Como ser mais produtivo no home office?
O home office já é uma realidade no mundo todo. Principalmente após a pandemia, que acelerou o processo de remotização do trabalho, boa parte dos funcionários de pequenas e grandes companhias ao redor do mundo estão trabalhando em casa (integral ou parcialmente).
Esse modelo traz muitos benefícios tanto para as empresas quanto para os trabalhadores, mas também carrega um grande desafio: a produtividade.
Por estarem acostumadas aos escritórios, muitas pessoas apresentam dificuldades na hora de produzir de forma remota: filhos, tarefas domésticas, procrastinação… Muitos são os obstáculos.
Sabendo disso, o que será que podemos fazer para alcançar uma maior produtividade trabalhando em home office?
No post de hoje, separamos 4 dicas bastante importantes sobre o assunto. Confira abaixo:
1 - Faça o mais importante pela manhã
Se eu tivesse que citar apenas uma regra para ser mais produtivo, seja trabalhando no escritório ou em casa, seria essa aqui: faça o mais importante quando você tem mais energia.
Esse momento, geralmente, é pela manhã. Até o horário do almoço, nossa cabeça tende a estar mais fresca e é inegável que estamos em um melhor ritmo de trabalho.
Um erro fatal que muita gente comete no home office é não utilizar essa parte “sagrada” da manhã para resolver aquelas tarefas que vão trazer maiores resultados.
Pior ainda: muita gente usa essa parte do dia para ir a médicos, passear com o cachorro, fazer musculação… Muitas vezes, esse tipo de atitude acaba te afastando do trabalho justamente na hora em que o seu cérebro está mais disposto a produzir.
Se você está com problemas de produtividade no home office, teste o seguinte: a partir de hoje, comece a priorizar as tarefas mais difíceis/importantes pela manhã.
Exemplo: gosta de ler? Então essa é uma tarefa mais prazerosa, que não demanda tanta energia. Deixe para a parte da tarde.
O mesmo vale para trabalhos mais operacionais, como reuniões, planilhamentos, treinos, médicos etc.
2 - Tenha uma decoração cativante
Outro ponto que muitas pessoas subestimam é a decoração do home office. Será que você criou um ambiente de trabalho verdadeiramente agradável?
Perceba a forma como grandes empresas decoram os seus escritórios. Elas exibem cores vibrantes, móveis legais, quadros decorativos com frases motivacionais… Acredite: isso não é por acaso.
Além de ser organizado, seu home office também precisa ter a sua cara, para que você ache gostoso passar boa parte do dia ali.
E você não precisa investir muito dinheiro para começar: compre um papel de parede diferente, uma luminária legal, algumas plantas, dois ou três quadros com frases ou personagens que façam sentido para você.
Além disso, sugiro que você também invista em uma boa infraestrutura para o seu escritório. Não economize demais quando o assunto for mesa, cadeira e um bom monitor de trabalho.
3 - O segredo está em planejar-se
Muitas pessoas passam anos com dificuldades para trabalhar no home office por conta de um hábito simples: a falta de planejamento.
Elas sentam no computador pela manhã sem a menor ideia de quais tarefas precisam ser cumpridas ao longo do dia. Como resultado disso, passam horas apenas resolvendo urgências e, no fim do expediente, sentem que não produziram nada.
Como resolver isso?
Bem, eu não vou dizer que você precisa sentar todas as noites para planejar o dia seguinte — essa regra é muito rígida e não serve para todo mundo.
Porém, você precisa, ao menos, fazer uma lista pela manhã com suas principais tarefas do dia. Essa lista pode ser feita em um pedaço de papel, bloco de notas ou sites de gerenciamento de tarefas como o Trello.
Além de trazer um senso de organização, ir riscando os compromissos ao longo do dia também é bastante prazeroso!
4 - Entenda quais regras fazem mais sentido para você
Por último, tome muito cuidado com as dicas prontas dos gurus do Instagram.
Muita gente aparece com receitas milagrosas, jurando que é só tomar banho gelado ou vestir-se bem que a sua produtividade no home office será multiplicada por 10.
É óbvio que isso não é verdade. As regras que funcionam para alguns não são as mesmas que vão funcionar para outros.
Algumas pessoas trabalham bem de pijamas, outras não. Alguns gostam de acordar às 5h para trabalhar, outros não. Alguns se dão bem com métodos de produtividade como o pomodoro, outros não.
A única regra aqui é o autoconhecimento. Vá fazendo pequenos testes para descobrir o que vai ou não ajudar em sua produção diária no home office.
Gostou das nossas dicas? Então conta pra mim: qual a sua principal dificuldade hoje na hora do trabalho remoto?
Deixe um comentário e vamos continuar essa conversa!