Buscar no Cruzeiro

Buscar

6 dicas para manter a saúde nos dias mais frios

27 de Maio de 2022 às 16:23
Senhor Tanquinho [email protected]
placeholder
placeholder

Brasileiro está acostumado a conviver com dias de sol intenso, temperatura lá nas alturas, por isso, quando chega a estação mais fria do ano, trazendo dias cinzentos e gelados, não tem jeito, isso acaba afetando a saúde da grande maioria da população.

Rinite, gripe, sinusite, otite, asma brônquica e até pneumonia, são algumas das doenças mais comuns nos dias mais frios.

O fato é que devido à queda da temperatura, muitas pessoas ficam mais suscetíveis a sofrer com agravos de saúde, ou mesmo, adoecimento, como crianças, idosos e populações vulneráveis. Por isso, é preciso manter alguns cuidados durante esse período de frio. 

Confira abaixo 6 dicas para manter sua saúde em dia nos dias mais frios.

1.Beba muito líquido

Se no frio você não tem vontade de beber água, sequer lembra de se hidratar, então, a dica é investir em bebidas mais quentes, como cafés (sem exagerar) e chás. E embora a bebida alcoólica cause a sensação de aquecimento, a dica é não abusar, deixe-a apenas para ocasiões especiais.

 2. Não descuide da pele 

É comum ao tomarmos banho, nos dias mais frios, aumentarmos a temperatura da água, o que é um grande erro. Banhos mais quentes e longos prejudicam a pele. Na verdade, a queda nas temperaturas leva a uma diminuição da transpiração corporal e, suando menos, a pele tende a ficar menos úmida e a sofrer alterações no manto lipídico, que serve para proteger a pele. 

Assim como é importante manter a ingestão hídrica, mesmo, muitas vezes, não sentindo sede, também é importante trocar o banho quente e demorado pelo banho morno e rápido, e aplicar hidratante em todo corpo, logo após o contato com a água morna.

3) Mantenha o ambiente aquecido e livre de mofo e poeira 

Quem sofre com asma, bronquite, rinite, sinusite, geralmente, sente na pele os efeitos nocivos do inverno, e isso porque o frio deixa as mucosas mais irritadas, favorecendo o surgimento das infecções e alergias. A dica é investir em cuidados, como manter o ambiente aquecido e higienizado, se agasalhar bem, evitar roupas guardadas muito tempo e recém saídas do armário... 

4) Mantenha a casa ventilada  

É importante que, mesmo estando frio, costume deixar as janelas abertas garantindo um ambiente sempre ventilado. Esse hábito, geralmente, ajuda a reduzir os contágios por doenças virais, e em tempos de Covid-19 isso se torna ainda mais importante, como um cuidado indispensável de proteção.

5) Foque em uma alimentação saudável

Todos sabem da importância de uma alimentação rica em comida de verdade e pobre em açúcares para manter a imunidade em alta. E para isso, é fundamental investir principalmente em carnes, ovos, legumes e frutas. A dica para o inverno é apostar em sopas e cozidos ricos em legumes e boas fontes de proteínas, que ao mesmo tempo podem ser baratas, como músculo bovino ou uma galinha inteira.

6) Não abra mão das atividades físicas

E se os dias mais frios não deixam sair da cama cedo para malhar, então, determine um horário, se não puder ser entre 6h e 7h da manhã, que seja  entre 15h e 16h ou por volta das 19h, o importante é calçar seu tênis para caminhar e, fazer dos exercícios um hábito. 

E nem precisa se exercitar em academia, pode ser ao ar livre mesmo, dando uma volta na quadra ou calçadão. O importante é procurar praticar exercícios físicos de forma constante, ajudando a reduzir riscos de doenças causadas pelo sedentarismo, investindo em um estilo de vida mais saudável.