Macroglossia: Entenda os principais sintomas
Através da observação da estrutura da boca, é possível observar que, em alguns casos onde há deformidade, como é o caso da macroglossia, pode até mesmo acabar causando problemas na hora da pessoa simplesmente realizar o ato de fala, então é importante ficar um pouco mais ciente sobre esse tipo de problema.
É sempre bom ressaltar que, embora as pessoas estejam cada dia mais se preocupando com a saúde bucal, realizando até mesmo clareamento dental para ter dentes brilhantes e um sorriso saudável, ainda falta muito conhecimento e incentivo, por isso se dá a importância de conhecer alguns problemas que não são muito falados.
Dessa forma, comentar sobre do que se trata a macroglossia, bem como seus principais sintomas e como realizar o tratamento de forma adequada, acaba sendo muito pertinente para informar as pessoas, ainda mais aquelas que podem ter e não sabem, já que essa doença pode até mesmo necessitar de facetas de resina, em casos mais graves.
O que é a macroglossia e como é causada?
Um nome que é pouco conhecido pelas pessoas, mas que pode acabar sendo mais comum do que se imagina, a macroglossia é uma condição que afeta diretamente a língua, alterando o seu tamanho, de forma que esse tamanho acabe ultrapassando a própria boca, fazendo com que a língua se sobressaia.
Muitos pessoas que já ouviram falar dessa doença, acabam achando que é apenas uma situação esporádica, da mesma forma que as manchas pretas nos dentes, por exemplo, que se necessita procurar sobre preço clareamento dental, mas na verdade essa é uma condição que pode causar diversos prejuízos na saúde, não somente bucal.
Vale constar que esse tipo de problema pode ser causado por diversos fatores, mas os principais podem ser definidos por fatores genéticos, ou pela influência de outras doenças que a pessoa já pode possuir previamente, e a forma como ela é tratada varia de como ela foi derivada.
Quando a pessoa tem esse problema por causa de seus genes, o diagnóstico é realizado de maneira mais fácil, já que acontece desde quando a criança nasce, ou seja, logo após o parto já é possível notar que o bebê possui a macroglossia, que inclusive é muito comum em crianças portadoras de síndrome de down.
Outras formas de adquirir a macroglossia, que pode necessitar de faceta dental caso não haja o tratamento adequado, é através de fatores externos, onde esse tipo de problema pode ser chamado de aumento transitório, e aí são cometidos por complicações que podem ocorrer esporadicamente.
Um dos casos do aumento da língua, é quando ela passa por um problema conhecido como abscesso, que faz com que se crie bolsas de pus que podem se acumular nos tecidos e outros locais do corpo humano e, nesse caso, se instala na língua, mas pode até mesmo danificar os dentes, necessitando de saber sobre clareamento dental antes e depois.
Muitas vezes a macroglossia pode ser causada pela ingestão de alimentos e medicamentos que causam alergia na pessoa, fazendo com que a língua se expanda, causando diversos sintomas, como:
- Dificuldade para realizar a respiração;
- Ronco ruidoso;
- Língua assimétrica, atrapalhando a alimentação;
- Problemas na mandíbula.
Dessa maneira, se você está passando por qualquer um desses sintomas, é relevante que você vá ao dentista o quanto antes, para que ele possa fazer o diagnóstico e realizar o tratamento adequado.
Tratamento da macroglossia
Por se tratar de um problema que pode surgir tanto de forma genética, quanto de forma repentina, não há necessariamente um tratamento preventivo, mas que vale a ressalva para manter a higiene bucal constante, já que qualquer problema que for causado na boca, pode acabar sendo mais danoso se não houver a higienização.
O tratamento desse tipo de doença deve ser feito mediante ao tamanho de sua gravidade, então a primeira coisa que deve ser feita é a consulta médica, através de uma pessoa especializada nessa área, para que ela possa realizar todos os exames e entender como foi causada, para aí sim poder tratar de forma adequada.
No mais, podem haver casos menores, em que até mesmo a fonoterapia pode ser o necessário para o tratamento, pois as pessoas que possuem a macroglossia podem acabar apresentando problemas na fala, o que pode ser contornado facilmente, caso haja a disciplina e o foco no tratamento constante.
Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.