Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escoliose: Saiba o que é, sintomas, causas e tratamentos

07 de Dezembro de 2022 às 12:30
Senhor Tanquinho [email protected]
escoliose
escoliose (Crédito: freepik)

A escoliose é um dos principais problemas de saúde que acometem cerca de 3% de toda a população brasileira e diz respeito a dores e incômodos em uma parte muito sensível e importante do corpo humano, que é a coluna. 

 

Você provavelmente já deve ter ouvido, em algum momento da sua vida, a importância de manter uma boa postura, de alongar, fazer exercícios físicos e manter a frequência de visitas ao médico para ver a sua coluna. 

 

Tais cuidados são essenciais, afinal de contas, estamos falando de uma parte do corpo que sustenta ele por completo, pense nas suas contas e imagine a sua coluna, que vai desde o seu pescoço até a sua lombar, um pouco acima dos glúteos. 

 

É, de longe, uma das maiores partes do corpo humano e que contém diversas vértebras e nervos interligados a ela, ou seja, a coluna controla todos os seus movimentos e é responsável até mesmo pelas dores e incômodos que sente em partes do corpo. 

 

Mas isso não quer dizer que ela é ruim, pelo contrário, tais incômodos podem surgir a partir de problemas que existam nela, e que podem ser tratados com remédios e exercícios, não é a toa que muitas pessoas buscam pela venda de aquecedor a gás para ajudar. 

 

Entendendo sobre o assunto, é impossível não falarmos sobre a escoliose, um dos problemas relacionados à coluna mais comuns no Brasil e no mundo e que podem trazer graves problemas, por isso, será o assunto principal do conteúdo de hoje. 

Entenda o que é a escoliose e como ela se desenvolve

A escoliose pode ser entendida como um desvio anormal da coluna para um dos dois lados das costas, ou seja, a coluna pode se virar mais para o lado direito, ou então, mais para o lado esquerdo, não há como saber ou controlar tal rotação. 

 

Essa doença não possui uma causa definida, pois diferente de outros problemas que acometem a coluna, a escoliose dificilmente é contraída, ela é desenvolvida a partir de diversos fatores que envolve até mesmo a genética da pessoa. 

Uma pessoa que trabalha com a produção de abraçadeira para tubulação industrial, é uma pessoa que, constantemente, precisa abaixar, pegar peso e movimentar com frequência a sua coluna, tal ação exige um cuidado ainda maior com essa parte do corpo. 

 

Mesmo não tendo causas exatas, a escoliose conta com algumas ações que podem favorecer o seu desenvolvimento, um dos mais comuns é a má postura no dia a dia e o uso de peso apenas em um lado das costas. 

 

Por exemplo, um adolescente que vai para a escola e costuma fazer todo o trajeto de casa até a instituição com a mochila pesada em apenas um dos ombros, tende a favorecer o desenvolvimento de uma escoliose naquele lado que está sendo mais forçado. 

 

E para quem trabalha o dia inteiro sentado, manter a postura corcunda e jogada para um lado só, também acaba favorecendo tal condição, por isso, são atitudes que valem a pena a reflexão para que você evite problemas como a escoliose. 

 

Felizmente, hoje é possível encontrar diversos produtos que ajudam no alívio das dores provocadas pela escoliose, assim como é possível encontrar um bom termopar tipo s em poucos segundos e com apenas alguns cliques. 

 

Sendo assim, conseguimos entender que a escoliose é um problema mais comum do que podemos imaginar, mas que ainda assim, precisa ser tratado e avaliado por profissionais para que não cresça para um quadro mais grave. 

Principais tipos de escoliose

Agora que você já sabe sobre o que se trata a escoliose, é importante que vejamos quais os tipos dela que existem, pois assim como diversas outras doenças, ela também conta com os seus principais tipos. Confira abaixo quais são eles: 

Escoliose congênita

A primeira delas é a escoliose congênita, que acontece cerca de 10% de todos os casos de escoliose, e que é uma anormalidade na coluna provocada de nascença, ou seja, na malformação da coluna da pessoa ainda quando era um bebê na barriga. 

 

Felizmente, hoje a medicina e a área de pesquisas avançou de forma surpreendente, onde podemos contar com processos de caprolactama e exames de imagem que conseguem ver esse problema com antecedência e ajudar os pais a já resolverem tal problema. 

Escoliose neuromuscular

Já a escoliose neuromuscular é desenvolvida a partir de algum problema relacionado a paralisia, que pode ser tanto a cerebral, quando os músculos já não respondem mais aos comandos, ou a paralisia muscular, quando uma parte do corpo para de funcionar. 

 

Esses casos podem acontecer também desde nascença, quando a criança já nasce com algum tipo de paralisia, ou pode ocorrer com o passar da vida, pois qualquer pessoa pode sofrer com algum tipo de paralisia em qualquer momento. 

Escoliose idiopática

A escoliose idiopática é a mais comum, acometendo cerca de 80% de todos os casos de escoliose no país, podendo ser identificada tanto em crianças, quanto adolescentes, jovens, adultos e idosos. 

 

Em alguns casos, a pessoa só se dá conta quando começa a sentir fortes dores ao subir em um andaime plataforma em um dia normal de trabalho, não se sabe ao certo a sua causa, mas pode ser desenvolvida por hereditariedade. 

Escoliose degenerativa do adulto

Por último, temos a escoliose degenerativa do adulto, que como o próprio nome já diz, é a escoliose desenvolvida a partir da degeneração dos discos vertebrais e da coluna como um todo, ou seja, desenvolvida a partir da velhice. 

 

Conforme vamos ficando mais velhos, diversas partes do corpo já não contam mais com a mesma qualidade de algumas partes, a coluna passa a ser uma das mais afetadas na velhice e a escoliose costuma ser o primeiro problema a surgir. 

 

Esses são os principais tipos de escoliose que existem nos dias atuais, a medicina continua em constantes estudos em busca de outros tipos que podem afetar diferentes pessoas, tudo isso para que consigam ter cada vez mais acesso a essas pautas tão importantes. 

Conheça os sintomas da doença

Assim como existem sinais que provam que a distribuidora de metalon que encontrou é a melhor do mercado, também existem sinais que servem como um alerta para que você se atente ao desenvolvimento da escoliose em seu corpo. Confira abaixo alguns deles: 

Assimetria nos ombros e na coluna 

O primeiro sintoma é a assimetria nos ombros, que você consegue ver se olhando no espelho e percebendo um ombro mais alto do que o outro, assim como a coluna, que pode estar mais inclinada para o lado direito ou para o lado esquerdo. 

Dores musculares 

Além disso, a escoliose também provoca grandes dores musculares, principalmente na região do meio da coluna, mas também pode afetar a lombar e os ombros, é um sinal de que o estado já está mais grave e é preciso ir urgentemente a um médico. 

Aumento unilateral das costelas

Por fim, um sintoma não tão comentado, mas muito importante, é a identificação do aumento de uma de suas costelas, que começa a crescer para os lados por conta da má posição da coluna, ao detectar tal característica, procure urgentemente um especialista. 

 

Esses são alguns dos sintomas que acometem as pessoas que sofrem com qualquer tipo de escoliose, seja o funcionário de uma empresa elevatória de esgoto residencial ou até mesmo um advogado. 

Quais são os fatores de risco? 

Além de todas essas questões, existem alguns fatores de risco, que são cenários nos quais certas pessoas podem estar e que podem favorecer o desenvolvimento de algum tipo de escoliose com o passar do tempo. 

 

O primeiro deles é a idade, conforme a pessoa vai entrando na velhice, as chances de ter escoliose são maiores, assim como o histórico familiar, ou seja, se alguns de seus parentes tiveram ou tem escoliose, você também possui grandes chances de desenvolvê-la. 

 

Por isso, é importante que mantenha sempre a frequência em um médico especialista em colunas para manter os exames em dia e saber como tratar e evitar esse problema delicado para muitas pessoas.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento? 

Assim como uma dedetizadora SP realiza uma avaliação do espaço antes da realização do serviço para ter a certeza do que será feito, é preciso que você fale os devidos exames para que seja realmente diagnosticado com escoliose.

 

Por isso, ao procurar um médico especialista, em alguns casos, ele consiga ver na mesma hora que o seu problema é escoliose pela sua postura, em outros, será preciso um exame de imagem para verificar toda posição da sua coluna. 

 

Ao ser diagnosticado com o problema, você parte para o tratamento, que varia de caso para caso e de pessoa para pessoa, mas precisa ser acompanhado por cum profissional, e ele pode recomendar os diversos tipos de tratamentos, como: 

 

  • Fisioterapia;
  • Quiropraxia;
  • Acupuntura;
  • Remédios;
  • Massagens;
  • Exercícios;
  • Cirurgias;
  • Entre outros. 

 

O importante é estar sempre por perto do seu médico, com os exames em dia e mantendo todos os cuidados essenciais para com a sua saúde, posição correta, exercícios físicos e uma boa alimentação. 

Considerações finais

Dessa forma, você conseguirá evitar o desenvolvimento de uma escoliose, mas, caso ela ainda aconteça, saberá que não se trata de um bicho de sete cabeças, mas um problema que, assim como qualquer outro, poderá ser solucionado. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.