Hábitos necessários para a saúde e cuidados dos pés
7 cuidados para acrescentar na rotina e cuidar melhor do seu pé
Os pés podem acabar sendo negligenciados na hora do autocuidado, mas é uma das regiões que mais precisam de atenção. Afinal, eles suportam o peso do corpo durante o dia todo.
Cuidar deles é mais do que estética, é também saúde. Se os pés ficarem muito abafados e úmidos, podem ocasionar o aparecimento de fungos e bactérias nocivas para a pele e para as unhas. Por isso, é indicado utilizar sapatos confortáveis, tênis respiráveis e sandálias, quando possível.
Além dessas dicas, veja outras para melhorar seus cuidados com os pés e mantê-los sempre saudáveis!
-
Tenha atenção com a higiene dos pés
Os pés são uma região muitas vezes negligenciada pelas pessoas, principalmente quando não se tem hábito de andar descalço e lavar bem os pés. Assim, é comum que a higiene seja feita sem atenção, não limpando devidamente todas as regiões do pé.
Isso pode ocasionar o temido chulé, além de contribuir para doenças como micose ou outras bastante comuns nos pés. Por isso, nada de lavar os pés correndo no banho: preste atenção para retirar sujeira e suor de cada canto e faça uma leve esfoliação com a esponja-de-banho.
-
Evite umidade
Após o banho, é imprescindível secar bem os pés, prestando atenção na parte de baixo dos dedos e entre eles, para que toda a água seja absorvida. Além disso, é importante deixá-los secarem completamente antes de colocar uma meia ou sapato fechado.
Isso porque o ambiente úmido e quente é a principal razão para o surgimento de fungos e doenças como a micose, que são bastante comuns e podem ser difíceis de tratar em alguns casos. Por isso, evite ao máximo manter a região úmida e abafada.
-
Hidrate bem a região
Outro cuidado muito importante para ter pés saudáveis e mais bonitos esteticamente é manter a hidratação da região em dia. A pele por ali já é mais ressecada que no resto do corpo por conta do atrito do pé com o sapato e todo o peso que ele carrega o dia todo.
Por isso, é comum que muita gente reclame da camada grossa e seca no calcanhar e na planta do pé. Manter uma rotina de hidratação pode evitar esse problema, fazendo com que o pé fique mais bonito e a pele mais viçosa e saudável.
-
Tenha cuidados com as unhas
Além dos cuidados com a pele, as unhas também precisam estar bem cuidadas. Quando estão muito longas, juntam sujeiras e bactérias, o que pode acarretar algum problema de saúde na região, assim como alergia.
Também acabam juntando umidade ao seu redor, podendo levar à micose das unhas e até mesmo à perda de alguma delas por conta desse fungo. Ou seja, vale a pena sempre deixar as unhas mais curtas, higienizá-las bem e evitar a umidade por ali.
-
Escolha calçados confortáveis
Esse é um dos pontos principais dos cuidados com os pés. Utilizar calçados confortáveis em seu dia a dia é imprescindível para manter a saúde dos pés a curto e longo prazo.
Isso porque os sapatos confortáveis evitam o surgimento de calos e não machucam os nervos que estão por ali, que já aguentam o peso do corpo todos os dias e podem ficar machucados e doloridos. Dessa forma, em seu dia a dia, opte sempre pelo conforto e deixe os sapatos desconfortáveis para momentos especiais, em que não vai ficar muito tempo em pé.
-
Intercale o uso dos calçados
Outra dica muito importante sobre os sapatos é intercalar os modelos. Isso contribui tanto com a higiene quanto com o conforto. Ao mudar de calçado durante a semana, eles ficam mais arejados, evitando as bactérias, e você evita machucar algum nervo específico.
Assim, tenha sempre aqueles sapatos confortáveis que você sabe que não machucam seu pé prontos para enfrentar a rotina corrida do dia a dia.
-
Faça massagens
Se você não tem o hábito de massagear os pés depois de um longo dia, vale a pena começar e ver os benefícios. Isso porque a massagem consegue soltar os nervos e relaxar as regiões dos pés que serviram de base para você o dia todo. Imagine o quanto a região fica tensionada.
Para massagear os pés, utilize um creme hidratante para fazer o deslizamento de maneira leve, sem apertar muito para não machucar. Concentre-se no calcanhar e nos dedos, soltando-o um por um. Você vai ver o quanto será relaxante!