trazer prejuízos.
7- Promoções e descontos
Finalmente, a nossa última dica para atrair mais alunos para academia e fidelizar os antigos é justamente oferecer promoções e descontos. Afinal, todo mundo gosta de contratar serviços por bons preços.
Sendo assim, inclua algumas ações voltadas a oferecer promoções e descontos para quem ainda não se matriculou. Além disso, também ofereça benefícios e brindes para os alunos que renovarem a sua matrícula.
Ao combinar essas ações, você consegue chamar atenção daqueles que ainda não entraram na academia, bem como aumentar as chances de fidelização dos antigos alunos. Portanto, as chances de obter sucesso na sua empreitada crescem de forma significativa.
Com isso, conseguimos abordar cada uma das nossas 7 dicas para atrair mais alunos para sua academia, bem como preservar aqueles que já são clientes.
Então, se você gostou das nossas dicas, aproveite para comentar a sua preferida. Além disso, inscreva-se em nosso site e receba diariamente novos conteúdos educativos para pôr em prática e melhorar o seu negócio. Até o próximo post!