5 razões para manter a cozinha limpa e organizada: sua saúde mental vai agradecer

Estar constantemente irritado e tenso pode ser resultado de algo que você convive todos os dias e nem imagina que precisa ser alinhado. Não paramos muito em nossa correria diária para analisar, mas manter a cozinha limpa e organizada, assim como os demais ambientes, deve ser prioridade em qualquer casa.
Você sabia que o contrário disso pode ser desastroso para nossa saúde mental, física e até mesmo financeira?
Optar por manter um padrão de organização no lar pode ser a chave da virada para estar bem emocionalmente, driblando sentimentos negativos, bem como proporcionar à sua família um ambiente alegre, aconchegante e descontraído.
Vai muito além disso, visto que, o convívio em um ambiente organizado é um ótimo aliado contra a procrastinação e a favor do bem-estar físico, influenciando de forma direta o rendimento, seja no trabalho, nos estudos ou em quaisquer outras atividades.
Quer descobrir como essa decisão, que parece ser simples, pode impactar e beneficiar sua vida? Continue a leitura!
1. Manter a cozinha organizada economiza dinheiro
Quando a necessidade de fazer uma faxina completa bater, talvez a bagunça já esteja fora de controle. Logo, evitar isso, pode gerar maior otimização do tempo e, consequentemente, aumentar a produtividade. Como fazer isso? Com pequenas organizações no dia a dia, como manter a cozinha limpa e organizada, que é um dos ambientes mais frequentados pelos moradores de uma residência, é um grande passo inicial.
Viver tempos mais rentáveis, com certeza, entra na lista dos benefícios, pois quanto maior for a organização interior, maior será a exterior. Isso no sentido literal mesmo, pois produzimos em maior escala e constância qualquer tarefa quando estamos psicologicamente bem e organizado(a)s.
Manter uma rotina de organização, reduz horas em uma faxina desgastante e facilita para outras tarefas extras. Sendo assim, é de grande valia tanto para quem trabalha Home Office quanto para quem trabalha horas fora de casa. Como resultado, a arte de poupar tempo e dinheiro reina, uma vez que um ambiente organizado produz sensação de abrigo e conforto.
Nesse sentido, observar como anda o funcionamento de sua cozinha, como os encanamentos, é imprescindível. Afinal, ter um pleno funcionamento de tudo, sem entupimentos e vazamentos, otimiza ainda mais o tempo, tornando a “cozinhaterapia” mais prazerosa.
Porém, em casos de eventuais problemas, não hesite em chamar uma empresa responsável e de confiança próxima a você, pois o atendimento será mais rápido. Digamos que você more na zona oeste de São Paulo, recomendamos sempre buscar por “desentupidora na zona oeste”.
Assim, os resultados de suas buscas serão empresas que atuam próximas ao seu endereço. Dito isso, a dica é sempre prevenir futuros problemas com bons hábitos de limpeza. Isso fará você economizar dinheiro.
2. Organizar é investir na saúde
Em qualquer superfície mal higienizada podemos encontrar microrganismos prejudiciais à saúde. Contudo, é na cozinha onde há maior proliferação de bactérias e fungos. Manter uma boa organização deste ambiente é a porta de entrada para sua família estar segura.
Enfim, processos alérgicos são evitados quando há uma constância na limpeza, assim como muitos males, quando a dedetização está em dia em uma casa.
3. Limpar é um ótimo exercício físico e mental
Exercitar o corpo é uma necessidade para o bom funcionamento do mesmo. Isso não é novidade nenhuma! Contudo, muito se engana quem pensa que as tarefas domésticas não fazem parte do rol dos exercícios físicos.
Pois, fazem sim! Ainda mais, porque quando estamos em movimento constante, nossa disposição se eleva.
Há um aumento na energia corporal, o que beneficia nossa imunidade, além de colocar o cérebro para trabalhar. Quer mais concentração e criatividade?
Manter a cozinha limpa e organizada é um bom começo, pois é lá que geralmente começamos nosso dia. Então, o jogo de encaixar melhor os objetos e organizar os armários, por exemplo, é um excelente treino para a mente se manter sempre ativa.
4. Qualidade do sono
Raríssimas são as pessoas que não se importam com organização, porém, a maioria, apesar de gostar de estar em um ambiente organizado, não fazem ideia do quanto isso influencia todas as áreas da vida. Experimente organizar a cozinha antes de dormir e sinta seu sono ser mais reparador.
É incrível como a mente tem o poder de enviar comandos tão significantes a partir de atitudes tão simples e que estão ao nosso dispor. Além do mais, o fato de realizar pequenas tarefas traz a sensação de estar tudo sob controle e a satisfação de dever cumprido e realização pessoal.
5. Afasta a ansiedade e o estresse
Frequentemente, somos abatidos com sentimentos de incapacidade, ansiedade e esgotamento físico e mental. Nossa casa deve ser o lugar para repor as energias negativas acumuladas ao longo de um dia cheio e, não colocar a casa em ordem, só piora esse quadro.
De antemão, a simples decisão de mudar a organização de nossas casas, tem o poder de gerar positividade e aliviar a carga de estresse e ansiedade. Outro exemplo benéfico, é a sensação de paz que um ambiente limpo produz, tornando o clima mais favorável para a calmaria.
Agora, imagine a seguinte situação: conseguir cozinhar em casa como uma forma de terapia. Para tal labor, manter uma cozinha organizada é um convite atrativo para exercer dotes culinários e, com isso, os jantares fora podem ser facilmente cancelados e adiados.
E você? Como está seu estado de espírito, emocional e vigor físico? Já parou para pensar em como uma singela atitude de manter a cozinha limpa e organizada pode influenciar dias e meses inteiros? Não protele mais seu bem-estar! Que tal optar por fazer ainda hoje, o que está ao seu alcance?