8 alimentos para substituir o leite na sua dieta
É preciso, no entanto, consultar o médico e buscar informações para substituir o leite animal sem sofrer com a falta de seus nutrientes. Veja como proceder
Abandonar o leite animal da noite para o dia nunca é o mais recomendado, a menos que seja por necessidade. Ou seja, quem deseja remover da dieta o líquido, na intenção de tornar-se vegano ou mesmo emagrecer, é aconselhável mudar de ideia.
Primeiro, buscar um acompanhamento médico é fundamental. Isso porque substituir o leite requer conhecer bem os alimentos que possam proporcionar os mesmos nutrientes que a bebida, que são cálcio, potássio, vitaminas A, D, E, K, B2 e B12, sódio e magnésio.
Segundo, porque apesar de rico em gorduras, a falta do leite de origem animal não apresenta até hoje resultados cientificamente comprovados na balança.
Terceiro, para quem sofre de intolerância à lactose, alguns produtos zero lactose podem ajudar. No entanto, caberá ao nutricionista recomendá-los para suprir as necessidades de cada organismo.
Portanto, conforme cada caso, é preciso um procedimento adequado ao tentar substituir a bebida. Tentar sozinho é submeter o corpo a um risco de doenças e outras patologias.
Como substituir o leite de vaca conforme a situação?
Para cada situação há um jeito mais adequado. Quem, por exemplo, busca uma dieta que fuja dos alimentos lácteos ou derivados, por conta de uma intolerância, remover o leite de uma só vez pode ser algo bem difícil.
Há os casos em que a pessoa nasce com intolerância, e então, desde pequena já é acostumada com alimentos que proporcionem os mesmos nutrientes. Felizmente, existem produtos sem lactose que favorecem o consumo destas pessoas.
Da mesma forma também para quem adquire a intolerância no decorrer da vida, porque o organismo deixou de produzir a lactase.
Para quem busca apenas uma dieta mais saudável, iniciar removendo da alimentação o creme de leite e o leite condensado pode ser um primeiro passo. A manteiga também pode ser substituída, por outra vegana, à base de grãos.
Existem leites que podem ser produzidos de forma caseira, como leite de amêndoas, por exemplo.
Esse além de ser saboroso, é rico em cálcio. Outras opções também são o leite de arroz, que é rico em carboidratos, leite de aveia, que é rico em fibras, e os leites de amendoim, castanha de caju e de coco, que são ótimas fontes de boas gorduras, o chamado HDL.
Como preparar o leite vegetal em casa?
Escolha o grão desejado. Amêndoas, amendoim, castanha de caju ou mesmo o coco. Em um liquidificador, bata a polpa de qualquer um destes ingredientes no liquidificador com água quente.
Em seguida, basta coar a polpa e separar a bebida para tomar quente ou gelada, do jeito que preferir. É tão gostoso quanto.
Em casos com extrema urgência, o nutricionista poderá ainda preparar um cardápio personalizado com maior propriedade em verduras escuras e demais alimentos que podem substituir o leite na dieta diária.
Sempre de forma orientada e que previna doenças ou problemas futuros.
Quais alimentos podem substituir o leite de vaca?
Como dito no início desta matéria, o leite de origem animal é rico em cálcio, potássio, vitaminas A, D, E, K, B2 e B12, sódio e magnésio. Os alimentos substituirão a bebida, devem possuir as mesmas propriedades.
A vitamina B12, por exemplo, por ser encontrada apenas em alimentos de origem animal, como ovos e leites, precisa ser substituída por suplementos alimentares.
A vitamina B12 é importante na produção de glóbulos vermelhos cuja escassez pode causar anemia e até leucemia, em casos mais graves.
Podem facilmente substituir o leite, contendo os demais nutrientes:
- Brócolis
- Couve
- Tofu
- Feijão
- Espinafre
- Amêndoas
- Castanha de caju
- Amendoim
- Gergelim
- Aveia
Tais alimentos podem ser consumidos ainda batidos, refogados, in natura nas saladas ou mesmo, no dos grãos, batido para transformar-se no leite vegetal.
Do jeito que a pessoa quiser, porém, muito mais saudável.