Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dor no pescoço: possíveis causas

Entenda as causas e saiba como evitar essa dor tão incômoda

23 de Setembro de 2022 às 12:04
Senhor Tanquinho [email protected]
dor no pescoço
dor no pescoço (Crédito: freepik)

Uma das dores mais incômodas, e também uma das mais comuns para grande parte das pessoas, é o incômodo no pescoço, aquele que dá a sensação da região estar travada e sem movimento. 

 

Existem diversas causas para esse problema, desde maus hábitos até os tipos de travesseiro que, se não forem de qualidade, podem trazer incômodos na região. Entenda mais sobre a dor no pescoço e saiba como fugir desse problema.

Principais causas da dor no pescoço

O pescoço é uma das regiões mais sensíveis do corpo humano, pois conta com grande quantidade de musculatura e de nervos. Afinal, sua principal função é dar sustentação à cabeça. 

 

Por isso, a região fica praticamente o tempo todo sobrecarregada, fazendo com que seja muito comum senitr dores nessa região. Além disso, outras causas podem levar aos incômodos no pescoço, como veremos a seguir. 

Torcicolo

Uma das razões mais comuns das dores no pescoço é o torcicolo, quando um ou mais nervos e músculos do pescoço se contraem. Por isso, ficam mais sensíveis e doloridos. 

 

O torcicolo também pode acontecer por razões diferentes, como movimentos bruscos, travesseiros errados ou ficar com a cabeça em alguma posição inadequada, que estique muito o nervo ou o deixe encurtado por muito tempo. Também pode ser mais comum em pessoas com má postura. 

Tensão muscular

Outra causa muito comum das dores no pescoço (senão a mais comum) é a tensão muscular. Quanto mais tenso estamos, mais os músculos da região se contraem, atingindo as regiões do pescoço e dos ombros. 

 

Essa tensão vai criando nódulos nos músculos, causando dores, incômodos e até travamento, impedindo o movimento correto do pescoço. É um problema recorrente em quem sofre com estresse, ansiedade ou trabalha muito tempo sentado. 

Má postura

Um problema que afeta tanto o pescoço quanto a saúde da coluna é a má postura. Quando ficamos curvados por muito tempo, o músculo fica em uma posição inadequada, causando o estiramento ou encurtamento. 

 

Com o passar das horas do dia, o pescoço começa a ficar dolorido e tensionado, causando as dores. Quem sofre com má postura acaba tendo uma sensação de cansaço muito maior no final do dia, exatamente por sustentar a cabeça na posição errada. 

Dormir na posição errada

Muita gente não se atenta a isso, mas a posição na hora de dormir e a altura do travesseiro podem ser a grande razão para as dores no pescoço. Por isso, se suas dores estão sendo diárias, preste atenção nesses detalhes. 

 

O ideal é que a cabeça e o pescoço fiquem alinhados, evitando o estiramento dos músculos e nervos. Por exemplo, quando a cabeça fica em um nível abaixo do pescoço, pode levar a dores na região esticada. Assim, talvez seja a hora de trocar de travesseiro. 

Hérnia de disco

Uma razão um pouco mais séria para as dores no pescoço é a hérnia de disco, que atinge a coluna vertebral. Nesse caso, há o deslocamento de um disco da coluna, entre duas vértebras, que causa o desgaste na cervical, na lombar e na dorsal. 

 

Com isso, a pessoa acaba tendo problemas em toda a coluna, além de incômodos no pescoço, nos ombros e até nos braços e nas mãos. O tratamento precisa ser feito com remédios, fisioterapia e acompanhamento médico. 

Tratamentos e cuidados para evitar as dores no pescoço

Como vimos, grande parte das causas da dor no pescoço estão relacionadas com maus hábitos ou falta de cuidados. Assim, os melhores tratamentos também estão relacionados a isso. 

 

Acompanhe algumas medidas que podem resolver suas dores no pescoço!

Alongamento

Você sabia que os torcicolos podem ser evitados com alongamentos diários? Ao alongar, você evita que o músculo do pescoço fique contraído, fazendo com que ele fique menos sensível aos movimentos. 

 

Com isso, você relaxa os músculos e os nervos e traz sensação de alívio, além de evitar dar o famoso “mau jeito”. Alongue todo o seu corpo por alguns minutos, todos os dias. 

Atividade física

Quem sofre para manter a postura durante todo o dia pode ter, na verdade, outro problema sério: falta de musculatura para sustentar o próprio corpo. Por isso, um dos tratamentos para dor no pescoço e na coluna é o fortalecimento dos músculos dessa região. 

 

Afinal, sem essa força para sustentar a cabeça no lugar, fica muito mais difícil manter a postura e, consequentemente, isso causa dores não apenas no pescoço, mas em todo o corpo. Exercite-se!

Travesseiros e colchão de qualidade

Se suas dores no pescoço são frequentes, uma solução possível é trocar seus travesseiros por novos e observar a qualidade do seu colchão. Isso pode fazer toda a diferença no seu dia a dia e melhorar sua qualidade de vida. 

 

O ideal é que os travesseiros alinhem a cabeça com o pescoço, evitando deixar os músculos e os nervos estirados. Assim, no outro dia, você acordará sem dores!

 

Lembre-se: caso sua dor no pescoço persista, procure um médico ortopedista para entender as razões desse incômodo. Muitas vezes, apenas um tratamento médico multidisciplinar pode ajudar de verdade no problema!