Buscar no Cruzeiro

Buscar

Por que o uso da bicicleta na cidade e? um tema polêmico?

02 de Dezembro de 2022 às 08:11
Senhor Tanquinho [email protected]
bicicleta na cidade
bicicleta na cidade (Crédito: pexels)

De fato, muitas pessoas se perguntam por que o uso da bicicleta na cidade é um tema polêmico. Pensando nisso, criamos o artigo de hoje.

Ao longo desse artigo, você saberá mais sobre por que o uso da bicicleta na cidade é um tema polêmico. Continue lendo!

Por que o uso da bicicleta na cidade é um tema polêmico?

Em suma, é polêmico pois alguns especialistas recomendam o uso de uma parte da via apenas para bicicletas e outros defendem o ciclismo veicular, ou seja, junto com os demais meios de transporte.

Como se trata de opiniões distintas, é comum haver esse debate e, portanto, ainda não está bem definido qual linha de pensamento o Brasil irá seguir. Apesar de existirem muitas ciclovias ao longo do país, há muitos locais onde isso não existe e nem existirá tão brevemente.

Portanto, a ideia para incentivar o uso da bicicleta sem grandes transformações seria fazer uma promoção de bicicletas e veículos no mesmo espaço.

A bicicleta como meio de transporte ajuda o meio ambiente

Seja para viagens curtas ou não, pode beneficiar a sua saúde, o cuidado com o meio ambiente e até o seu bolso, pois não gastaria em gasolina ou manutenção do seu carro.

Dessa forma, você contribui não apenas para ter uma cidade com ar mais limpo, mas também menos ruído ao seu redor. Mas vamos olhar algumas das grandes vantagens de andar de bicicleta.

Gastar menos dinheiro em combustível permitirá que você economize

As viagens curtas são as mais poluentes, já que o motor não está corretamente aclimatado. Quando o motor funciona a “frio” requer mais combustível, pois a queima não ocorre de forma eficiente. Isto não só afeta o seu bolso, como também aumenta a emissão de substâncias nocivas.

Melhora sua saúde sem emitir gases tóxicos

Andar de bicicleta é muito benéfico para a saúde. Em apenas dez minutos de atividade a um ritmo inferior a 16km/h, uma pessoa que pesa 60kg terá queimado 40 calorias e uma pessoa de 100kg terá queimado quase 70.

Além disso, reduz os níveis de estresse e melhora o seu humor, ajudando-o também a combater o colesterol.

Outros benefícios para a saúde são:

  • Ajuda a melhorar a coordenação motora
  • Melhora o sistema respiratório e cardíaco
  • Reduz o risco de ataque cardíaco ou problemas cerebrovasculares
  • Tonifica os músculos

Conseguir um ar mais puro para a sua cidade é possível

Poluentes como o monóxido de carbono e os óxidos de nitrogênio e enxofre limitam a fotossíntese nas plantas, processo que consome dióxido de carbono e emite oxigênio, purificador de ar.

Os resíduos de óleo e combustíveis deixados pelos carros filtram para o ciclo da água quando há uma tempestade, contaminando as fontes de água.

A bicicleta é um meio de transporte limpo. Todos nós devemos nos preocupar com a conservação do meio ambiente e esta é uma opção de mobilidade não poluente perfeita.

Sua bicicleta pode ajudá-lo a ser mais feliz

Praticar esportes certamente ajuda a ter comportamentos mais saudáveis que motivam a melhoria da nossa qualidade de vida. Os benefícios da atividade física contribuem para a criação de substâncias hormonais que melhoram a autoestima.

Está provado que o uso contínuo da bicicleta como meio de transporte aumenta a felicidade nos usuários. Por isso, recomendamos que a atividade de pedalar seja praticada a todas as pessoas e que seja feita utilizando sempre as melhores bicicletas aro 29 que existem, melhorando a sua segurança e qualidade de vida.

Isto é principalmente porque não há estresse devido aos tempos de deslocamento, melhora a saúde, melhora a economia e permite conhecer mais a cidade.

Além disso, andar de bicicleta com seus entes queridos pode ajudá-lo a criar rotinas saudáveis em sua família, ou ensiná-lo a compartilhar outros tipos de momentos desfrutando do meio ambiente ao seu redor ou passeando por partes da cidade que o surpreenderão.

Cidades mais limpas

Já são várias as cidades que apostaram em áreas livres de carros, com planos e infraestrutura amigáveis às bicicletas para diminuir a poluição do ar e reduzir o tempo que leva para se deslocar.

Além de evitar engarrafamentos irritantes, um centro livre de carros ajuda a reduzir a poluição sonora, que nas cidades mais populosas ultrapassa os 65 decibéis.

Além disso, algumas cidades já têm zonas centrais pelas quais só podem circular veículos autorizados e bicicletas.