Buscar no Cruzeiro

Buscar

Terceira idade: Conheça 8 exercícios para fortalecer o equilíbrio do corpo

07 de Dezembro de 2022 às 12:33
Senhor Tanquinho [email protected]
placeholder
placeholder

Exercícios físicos são excelentes para todas as pessoas, mas quando o assunto é a Terceira idade, essa importância é ainda maior.

 

Afinal, as quedas são bens comuns para as pessoas que já avançaram na terceira idade, esses acidentes podem acabar comprometendo a saúde e a vida desses idosos, por isso é fundamental que essas pessoas pratiquem exercícios físicos.

 

Pense que uma pessoa passou a sua vida em um escritório de uma empresa de contabilidade balanço patrimonial, teve uma vida sedentária e nunca fez exercícios, essas práticas ao longo da vida podem acabar prejudicando seu corpo e refletir na velhice.

 

Por isso é importante que os idosos realizem exercícios com o intuito de fortalecer seus ossos e músculos e acima de tudo resgatar o equilíbrio que foi perdido ao longo dos anos.

 

Para entender melhor sobre esse assunto continue lendo esse post, aqui você verá quais são as atividades mais indicadas para conseguir ganhar equilíbrio e força, além de é claro ter confiança para realizar todas essas tarefas e as atividades diárias.

Qual a importância do exercício para idosos?

Seja você o dono de uma empresa de serviços de portaria ou um padeiro é extremamente importante que você tenha uma rotina de exercícios, isso irá ajudar seu corpo como um todo, mas para os idosos os exercícios são fundamentais.

 

Só para você entender quando idosos fazem exercícios eles conseguem:

 

  • Fortalecer a musculatura;
  • Fortalecer os ossos;
  • Melhora da função imunológica e cognitiva;
  • Preservação das habilidades motoras.

 

Tudo isso faz com que eles tenham independência e que seus corpos respondem de uma melhor forma ao seu comando sem grandes dificuldades.

 

Além dessas melhorias físicas, são observados muitos benefícios emocionais, pois ao conseguirem executar de forma independente suas tarefas, é observado um aumento de autoestima o que reduz efetivamente o efeito de quadros depressivos.

 

Sendo assim, é possível observar o quanto a atividade física é benéfica para as pessoas da terceira idade, afinal ela melhora as condições físicas, emocionais e preserva a saúde dessas pessoas.

 

Além disso, ao fazer atividades físicas esses idosos conseguem melhorar seu equilíbrio, fator esse que acaba gerando diversos acidentes para as pessoas com essa idade, o que traz diversas consequências graves, como lesões e em muitos casos a morte.

 

Só para você entender como a falta de equilíbrio é um assunto sério, é como se fosse a falta de tinta para quadra de tênis, sem as marcações não é possível jogar tênis certo? Sendo assim, sem o equilíbrio os idosos não têm segurança no seu dia-a-dia.

 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o percentual de pessoas acima de 65 anos que já sofreram ao menos uma queda ao ano, tem uma variação de 28% a 35%, já quando falamos de pessoas acima de 70 anos, o percentual é de 42%.

 

E esse número têm gênero, pois de acordo com uma pesquisa do Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros (ELSI-Brasil), 25% dos idosos que sofrem quedas são mulheres acima de 75 anos.

 

É importante entender que muitas dessas quedas estão relacionadas a condições de saúde como o Alzheimer, que não faz apenas a pessoa esquecer se foi a empresa de consultoria de segurança do trabalho, também mexe com o corpo como um todo.

 

Além disso temos o Parkinson, a esclerose múltipla, efeito das medicações que a pessoa toma, a perda da visão, diminuição da flexibilidade das articulações, devido ao tempo, sem contar o enfraquecimento natural da musculatura e da densidade óssea.

 

Todos esses fatores e muitos outros acabam afetando essas pessoas e fazendo com que elas sofram quedas, além das atividades físicas é importante procurar fabricante de sandálias com solado antiaderente e que fique bem preso no pé, isso ajuda a evitar quedas.

Qual o exercício físico adequado para os idosos?

Antes de tudo é importante lembrar que os exercícios físicos na terceira idade devem ser feitos de forma regular e com o acompanhamento de um profissional, só ele irá saber a intensidade e os exercícios corretos para o idoso em questão.

 

Afinal é importante lembrar que nenhuma pessoa é igual a outra, assim como na empresa de folha de pagamento os valores são distintos e cada funcionário recebe o seu, com os treino de atividade física acontece o mesmo, cada indivíduo possui um treino.

 

Bom, para os idosos que são sedentários, é aconselhável começar aos poucos com exercícios que durem cerca de 10 a 15 minutos, conforme for passando o tempo e a pessoa for adquirindo condicionamento físico, pode aumentar gradativamente o tempo de treino.

 

Uma boa dica é fazer alongamento ou outras atividades como caminhada, ioga, musculação ou pilates, essas atividades ajudam a minimizar os efeitos do envelhecimento do corpo. 

 

Além disso, o treinamento funcional é uma ótima opção para os idosos, afinal eles são exercícios inspirados em movimentos naturais do corpo humano, estamos falando de caminhar, agachar, pular, entre outros.

 

Mesmo que os exercícios sejam bons para a saúde é importante pedir a orientação de um médico, pois o seu corpo pode ter alguma limitação que você não saiba, o que pode acabar se agravando com algum exercício específico.

8 exercícios ideais para os idosos

Conheça alguns exercícios para os idosos que irão auxiliar no equilíbrio e que podem ser praticados em diversos graus de dificuldade e progressão. Vamos lá!

1 - Flexão do dorso do pé

Com os dois pés apoiados no chão, eleve a ponta do pé em direção aos seus joelhos, faça isso 15 vezes. Em seguida, faça o mesmo movimento só que agora com o outro pé. É recomendado que você faça 3 séries. 

2 - Equilíbrio com um pé

Esse é bem simples de ser feito, você vai precisar apenas de uma cadeira, mantenha ela bem firme e se posicione atrás dela, segure-a pelo encosto e logo em seguida levante um pé e fique equilibrado no outro.

 

Se mantenha nessa posição o máximo de tempo possível e só após não aguentar mais, troque de perna.

 

Quando você perceber que o seu corpo já está acostumado e o exercício está fácil, comece a fazer o exercício sem segurar a cadeira, ela pode ficar na sua frente só não a segure.

3 - Caminhar com os calcanhares

Esse exercício ajuda a fortalecer as pernas, funciona assim você coloca o é esquerdo na frente do direito, de uma forma que o calcanhar do pé esquerdo toque a parte superior dos dedos do pé direito.

 

Logo após, mude o peso para os dedos dos pés e repita todo esse passo com o pé direito, ande uns 20 passos.

 

Assim como no exercício anterior, se perceber a melhora do equilíbrio, tente fazer esse exercício com os olhos fechados.

 

Para realizar esse exercício é importante que o chão não seja escorregadio, pode ser um piso pronto de madeira ou de taco, enfim só não pode escorregar, para evitar acidentes.

4 - Flexão de quadril

A pessoa deve ficar em pé, apoiar seu corpo numa parede, elevar o pé do chão e logo após levar o joelho em direção ao peito, é recomendado que se faça 15 repetições. Após isso troque a perna e repita todos os movimentos.

 

Faça uma série de 3 repetições em cada perna, esse é um excelente exercício para melhorar o seu desempenho na caminhada.

5 - Caminhada na borda do tatame

A pessoa deve caminhar em linha reta paralela ao tatame que são aqueles tapetes de borracha usados em lutas ou para praticar exercícios no chão, o caminho deve ser feito próximo à parede para caso precise se apoiar.

 

Esse exercício é excelente para melhorar o equilíbrio do idoso

6 - Caminhada sobre colchão

Esse exercício precisa da ajuda de uma pessoa para colocar esse idoso com segurança em cima do colchão ou de um travesseiro, essa prática também pode ser feita na areia da praia, mas caso não seja possível o colchão já serve.

 

Faça com que o idoso caminhe na superfície, isso irá ajudar no desenvolvimento dos reflexos, equilíbrio e coordenação motora.

7 - Posição de quatro apoios

Fique na posição de quatro apoios e estenda uma das pernas, é importante que ela fique no ar meio que flutuando, fique assim por alguns segundos e depois troque de perna, faça uma série de 3 repetições.

8 - Exercício para o equilíbrio

Junte as palmas das mãos à frente do peito e se mantenha em uma perna só, eleve a outra e cruze na altura do joelho, como se você estivesse fazendo um quatro com as suas pernas.

 

Se for muito difícil manter o equilíbrio você pode começar se apoiando em uma barra ou em algo para depois soltar.

 

Esses são alguns dos exercícios que irão ajudar os idosos a manter uma vida mais saudável, sejam eles aposentados, funcionários de uma empresa de controle de acesso para refeitórios ou avós que passam os dias com os seus netos.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.