Conheça os alimentos recomendados para quem sofre de hipertensão
A dieta do hipertenso deve ser o mais leve e natural possível, fugindo de alimentos ultraprocessados

Quem sofre com hipertensão precisa ter cuidado redobrado ao escolher os alimentos que coloca no prato. O melhor é fugir dos industrializados e investir no mais natural possível, como carnes, ovos, frutas e legumes. Saiba agora o que pode ser parte da sua dieta e do que você deve se manter longe.
Alimentos liberados na dieta do hipertenso
Fibras, proteínas, cálcio, potássio e magnésio devem fazer parte da dieta do hipertenso, além das gorduras insaturadas. Confira o que é indicado incluir no cardápio.
Carnes de todos os tipos
Carne bovina, de frango, de porco, e peixes possuem boas gorduras naturais.
Salmão e atum são os mais indicados, por conter Ômega 3, elemento que ajuda a combater o colesterol ruim.
Frutas cítricas
A laranja, o limão e o abacaxi, além de outras frutas cítricas, são ricas em vitamina C, o que ajuda a elevar sua imunidade e te proteger contra gripes e resfriados. Porém, essa vitamina tem mais uma função importante.
A vitamina C é a principal responsável por regular os níveis de colesterol no sangue, ou seja, vai combater a hipertensão.
Derivados do leite
Os derivados do leite, como os queijos e os iogurtes, também podem estar presentes na alimentação do hipertenso.
Outros alimentos indicados
Outras alternativas para incluir na dieta do hipertenso e ter uma alimentação saudável incluem:
- frutas frescas;
- legumes;
- leguminosas;
- verduras;
- oleaginosas.
Alimentos que devem ser evitados
Agora você já sabe o que pode incluir em sua dieta sem pensar duas vezes. Mas e os alimentos a serem evitados? Confira quais deles você deve passar longe caso conviva com a hipertensão.
Embutidos
Os presuntos, salames, mortadelas e até o bacon. São ricos em gordura e em sal, por isso, você precisa evitá-los na sua dieta. O melhor é trocar por algo preparado na hora, como o peito de frango desfiado ou fatiado após o cozimento.
Em conserva
Esses são aqueles alimentos feitos para durar mais tempo e, por isso, armazenados em uma mistura rica em sal. Um bom exemplo são as ervilhas e milhos em lata, o atum em lata, o picles e até as azeitonas.
Molhos ou temperos prontos
O processo de preparo desses alimentos é muito parecido ao dos em conserva. Para fazê-los durarem mais, são usados conservantes ricos em sais e gorduras. Um perigo para o hipertenso. Troque pelos molhos e temperos caseiros, feitos na hora.
Outros alimentos para evitar
Existem outros alimentos que não podem fazer parte da dieta do hipertenso. Assim, evite o consumo de:
- grãos em geral, como o trigo
- alimentos derivados de grãos, como pães e bolos
- pizzas;
- hambúrgueres;
- bolachas de pacote;
- bebidas alcoólicas;
- refrigerantes;
- comidas prontas;
- carnes salgadas;
- sorvetes industrializados;
- achocolatados.
Caso a pressão esteja controlada, você pode se dar um mimo e comer alguns desses alimentos, mas sempre em uma quantidade mínima. De preferência, priorize as frutas, as verduras e as opções mais saudáveis.