Quais são os produtos que não contém glúten?
O glúten é uma proteína encontrada em grãos como trigo, centeio, malte ou cevada que forma um gel com a água, agindo como uma cola que garante que alimentos como pães, massas e biscoitos tenham maior elasticidade.
Por ser uma proteína vegetal e estar presente em grãos com boa fonte de fibra, pessoas sem doença celíaca, alergias ou intolerância a essa proteína estão livres para consumir alimentos que contenham glúten.
No entanto, pessoas com doença celíaca, alergia ao glúten e sensibilidade não-celíca ao glúten não digerem bem esses tipos de alimentos e podem apresentar sintomas como inchaço, diarreia e perda de peso.
Alimentos que contém glúten
Alimentos que contêm glúten são todos os alimentos que podem ser feitos de trigo, cevada, malte e centeio, como biscoitos, bolos, bolachas, pão, torradas, cerveja, macarrão e massa de pizza.
Em geral, uma dieta padrão ocidental inclui muitos alimentos que contêm trigo, o que pode levar ao alto consumo de glúten.
Como resultado, algumas pessoas veem melhorias em sua saúde, especialmente no equilíbrio da função intestinal, quando reduzem a ingestão de glúten.
Além disso, bebidas como cerveja e uísque contém glúten porque são feitas de malte e cevada.
Alimentos sem glúten
Os alimentos sem glúten são principalmente:
- Frutas e vegetais;
- Leguminosas, como feijão, soja, grão de bico ou lentilha;
- Cereais como arroz, quinoa, amaranto, milho e seus derivados;
- Tubérculos como batata, fécula de batata, tapioca e inhame;
- Proteínas como carne, frango, ovos, tofu e peixe;
- Doces, como açúcar, chocolate, cacau, geleias e sorvetes;
- Temperos como sal, tomilho, manjericão, orégano;
- Gorduras como azeite, manteiga, óleo de coco, linhaça, abóbora e sementes de chia.
Esses alimentos e outros feitos apenas com esses ingredientes, como bolo de fécula de batata, pão de milho ou pão de farinha de grão de bico, podem ser consumidos em uma dieta sem glúten.
Os alimentos processados ??com a informação “gluten free” ou “sem glúten” no rótulo são isentos de glúten e podem ser consumidos por pessoas com doença celíaca, alergias ou sensibilidade a esta proteína.
Doença celíaca
A doença celíaca é uma doença autoimune caracterizada pela intolerância permanente ao glúten presente nos alimentos.
Isso acontece porque o corpo produz pouca ou nenhuma enzima degradante do glúten que promove uma resposta do sistema imunológico que pode causar danos ao intestino.
A doença celíaca pode aparecer quando os bebês começam a mudar sua dieta, aos 6 meses de idade ou na idade adulta, e é caracterizada por diarreia, irritabilidade, cansaço, perda de peso inexplicável ou anemia inexplicável.
Não há tratamento específico para a doença celíaca, no entanto, os sintomas associados à doença podem ser controlados eliminando quaisquer alimentos ou produtos que contenham glúten ou vestígios.
É importante que a pessoa tenha a orientação de um nutricionista, pois um plano alimentar adequado pode ser elaborado para evitar deficiências nutricionais, pois a intolerância ao glúten pode levar a dificuldades na absorção de vitaminas, minerais e água.
Benefícios de uma dieta sem glúten
O principal benefício de retirar o glúten da dieta é a exclusão de alimentos processados ??e altamente calóricos da dieta, como biscoitos recheados, pizzas, massas e bolos.
Mesmo que as pessoas sem intolerância à proteína façam uma dieta sem glúten, elas se sentirão melhor porque normalmente começam a comer uma dieta mais equilibrada, o que melhora a função intestinal e a saúde geral.
Fazer uma dieta sem glúten pode não ser fácil, e é sempre recomendável verificar as informações nutricionais dos produtos antes de consumi-los, pois eles devem informar que são “sem glúten” ou “gluten free”.
Além disso, essa dieta geralmente não é muito acessível, pois os produtos sem glúten costumam ser mais caros.
E também, remover o glúten da dieta pode reduzir a irritabilidade, diarreia, gases e inchaço em pessoas intolerantes a essa proteína.
Glúten engorda?
Alimentos que contêm glúten podem engordar, principalmente aqueles que também são ricos em gordura, como bolos, pizzas, biscoitos e bolachas.
No entanto, alimentos como pão ou torrada, apesar do teor de glúten, só engordam quando consumidos em grandes quantidades ou com outros alimentos gordurosos ou ricos em carboidratos, como pastas ou manteiga.
Embora a remoção do glúten dos alimentos seja comum em algumas dietas para perda de peso, isso não significa que você ganhará peso.
Essa estratégia é usada apenas porque o glúten está presente em muitos alimentos altamente calóricos e não saudáveis, e removê-lo pode ajudar a melhorar a qualidade dos alimentos e reduzir as calorias da dieta.
Quando introduzir o glúten ao bebê?
O glúten deve ser introduzido na dieta de uma criança a partir dos 6 meses de idade, quando novos alimentos são introduzidos na dieta da criança.
A partir do 6º mês, é importante que os bebês comam alimentos que contenham glúten (como massas) porque quanto mais tarde a criança for exposta à proteína, maior a chance de desenvolver alergia ou intolerância ao glúten.
Produtos contendo glúten devem ser oferecidos aos lactentes de forma gradual, e atenção deve ser dada aos sintomas de sensibilidade, doença celíaca ou alergia, como inchaço abdominal, diarreia, vômito ou perda de peso.
Se esses sintomas estiverem presentes, o bebê deve ser levado ao pediatra para um teste de intolerância ao glúten.
----------
O artigo acima é uma contribuição do parceiro Diego Andrade e não necessariamente concordamos com todas as informações disponibilizadas.