Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dicas para quem quer começar a andar de bicicleta

11 de Julho de 2022 às 16:23
Senhor Tanquinho [email protected]
bicicleta
bicicleta (Crédito: pexels)

A bicicleta assume um papel fundamental na vida das pessoas: porque é um meio de transporte amigo do ambiente, porque permite contornar o tráfego das cidades, e porque é um excelente “remédio” para cuidar da sua saúde.

Por isso, não faltam razões para começar a pedalar! E também não faltam as melhores dicas para começar a andar de bicicleta – basta ler este artigo!

Quando troca o carro pelos pedais, você está também a trocar o stress pela calma, o sedentarismo pela atividade física, a poluição pelo ambiente.

O resultado? Melhoria da sua saúde e mais felicidade na sua vida!

 

A importância da bicicleta na sua saúde

Antes de enumerarmos as melhoras dicas, é importante você perceber que andar de bicicleta tem benefícios para além do lazer ou da competitividade.

Andar de bicicleta traz benefícios para o seu sono, coração, músculos e peso. Se você pedalar com regularidade vai tornar o seu coração mais saudável e queimar calorias com mais facilidade.

Além disso, aumenta os níveis de autoconfiança e a tolerância ao stress.Mais ainda: você terá maior facilidade em adormecer, sentir-se-á menos cansado e ficará com os músculos mais fortes e tonificados.

Andar de bicicleta com regularidade melhora também a saúde cardiovascular, o sono, e diminui o risco de doença coronária.

 

As melhores dicas para começar a andar de bicicleta

Andar de bicicleta, como já referimos, acarreta muitas vantagens na sua vida. Mas, é importante conhecer algumas dicas que vão ajudar você a começar a andar de bicicleta sem percalços e retirando a melhor experiência possível em pedalar.

 

Alimentação, Descanso e Hidratação

Mantenha-se hidratado no seu dia-a-dia, alimente-se bem e descanse. Desta forma, irá retirar o maior proveito em andar de bicicleta.

Primeiro, porque não sentirá necessidade de estar sempre a beber água, uma vez que o seu corpo já estará hidratado. Segundo, você terá mais força e resistência para pedalar.

Antes de pedalar não coma alimentos pesados e de difícil digestão, como doces e carne. O ideal é você ingerir comidas leves e com baixo teor glicêmico, como frutas e biscoito integral.

Além disso, faça-se acompanhar de uma garrafa de água durante a pedalada, bebendo aos poucos, por exemplo a cada 15 min, e não de uma vez. Caso o percurso seja longo, leve barras de proteínas pois são fáceis de transportar e têm um alto valor nutritivo.

Por fim, mas não menos importante, durma as horas suficientes para recarregar energias!

 

Bicicleta adequada

Você não vai comprar uma bicicleta de montanha se quer pedalar apenas em estrada, e não vai comprar uma bicicleta de estrada se quer aventurar-se em trilhas e terrenos acidentados. Por isso, antes de mais, é importante saber qual o tipo de ciclismo que você vai praticar.

Depois atente aos seus componentes. Não olhe apenas para a beleza da bike! Avalie se o peso e o tamanho se adequam a si, o desempenho dos freios, a suspensão, o tipo de pneus, o tamanho do selim, entre outros fatores.

Se você não entender nada de bicicletas, fale com um especialista e informe-se junto de quem sabe ou de blogues como o nosso.

Para fazer ajustes específicos pode recorrer a um bike fit.

 

Roupas e equipamentos apropriados

O equipamento mais importante, aquele que lhe “vem logo à cabeça”, literalmente, é o capacete. Por isso, nunca pedale sem o seu capacete, que o protegerá de quedas aparatosas e pode mesmo salvar a sua vida.

Para proteger os seus olhos contra a luminosidade excessiva, vento, poeiras, pedrinhas do terreno ou insetos, é importante que você adquira uns óculos de ciclismo.

Outro acessório importante são as luvas: melhoram o conforto e firmeza na condução e protegem as suas mãos de eventuais quedas.

Por fim, é importante utilizar roupas de ciclismo! Por exemplo, as bermudas garantem conforto e evitam assaduras, sobretudo em percursos longos. E a camiseta de ciclista privilegia a ventilação e melhora a sensação térmica.

 

Treinos e habilidades

Como qualquer desporto, o treino é muito importante para aperfeiçoar as habilidades. Por isso, não tente logo rotas demasiado longas ou trajetos desconhecidos. O risco de lesão é grande, como: dores nos joelhos e na coluna ou eventuais acidentes.

Respeite o seu ritmo e não tenha pressa! Nunca ouviu dizer: devagar se vai ao longe?

A nossa sugestão é começar com percursos mais curtos e ir aumentando durante as semanas à medida que for ganhando resistência física e capacidade respiratória. Pode também aliar o ciclismo a outros desportos: musculação, meditação, pilates.

 

Fazer a correta manutenção da bicicleta

É importante que você não se esqueça da sua bicicleta! Se acabou de comprar uma bike aconselhamos fazer manutenções regulares que prevejam possíveis problemas que, em último caso, poderiam originar acidentes.

Se já tem uma bicicleta há muito tempo arrumada na garagem e quer começar a pedalar, é importante que a leve a um especialista para fazer uma peritagem.

Com uma correta manutenção, você evita que as peças da sua bicicleta se deteriorem com o tempo, o que garantirá o correto manuseamento da bike e uma melhor pedalada.

Um conselho é ter um kit de ferramentas básicas para resolver algumas situações que podem acontecer na pedalada, tais como: pneu furado, corrente quebra, algum cabo de aço quebra, um raio da roda quebra, etc…

Além disso, antes de pedalar, não se esqueça de verificar os freios, o estado da corrente e dos pneus.

 

Conhecer e respeitar o Código de Trânsito Brasileiro

Há algumas regras que você precisa saber para circular na estrada com a sua bicicleta e, desta forma, prevenir eventuais acidentes ou consequências maiores.

Você não pode andar em contramão e deve dar prioridade aos pedestres, da mesma forma que os carros devem dar prioridade a você.

Além disso, você está proibido de circular em vias de trânsito rápido e em algumas estradas que estão devidamente identificadas com uma sinalização.

 

7 dicas que ajudam a respeitar o Código de Trânsito:

  1. Sinalizar com os braços na hora de mudar de faixa;
  2. Circule o mais à direita possível;
  3. Circule por locais pouco movimentados;
  4. Estabeleça uma distância mínima de 1,5 metros entre você os outros veículos;
  5. Caso circule em grupo, circulem em fila com o distanciamento mínimo e ao mesmo ritmo;
  6. Caso for pedalar de noite, use luzes sinalizadores na frente e atrás da bicicleta e adesivos refletivos;
  7. Mantenha uma condução segura.

 

Pedalar por locais conhecidos

Para quem quer começar a andar de bicicleta, pedalar por locais conhecidos é muito importante.

Além de evitar que se perca por estradas ou trilhas que não conhece, você se vai sentir muito mais confiante em pedalar em caminhos que já domina.

Com o tempo, quando sentir que já tem confiança suficiente, explore novos percursos e diferentes ambientes. Mas nunca se esqueça de valorizar a experiência e ter calma!

 

Evite horários de temperatura extrema

Se você é iniciante aconselhamos a não pedalar com temperaturas excessivas, tanto de calor como de frio. Se já é difícil caminhar na rua com essas temperaturas, imagine para um ciclista inexperiente.

Há várias consequências se decidir ignorar a nossa dica, tais como queimaduras na pele, possíveis constipações, insolação, lesões físicas, corpo muito cansado, etc…

Uma dica importante para quem quer começar a andar de bicicleta é usar roupas e proteções adequadas para cada clima, tais como: bandana, calça e luvas no frio. Óculos de sol, protetor solar e manguitos no calor.

 

Pedalar em grupo

Pedalar em grupo, por várias razões, é mais seguro do que sozinho! Por isso, por que não se junta a um grupo para pedalar?

Além disso, você conhecerá outras pessoas, novos trajetos, ganhará mais experiência com ciclistas experientes e veteranos, e aprenderá mais sobre ciclismo, como fazer a correta manutenção de uma bicicleta, quais os nomes técnicos dos acessórios, etc…

Normalmente, existem grupos nas redes sociais que organizam caminhadas de ciclistas. Do que é que está à espera?

 

Fazer um seguro de bike

Esta é uma das dicas mais importantes! Se você quer salvaguardar a sua vida, a da sua bicicleta, e a sua carteira, vai querer fazer um seguro para a sua bike.

Você sabia que no Brasil os furtos e os roubos de bicicletas têm vindo a crescer nos últimos anos?

Com um seguro de bicicleta você não ficará tão desesperado se algum componente se estragar ou se roubarem a sua bicicleta. Tudo depende do seguro que subscrever! Há várias coberturas na contratação de um seguro, por exemplo, a cobertura contra roubos e furtos.

Além disso, com um seguro para bicicleta vai pedalar com mais tranquilidade, sem pensar no que pode acontecer se tiver um acidente. Por exemplo, há seguros que cobrem danos a terceiros, quando resulta em danos materiais ou físicos.

Por isso, não seja preguiçoso e faça um seguro para a sua bicicleta. A pedalada é para ser prazerosa, não é? Deixe de pensar no que pode acontecer, e pedale com tranquilidade sabendo que existe um seguro que o protege.

Agora que você já conhece as melhores dicas para começar a andar de bicicleta, do que é que está à espera para se sentar no selim e pedalar? Mas não se esqueça que prevenir é sempre melhor do que remediar!

Por isso, seja um ciclista iniciante ou praticante há muito tempo, cumpra cada uma destas dicas para ter uma pedalada confortável, tranquila, segura e divertida.

Não é para isto que andamos de bicicleta?