Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saiba como manter sua pele saudável e bonita durante o frio

Confira dicas para manter uma rotina de cuidados com a pele durante o inverno

18 de Setembro de 2022 às 14:27
Senhor Tanquinho [email protected]
pele no frio
pele no frio (Crédito: freepik)

Ter uma pele saudável e bonita requer alguns cuidados específicos, sobretudo durante o inverno. Isso porque, em dias mais frios, é comum que a pele fique seca, desidratada, sensível e, em alguns casos, até mesmo com regiões avermelhadas ou descamações.

 

Para evitar que isso aconteça, além da hidratação de dentro para fora por meio de ingestão de líquidos e de uma alimentação balanceada, ter o auxílio de cremes e fazer uso da maquiagem corporal também podem ser boas alternativas. 

 

Além disso, como as baixas temperaturas acentuam a sensibilidade da pele, escolher maquiagens com skincare, as dermomakes, sem dúvidas é o melhor caminho. Alguns exemplos são base e batom hidratantes. 

 

Quer mais dicas sobre como manter sua pele saudável e bonita durante o frio? Continue a leitura!

Esfolie a pele

Na estação mais fria e seca do ano, é natural que a pele fique menos hidratada e perca maciez devido aos banhos com água quente. Além disso, as camadas de roupas usadas também podem interferir na aparência da pele.

 

O ar mais seco e o vento frio são outros fatores que contribuem para que a pele fique mais ressecada, bem como o atrito direto de roupas mais pesadas e justas, e o contato com tecidos não naturais, que podem até mesmo gerar inflamação dos folículos pilosos da pele.

 

No entanto, ainda assim, é possível manter a pele bonita e saudável seguindo uma rotina de cuidados específicos para o inverno. E um desses cuidados é fazer uma boa esfoliação corporal.

 

A esfoliação elimina células mortas da camada superficial da pele e promove a renovação celular. Dessa forma, a pele fica mais lisa, sedosa e preparada para receber a hidratação. 

 

Nos dias mais frios, a recomendação é que a esfoliação seja feita no máximo uma vez por semana, para manter a barreira de proteção natural da pele.

Intensifique a hidratação

Assim como todos os tipos de pele precisam de limpeza, durante o inverno, a hidratação deve ser intensificada e o protetor solar não pode ser dispensado.

 

Contudo, como cada tipo de pele possui suas próprias características, é importante usar um produto específico para elas. Por exemplo, para peles mais secas, é recomendado usar hidratantes mais potentes e cremosos.

 

Já as peles mais sensíveis merecem uma atenção ainda maior com a hidratação, sendo recomendável até mesmo diminuir ou suspender o uso de ácidos e de qualquer outra substância que possa causar a descamação.

 

De todo modo, independentemente do tipo de pele, a indicação é aplicar o produto duas vezes por dia.

Evite banhos quentes

A maioria das pessoas aumenta a temperatura do chuveiro durante o inverno, não é mesmo? Se esse é o seu caso, saiba que o problema disso é que a água quente agride a pele, compromete a hidratação e, consequentemente, deixa a pele com um aspecto de ressecamento.

 

Isso porque, embora seja convidativo, o banho quente remove a camada de gordura que protege a hidratação natural e impede que água que está dentro da pele evapore.

 

Para as pessoas que têm a pele seca, tireoide, problemas vasculares e diabetes, o impacto pode ser ainda maior. Diante disso, tenha cuidado com banhos quentes muito demorados.

Não use esponjas durante o banho

Como a água quente agride a pele e a deixa com um aspecto ressecado, uma forma de manter a pele do corpo mais bonita e saudável durante o inverno é não usar as esponjas durante o banho.

 

Isso porque a textura áspera desse objeto também remove as células que ajudam na proteção. Por fim, a última dica é considerar substituir os sabonetes. Se sentir a necessidade, troque aqueles que possuem uma ação maior de remoção por outros mais suaves.