Por que as hortaliças são importantes para o organismo?
Nunca é demais lembrar o quanto o corpo necessita de alimentos saudáveis para garantir o bom funcionamento dos órgãos, sistemas e articulações. Sobretudo o consumo de hortaliças favorece bastante a saúde. Veja de que forma.

Manter o corpo saudável é uma questão de boa alimentação, vida regrada e apoiada na prática de exercícios físicos. Abrir mão de certos vícios como fumo e álcool em excesso também ajudam a garantir maior longevidade e qualidade de vida.
Parecem dicas tão simples e de certa forma até um tanto “bobas”, porém, lembradas frequentemente por quem neste momento se encontra na fila de um hospital, com problemas crônicos de saúde motivados por uma vida sem qualquer cuidado com a alimentação e os hábitos diários.
Uma alimentação rica em hortaliças, por exemplo, pode aumentar a saúde das articulações, dos ossos e auxiliar no bom desempenho dos órgãos. Bastante procuradas no hortifruti ou supermercado, alguns tipos de hortaliças conhecidas são:
- Legume: Feijão-vagem e ervilha;
- Verduras: Almeirão, alface, agrião, chicória, rúcula e etc;
- Fruto: Abóbora, berinjela, chuchu, jiló, pimentão, pepino, tomate e etc;
- Flor: Couve-flor, brócolis, alcachofra e etc;
- Haste: Aspargo;
- Raízes: Beterraba, batata-doce, cenoura, mandioquinha, mandioca e etc;
- Bulbo: Cebola;
- Tubérculo: Batata, inhame e etc.
Quais os benefícios das hortaliças para a saúde?
Com exceção da vitamina B12 (presente em carnes e leite de origem animal e derivados), as hortaliças possuem todas as vitaminas que o corpo necessita. Por serem majoritariamente compostas por água, ajudam na hidratação do organismo, que também é composto de 70% de água.
Por isso, são bastante benéficas à saúde. Dentre outros benefícios podemos listar:
Combate ao envelhecimento
Por serem fontes de propriedades antioxidantes, as hortaliças ajudam na revitalização das células mortas da pele.
Também são fontes de minerais que auxiliam no fortalecimento dos ossos e músculos, bem como no funcionamento do sistema enzimático garantindo melhor digestão, absorção de nutrientes, desintoxicação hepática e contribuindo para a manutenção do sistema nervoso.
Ajuda no trato intestinal
Por serem fontes de fibra e água, as hortaliças favorecem o bom funcionamento intestinal, tratando os problemas de constipação.
Saciam a fome por mais tempo
Refeições com grandes porções de hortaliças além de revitalizar as energias do corpo ajudam no combate ao sobrepeso e obesidade. Isto porque novamente as fibras presentes ajudam a saciar a fome após as refeições por muito mais tempo.
Com isso, as pessoas se alimentam com mais qualidade, em menos quantidade, perdendo o peso que precisam e colocando a saúde em dia.
Melhor aproveitamento dos nutrientes
Não importa como as hortaliças sejam consumidas, além de saborosas, sempre contribuem para a saúde do corpo. O grande ponto positivo é que são facilmente incorporadas às refeições como saladas, acompanhamentos de pratos principais ou mesmo na forma de sopa.
A diferença é que quando cozidas ou refogadas, tais hortaliças perdem um pouco de suas propriedades no processo de cozimento. Diferente de quando são consumidas cruas, nas saladas, de forma que todos os nutrientes são consumidos.
Quando é cozida em uma sopa, contudo, torna-se possível consumir todos os seus nutrientes, uma vez que os mesmos estarão presentes na água.
Combate a doenças degenerativas
O consumo diário de hortaliças, além de favorecem o bom desempenho do organismo, ajuda a protelar ou evitar o surgimento de doenças degenerativas, como o Alzheimer, Parkinson; esclerose múltipla, osteoporose, distrofia muscular, dentre outros.
Trata-se de um consumo preventivo, que deveria se iniciar ainda na infância, no intuito de garantir uma vida muito mais saudável e longe dos médicos.
Quanto antes as pessoas providenciarem na alimentação, todos os nutrientes que o corpo precisa e adotarem hábitos mais saudáveis, maior será a longevidade e a qualidade de vida que tanto desejam.