Buscar no Cruzeiro

Buscar

Conheça algumas dicas para tratar o amarelamento dental

21 de Novembro de 2022 às 17:26
Senhor Tanquinho [email protected]
mulher sorrindo
mulher sorrindo (Crédito: freepik)

No Brasil e no mundo, muitas pessoas têm amarelamento dental. Isso porque, a condição acaba sendo um fenômeno natural devido aos nossos hábitos (como fumar) e também aos alimentos que ingerimos que deixam os dentes mais amarelados.

Além disso, os dentes permanentes naturalmente escurecem ou ficam amarelos ou amarelados com o tempo.

Isso ocorre porque a camada de esmalte que cobre a coroa acaba sofrendo desgaste natural.

Por isso, algumas pessoas até procuram por um plano odontológico para mei apenas para tentar remover esse aspecto do dente, que às vezes é confundido com higiene inadequada ou até mesmo anti-higiênica.

Então confira tudo o que você precisa saber sobre essa condição, mitos, verdades, causas, tratamentos e como se livrar dessa doença dentária.

Principais causas do amarelamento

Como mencionado anteriormente, os dentes escurecem para uma cor amarelada porque os elementos dentários são prejudicados por certos alimentos, bebidas, medicamentos e hábitos.

Além disso, os dentes permanentes escurecem naturalmente à medida que a camada de esmalte se desgasta.

Assim, esse dente translúcido acaba ficando invisível e cede lugar à camada interna do dente, que se caracteriza por ser mais amarela do que o esmalte que o recobre.

Dessa forma, o problema pode se manifestar inicialmente como uma mancha nos dentes, ou até mesmo de uma forma geral na dentição.

Problemas na parte interna (dentro) do dente tendem a se agravar por ser uma área de mais difícil acesso para a escovação, dificultando a higiene.

Vale ressaltar que tais características podem ser melhoradas e tratadas por meio da contratação de um plano dentário para mei.

Existem outras razões pelas quais os dentes podem ficar mais amarelados, como: dentes que passaram por tratamento endodôntico ou necrose pulpar, condição causada por traumas que, com o tempo, também podem fazer com que os dentes fiquem amarelados, acinzentados ou amarelados.

No entanto, as causas mais comuns são:

  • Descuido com a higiene oral;
  • Comer certos alimentos com alta pigmentação;
  • Fumar;
  • Herança de traços genéticos;
  • Envelhecido.

Algumas condições que causam amarelecimento também podem ser acompanhadas de sensibilidade ou dor, portanto, consulte seu dentista se notar alguma alteração.

Como esses dentes devem ser tratados depois de ficarem amarelos?

Existem maneiras de tratar os dentes para torná-los brancos novamente. No entanto, a pessoa certa para entender a situação e ditar o melhor curso de tratamento é um dentista especialista, que poderá encontrar através do plano odontológico para microempreendedor individual.

No entanto, a intensidade dos tratamentos varia, e alguns podem até enfraquecer os dentes, como o clareamento a laser. Vale ressaltar que com indicação e cuidados médicos, produtos como o gel clareador podem ser utilizados para o procedimento caseiro.

Além disso, os revestimentos podem ser colocados em dentes naturais, assim como lentes de contato e facetas de porcelana são aplicadas.

Por último, mas não menos importante, resinas também podem ser usadas. Este tratamento é utilizado por pessoas que desejam preencher os espaços entre os dentes para deixar eles mais simétricos.

O preenchimento com resina e o uso de facetas também podem ajudar a corrigir o esmalte amarelado e desgastado.

Qual é a melhor maneira de prevenir o amarelamento dos dentes?

Mesmo antes de você finalmente precisar procurar por "clareamento de dentes" ou “clínicas que atendem plano saúde dental'', existem etapas que você pode seguir para reduzir e retardar o processo de escurecimento dos dentes.

Assim, você pode evitar a preocupação em realizar procedimentos odontológicos estéticos com antecedência.

Portanto, a primeira e principal preocupação é estar atento à higiene bucal. Além de manter os dentes brancos, bons hábitos de limpeza também podem ajudar a prevenir várias doenças bucais, para que você tenha uma boca saudável ??por toda a vida.

Vale lembrar que aproximadamente 90% das doenças bucais podem ser prevenidas com bons hábitos de escovação.

Outra coisa importante que você pode fazer é parar de comer alimentos que mancham os dentes ou pelo menos reduzir a quantidade que come.

Ao invés disso, poderá investir em uma alimentação mais saudável que lhe traga vitaminas e nutrientes para manter e fortalecer sua saúde bucal.

Nesse sentido, vale ressaltar também a importância de buscar uma avaliação especializada semestralmente por meio de consulta com o dentista – aqui, vale procurar por o melhor plano odontológico para o seu bolso e conseguir se consultar periodicamente com economia.

Dessa forma, ele pode não só avaliar como intervir precocemente para que sua saúde bucal ou a cor dos seus dentes seja preservada.

Seguir essas orientações e pedir algumas outras ao seu dentista pode manter seus dentes mais brancos por mais tempo sem recorrer a procedimentos odontológicos estéticos.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.