Como as mulheres podem ter uma vida mais saudável: dicas essenciais
De acordo com dados publicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em abril de 2019, as mulheres vivem pelo menos 1,4 anos a mais que os homens.
Mas o excesso de atividades do lar e do trabalho, a rotina com os filhos e as preocupações com os familiares podem prejudicar a saúde feminina.
Para evitar esse problema, separamos algumas dicas para que você aprenda como ter uma vida mais saudável. Confira!
Tenha uma alimentação saudável
As mulheres tendem a acumular gorduras em certas regiões do corpo, como nos quadris e coxas. Por isso, ter uma alimentação equilibrada é fundamental.
Uma dieta saudável ajuda a ter uma vida com menos problemas.
Confira, a seguir, algumas sugestões para incluir em seu cardápio:
- Ômega-3: sardinha, salmão, arenque, atum, sementes de chia, nozes e linhaça;
- Selênio: castanha do pará, trigo, arroz, gema de ovo, sementes de girassol, frango, pão de forma, queijo, repolho e farinha de trigo;
- Zinco: ostras, camarão, carne de vaca, frango, peru e peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais e frutos secos (castanha, amendoim e castanha do Pará);
- Vitamina C: laranja, tangerina, abacaxi, limão, morango, melão, mamão, manga, kiwi, brócolis, tomate, melancia e batata com casca;
- Vitamina E: sementes de girassol, avelã, amendoim, amêndoas, pistache, manga, azeite de oliva, molho de tomate, azeite de girassol, nozes e mamão;
- Vitamina A: cenoura, batata doce, manga, espinafre, melão, acelga, pimentão vermelho, brócolis, alface e ovo;
- Probióticos: iogurte natural, leite fermentado tipo kefir ou Yakult para manter a saúde intestinal.
O cuidado com a alimentação pode evitar a obesidade, diabetes e reduz até os sintomas da TPM.
Nesse período, é indicado incluir alimentos ricos em cálcio, fibras e vitaminas, como a linhaça dourada, ômega 3, frutas e legumes com cores vermelhas e alaranjadas e oleaginosas.
Para garantir uma alimentação saudável, agende uma consulta com um nutricionista. Dessa forma, você terá um cardápio que atende a suas necessidades.
Tenha uma boa noite de sono
Ter uma boa noite de sono é vital para o bom funcionamento do nosso corpo porque previne o surgimento de doenças, como depressão, obesidade, hipertensão, entre outras.
O descanso ainda desempenha outras funções no organismo, como reparação dos tecidos, síntese proteica, crescimento muscular, reposição de energia e regulação do metabolismo.
Para algumas pessoas, dormir melhor pode ser um desafio. Por isso, a Associação Brasileira do Sono (ABS) lista algumas dicas para ter uma noite agradável:
- Ir para a cama com sono;
- Manter uma rotina regular no horário de deitar e levantar;
- Manter o quarto escuro e silencioso à noite;
- Mantenha a temperatura do quarto confortável para iniciar e manter o sono;
- Evite o uso de medicações para o sono sem prescrição médica.
Pratique exercícios
A prática regular de atividade física é fundamental para a saúde da mulher. A combinação de exercícios aeróbicos e de força, como musculação, trazem diversos benefícios e previne várias doenças (câncer, diabetes, artrite e cardíacas).
Outro ponto importante é que o exercício físico ajuda a melhorar o humor, já que os níveis de endorfina aumentam durante a atividade. Além disso, contribui para a autoestima feminina.
De acordo com a OPAS e a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda-se pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa por semana.
Realize exames periodicamente
Um check-up anual é indispensável para a avaliação da saúde e para o diagnóstico precoce de doenças.
Os exames mais importantes para a mulher fazer regularmente são: mamografia, papanicolau, hemograma, colesterol, glicemia, ultrassom, raio-X, e o eletrocardiograma.
Dê atenção à saúde mental
O cuidado com a mente é primordial para o bom funcionamento do corpo, afinal, quando não estamos bem emocionalmente, é mais difícil concluir uma tarefa com êxito.
Saber identificar com antecedência quando algo está errado e buscar ajuda médica é fundamental para reverter o quadro antes que ele se agrave.
A ansiedade, por exemplo, pode ser diagnosticada quando uma mulher tem preocupação excessiva, insônia, medo irracional, problemas digestivos, sensação de constrangimento, crises de pânico, entre outros.
Quanto mais cedo for diagnosticado esse problema, melhor para a sua saúde.
Nem sempre é fácil ter uma vida mais saudável. Por isso, antes de procurar por dicas milagrosas em sites espalhados pela internet, opte por profissionais que são referência em cursos e treinamentos para nutricionistas.
Dessa forma, você terá mais confiança para lidar com quem realmente entende do assunto. Afinal, cuidar da saúde é um projeto a longo prazo e escolhas certas determinam o sucesso da sua qualidade de vida.