O óleo de abóbora tem contra indicações?
Extremamente natural e benéfico de várias formas, o óleo de abóbora é recomendado para saúde em todas as idades e pode ser inserido na dieta durante as refeições ou como suplemento alimentar. Saiba mais sobre seus benefícios
A natureza é repleta de plantas e outros elementos que são bastante benéficos à saúde. São substâncias que ajudam no metabolismo, na saúde das células, na boa circulação sanguínea, na proteção dos órgãos e na prevenção de várias doenças, como o câncer, por exemplo.
A pergunta que fica é: quem não quer tornar o corpo mais forte e mais saudável? Quem não deseja dispor de muito mais saúde e disposição no dia a dia? Quem não sonha com uma vida mais longeva e feliz?
Nesse sentido, o Óleo de abóbora em gotas é um excelente suplemento, que pode beneficiar a saúde em vários aspectos. E existem ainda diversas receitas que combinam o ingrediente ou as próprias sementes, deixando os pratos uma delícia.
Para que se possa entender melhor o benefício dos suplementos, sobretudo em torno da semente de abóbora, é preciso observar a importância desta semente na alimentação diária.
Dá uma olhadinha:
Propriedades da semente de abóbora
As sementes de abóbora podem ser consumidas “in natura” ou torradas. Há quem as transforma em farinha, para melhor preparo de inúmeras receitas. Há quem as consome em suplementação, por falta de tempo em preparar os alimentos.
De um jeito ou de outro, a semente de abóbora é rica fonte de magnésio, proteínas, potássio. Também possui grande concentração de zinco, que além de aumentar a libido em homens e mulheres, tornando a vida íntima mais apimentada, também atua ainda como importante reforço no próprio sistema imunológico do corpo.
Por ser um importante antioxidante, combate os radicais livres do corpo, mantendo a saúde das células por muito mais tempo. Com isso, a pele ganha uma saúde muito maior e o envelhecimento (células mortas) tem efeito muito mais tardio, não importa a idade.
Favorece o bom funcionamento da tireóide, a glândula endócrina da laringe, que secreta, sob controle da hipófise, hormônios para o funcionamento do corpo.
Por ser fonte também de vitamina E, a semente de abóbora beneficia a atividade neurológica, favorecendo o raciocínio, os estudos, os trabalhos intelectuais e outros serviços que exijam mais atuação cerebral do que física.
Ideal para quem se encontra na fase pré-vestibular, preparando-se para algum concurso público ou mesmo deseja aprimorar o trabalho intelectual aumentando o poder de concentração e de memorização das informações.
Diante de todas essas propriedades, há de se lembrar que estamos falando apenas da semente de abóbora in natura, farinha ou em óleo. A natureza está cheia de elementos extremamente benéficos à saúde.
Quando é recomendada a semente de abóbora?
Não existe uma razão que sirva para começar a consumir a semente de abóbora, que não seja a de melhorar a saúde do corpo sob vários aspectos.
Contudo, para quem não a conhece e toma conhecimento por conta de algum problema de saúde, as situações em que são mais recomendadas são:
No tratamento de diversas doenças e incômodos, como por exemplo:
- Hiperplasia prostática benigna - HPB;
- Controle de Diabetes;
- Transtorno no trato urinário, e
- Sintomas da pós-menopausa.
Tais indicações ocorrem sempre no sentido de:
- Proteger a próstata;
- Tratar o câncer de próstata;
- Reforçar o sistema imunológico;
- Reduzir as taxas de triglicerídeos, colesterol e LDL;
- Retardar o envelhecimento;
- Amenizar os sintomas na pós-menopausa;
- Prevenir e também tratar a Diabetes;
- Prevenir doenças do coração e protegê-lo.
Por todos esses benefícios, o óleo ou a semente de abóbora - não importa a forma de consumo, não tem quaisquer contra-indicações, sendo recomendada sua implementação nas refeições a qualquer pessoa que deseje experimentá-la.