Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saiba como manter um envelhecimento saudável da pele

8 dicas para amenizar os efeitos do tempo, combatendo a flacidez e as marcas indesejadas

06 de Dezembro de 2022 às 18:40
Senhor Tanquinho [email protected]
envelhecimento saudável
envelhecimento saudável (Crédito: freepik)

Com a perda de elementos, como colágeno e elastina, a pele humana vai passando por mudanças ao longo dos anos e alguns sinais, como a perda de firmeza, o ressecamento e as rugas, aparecem. A boa notícia é que, com uma rotina de cuidados, é possível minimizar esses efeitos.

Além disso, a indústria de cosméticos disponibiliza produtos como o creme facial anti-idade, com ativos que retardam o envelhecimento. E eles ainda promovem o rejuvenescimento da pele, fazendo com que ela ganhe novamente firmeza, brilho e textura, além de clarear rugas e linhas de expressão.

Os cuidados devem ir se intensificando com o passar do tempo, incluindo o uso de produtos indicados para cada faixa etária e tipo de pele específica. Mas o ideal é que os mais básicos, como limpeza adequada e hidratação, comecem quanto antes. A seguir, 8 dicas de especialistas para um envelhecimento saudável.

Limpe adequadamente

O rosto deve ser limpo todos os dias com produtos específicos para essa área. Isso ajuda não só a controlar a oleosidade, mas também a eliminar agentes externos, como a poeira, que estimulam a produção de radicais livres que, por sua vez, agem a favor do envelhecimento precoce.

 

A dica é lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, de manhã e à noite, com um sabonete ou gel adequado para o seu tipo de pele. Evite usar o mesmo sabonete do banho, a pele do rosto é mais sensível e pede cuidados extras.

Sempre hidrate

A hidratação é um dos cuidados mais importantes com a pele, principalmente do rosto, recomendada para todas as idades. Depois dos 50, é mais importante ainda, pois ajuda a manter a pele firme e com aparência saudável. De preferência, invista em produtos com ativos que minimizem os efeitos do tempo.

 

Parece óbvio, mas é importante lembrar que a hidratação da pele depende da hidratação do corpo como um todo. Portanto, beba pelo menos dois litros de água por dia, além de sucos e chás, de preferência enriquecidos com ingredientes que fazem bem para a pele, como a vitamina C.

Não dispense o protetor solar

Os raios solares também podem aumentar o envelhecimento da pele. Para minimizar esse efeito, o uso de protetor solar é obrigatório. O produto deve ser aplicado no rosto diariamente, mesmo que não haja exposição direta. Nos dias de praia ou piscina, a dica é reaplicar várias vezes e investir em um bom fator FPS.

Invista em antioxidantes

Os antioxidantes agem protegendo a pele da ação dos radicais livres, que potencializam o envelhecimento. Portanto, é uma boa ideia investir em produtos que contenham ativos com essa propriedade. Também é bom incluir na dieta alimentos que contenham vitaminas A, C e E.

Mantenha uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável, evitando ultraprocessados e investindo em alimentos naturais e cheios de vitaminas, como carnes, ovos, legumes, frutas, laticínios integrais e oleaginosas, é um dos maiores segredos para envelhecer com saúde. Foque naqueles que contenham vitaminas antioxidantes, dos quais falamos na dica acima.

Massageie os músculos

Essa é uma dica ótima para diminuir a flacidez da pele e que muita gente não conhece: massagear e fazer exercícios que estimulam os músculos do rosto. A lógica é parecida com a malhação na academia, eles se fortalecem e ficam mais firmes.

Durma bem

É durante o sono que a gente libera melatonina, hormônio que estimula a renovação celular, inclusive as da pele. Além disso, dormir bem é bom para a saúde como um todo, o que também é refletido na nossa aparência. Depois de certa idade, o descanso fica ainda mais importante.

Evite álcool e cigarro

Tanto o álcool quanto o cigarro contém substâncias que estimulam a ação dos radicais livres e podem acelerar o envelhecimento da pele. O ideal é não fumar e beber com moderação (quanto menos, melhor).