Buscar no Cruzeiro

Buscar

5 vantagens que os medicamentos manipulados proporcionam

Remédios magistrais tem benefícios que vão desde a personalização da fórmula até a rastreabilidade dos componentes envolvidos no processo de formulação.

18 de Maio de 2022 às 19:31
Senhor Tanquinho [email protected]
placeholder
placeholder

A necessidade de personalização da fórmula é o fator decisivo que leva paciente e médico a optarem por um remédio manipulado. Isso porque as concentrações e  dosagens dos ativos são feitas em quantidades específicas e atendem necessidades individuais. Assim, é possível perceber vantagens importantes no uso do remédio magistral, como a facilidade de encontrá-lo também em farmácia de manipulação online.

 

Conforme recomenda a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), o ideal é que a venda dos manipulados seja realizada somente com receita de profissional qualificado, como médico, dentista, nutricionista, farmacêutico ou veterinário.

 

Esses remédios, quando feitos com ativos controlados, necessitam de receita, assim como aqueles vendidos em drogarias convencionais, já que os princípios utilizados, muitas vezes, são os mesmos.

 

A medicação magistral pode ser prescrita para uso humano e veterinário, desde que sejam seguidos padrões e critérios estabelecidos pela farmácia conforme legislação vigente ao longo de todo o fluxo de manipulação. As práticas de manipulação de preparações oficinais e magistrais são definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e estão previstas na RDC nº 67, de 8 de outubro de 2007.

 

Quando comparados aos convencionais, os remédios manipulados apresentam vantagens que vão desde a personalização da fórmula até a rastreabilidade de todos os componentes envolvidos no processo da formulação.

1.  Personalização da fórmula

 

Os remédios farmacêuticos são feitos nas indústrias em grande escala, para suprir necessidades gerais da população. Já os medicamentos magistrais são produzidos para atender a uma prescrição específica para um paciente em situação única.

 

Sendo assim, é possível afirmar que um manipulado pode ser mais eficiente que o industrial em situação específica. Isso porque, uma vez que o manipulado pode ter as quantidades de seus componentes alteradas, é possível suprir as necessidades de cada pessoa, o que faz com que ele possa funcionar melhor.

2.  Associação de medicamentos

 

A medicação magistral permite a associação de duas ou mais substâncias que tratam diferentes necessidades em uma mesma formulação.

 

Essa praticidade pode ajudar, por exemplo, no uso de uma menor quantidade de cápsulas ou comprimidos por dia, o que facilita a adesão do paciente ao tratamento e, consequentemente, o alcance do resultado desejado. 

3.  Segurança

 

Tomados os devidos cuidados em procurar uma farmácia ou drogaria de manipulação certificada, autorizada pela Anvisa e que possua controle de qualidade, é possível conseguir medicações com garantia de eficácia. Isso é possível já que elas seguem as normas de Boas Práticas de Manipulação da agência e passam por testes de qualidade e eficácia.

4.  Evita desperdício

 

O remédio manipulado é produzido na quantidade exata que o paciente precisa para tratar determinado problema de saúde. Sendo assim, é possível pagar somente pelos componentes necessários e em doses específicas que serão usadas até o final, sem sobras.

5.  Rastreabilidade de componentes

Conforme ressaltado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e seguindo a Resolução RDC 67/07 da Anvisa, todos os produtos manipulados devem ser rastreáveis, incluindo fórmulas, fabricantes e distribuidores no Brasil.

 

O lote de fabricação, a validade e todas as características de qualidade do insumo também devem constar no manipulado. São rastreáveis, ainda, o profissional que prescreveu a fórmula, seu código profissional, endereço e contato; o farmacêutico que preparou a formulação; e o atendente que recebeu a receita e fez a entrega do produto final.

----------

Este texto é uma colaboração de Luiz Affonso Mehl