Buscar no Cruzeiro

Buscar

Correr descalço vale a pena? Descubra a técnica Barefoot running

10 de Agosto de 2022 às 10:52
Senhor Tanquinho [email protected]
placeholder
placeholder

Quem gosta de correr sabe muito bem que é necessário um preparo além do físico, mas também os preparos que envolvem as roupas ideais e sapatos adequados para realizar o esporte da melhor maneira possível. 

 

A corrida é um dos esportes mais praticados em todo o mundo, não é à toa que existem diversos tipos de competições desse segmento por todo o Brasil e que atingem desde os atletas mais famosos até mesmo as pessoas que apenas gostam do esporte. 

 

Para quem deseja começar a cuidar mais da saúde e definir o corpo, a corrida é uma das modalidades mais recomendadas por especialistas, pois é um esporte acessível e simples de fazer, mas mesmo que seja simples, também precisa de alguns cuidados.

 

Assim como é preciso contar com uma boa bolsa térmica fitness para manter uma rotina saudável no dia a dia, quem corre ou deseja correr precisa entender o que precisa para realizar tal atividade. 

 

Dentro deste contexto, surgiu o barefoot running, um conceito que defende a ideia da corrida descalço, isso mesmo, você pode correr sem tênis, meia ou qualquer tipo de acessórios em seus pés. 

O conceito ganhou grande destaque nos Estados Unidos e aos poucos está chegando no Brasil, por mais inusitado que possa parecer, a técnica traz muitos benefícios, mas também apresenta os seus riscos. 

 

É normal que as pessoas corram utilizando tênis apropriados para o esporte, que na maioria das vezes, são os tênis mais leves com o solado feito de molas e bem macio, para amortecer o impacto dos pés no chão durante a corrida. 

 

Assim como é necessário uma boa avaliação de ruído para conforto acústico para garantir a saúde dos seus ouvidos, é preciso pensar que os seus pés são partes essenciais para que você consiga viver e inclusive correr. 

 

Eles são responsáveis por permitir que consigamos sair do lugar, andar para um lado e para o outro, dançar, trabalhar e fazer diversas outras coisas, ou seja, eles são essenciais para que possamos viver e sobreviver. 

 

E dentro do esporte isso não é diferente, os pés são peças importantes para o seu bom desempenho, ainda mais quando falamos da corrida, por isso, os tênis eram vistos como espécies de protetores dessa parte do corpo. 

 

Com a chegada do barefoot running, os pés começam a ser usados livremente durante o esporte, permitindo que eles tenham contato direto com o espaço em que a pessoa costuma correr. 

 

Entretanto, assim como uma empresa precisa de um monitoramento eletrônico para garantir o sucesso de suas estratégias e aplicações, é preciso monitorar muito bem como o seu corpo irá responder a essa nova técnica. 

 

Por isso, hoje você irá conhecer a fundo os benefícios e os riscos do barefoot running, como ele pode trazer mais desempenho para esse esporte, mas também os riscos e os cuidados que você precisa ter caso aposte nela. 

Benefícios do barefoot running 

Essa técnica não ganhou tanto destaque a toa, ela traz diversos benefícios para quem decide apostar nele, e selecionamos alguns dos principais para te provar o quão boa ela pode ser para quem já pratica ou pretende começar a correr. Confira: 

Evita lesões 

Por mais que não pareça, a corrida é um esporte que pode gerar graves lesões nas regiões dos pés, dos tornozelos, panturrilhas, coxas e joelhos, afinal de contas, todo o espaço está sendo usado durante a execução do esporte. 

 

Assim como uma empresa investe na colocação de forro de fibra mineral para garantir mais segurança para uma casa, muitos atletas também apostam na colocação de forros nos tênis para que o movimento durante a corrida seja mais confortável. 

 

Entretanto, usar os tênis, principalmente os que não são adequados para o esporte, pode facilitar a geração de lesões graves nas partes da perna, o que impossibilita a pessoa de praticar o esporte por um bom tempo. 

 

Já usando a técnica do barefoot running, isso fica mais difícil de acontecer, pois as pernas não terão que carregar nenhum peso, apenas o dos próprios pés, o que torna o movimento bem mais leve para as ligações da região das pernas, evitando lesões e machucados. 

Maior contato 

Quando se começa a correr descalço, os pés possuem mais contato com o chão, o que gera uma sensação maior de conforto ou até mesmo mais adrenalina para aumentar o ritmo do esporte. 

 

Seja em um piso de cimento marmorizado ou até mesmo na areia da praia, quando se aposta no barefoot running, ele também traz uma melhor sensação durante a execução do esporte, fazendo com que a pessoa se sinta mais confortável durante o treino. 

 

Por mais que muitos achem isso uma frescura, não há como negar que quando os pés ou qualquer outra parte do corpo possui contato direto com um espaço que estamos ativamente presente, torna o momento uma experiência ainda melhor. 

Melhor aproveitamento 

Quem pratica qualquer tipo de esporte sabe muito bem que esse é um momento especial para o corpo e para a mente, o exercício físico é uma ação de autocuidado e amor-próprio para com o seu corpo. 

 

Sendo assim, a técnica do barefoot running auxilia no melhor aproveitamento do momento de esporte, garantindo que a pessoa usufrua ao máximo todos os benefícios que o esporte pode oferecer tanto para a sua saúde física quanto mental. 

 

O contato dos pés com o chão durante a corrida traz uma sensação de leveza para a mente, além de mais leveza também para seus ligamentos, evitando problemas de lesões, como mencionamos anteriormente. 

 

Assim como ao trabalhar em uma empresa de camisas de silicone a pronta entrega é necessário contar com roupas adequadas, com a corrida não é diferente, é fundamental que você corra com roupas apropriadas para a execução do esporte.

Mais conforto 

Por fim, mas não menos importante, a técnica em questão também traz mais conforto durante a corrida, pois seus pés estarão livres e sem nenhum tipo de sapato apertando ou abafando a região. 

 

Muitos se incomodam em ter que usar tênis para correr ou realizar qualquer outra atividade física por acharem que eles sempre incomodam, abafam a região e até mesmo geram machucados nos dedos ou em outro lugar dos pés. 

 

Com o barefoot running, a pessoa está livre disso, pois com os pés livres e soltos ela consegue correr com muito mais conforto, sem se preocupar se tem algo machucando ou não o seu pé. 

 

Esses são alguns dos principais benefícios dessa técnica para quem se interessar em colocá-la em prática, vale a pena ressaltar que é recomendado procurar sempre por um médico para manter sua saúde em dia e conseguir praticar o esporte com segurança. 

Riscos do barefoot running 

Assim como tudo na vida, a técnica também traz os seus riscos que precisam ser entendidos por quem deseja praticá-la, por isso, separamos alguns dos principais para também te deixar ciente sobre isso. 

 

Vale a pena ressaltar que, para ter absoluta certeza dos riscos do barefoot running, é válido procurar por um especialista no assunto, assim como uma loja de materiais de construção procura por fornecedores de acoplamentos para se certificar sobre a qualidade dos produtos. 

 

Um dos principais riscos desta técnica é com o tendão que conhecemos como tendão de Aquiles, que é aquele que se encontra na parte de trás dos pés, logo no início da panturrilha, que pode ser gravemente afetado. 

 

Mas isso ocorre quando a pessoa não sabe correr da maneira certa ou realiza algum movimento brusco sem preparação, pelo fato do pé está descalço, as chances de romper o tendão ou lesioná-lo são ainda maiores. 

 

Tirando isso, também existe o risco de machucar os pés dependendo do lugar onde você decide correr. Por exemplo, se você correr descalço em uma rodovia, as chances de você machucar o seu pé com uma pedra ou prego no caminho são grandes. 

 

Por isso, assim como uma empresa conta com seus equipamentos epis de ótima qualidade, você também precisa contar com um espaço adequado para correr descalço e evitar esses riscos. 

Dicas para começar o barefoot running 

Colocar essa técnica em prática requer muito cuidado, atenção e acompanhamento assíduo com seus médicos, para garantir que nenhum problema aconteça. Por isso, selecionamos algumas dicas para te ajudar a realizar a técnica de maneira natural, confira:

 

  • Comece aos poucos; 
  • Escolha o lugar apropriado; 
  • Mantenha acompanhamento no médico;
  • Tenha uma boa alimentação;
  • Faça exames regularmente;
  • Beba bastante água;
  • Evite lugares perigosos;
  • Faça alongamentos nos pés. 

 

Dicas como essas já fazem toda a diferença para quem deseja começar a usar essa técnica, que é ótima, mas precisa de muitos cuidados como comentamos no decorrer do texto. 

 

Dessa maneira, você conseguirá cuidar muito bem da sua saúde e aplicar uma técnica que traz inúmeros benefícios para o seu corpo e para a sua mente, fazendo desse momento uma experiência especial para você. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.