Buscar no Cruzeiro

Buscar

10 dicas para escolher o melhor tênis para exercícios

05 de Maio de 2022 às 15:37
Senhor Tanquinho [email protected]
escolher tenis
escolher tenis (Crédito: freepik)

Para um maior rendimento na prática de atividades físicas, nada mais justo do que utilizar um tênis que facilite esse processo. Uma boa escolha, além de trazer conforto, pode maximizar sua performance esportiva.

 

Praticar atividades físicas é algo essencial para se ter uma boa saúde e qualidade de vida. Principalmente durante a pandemia, muitas pessoas passaram a adotar essa prática como estilo de vida e melhoraram consideravelmente suas rotinas.

 

Há quem diga que trata-se somente de uma questão estética, mas não. Atividades físicas ajudam muito na parte psicológica do ser humano, sendo até recomendado por profissionais de saúde no combate de algumas doenças.

 

Veja abaixo alguns dos benefícios de praticar atividades físicas:

 

  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Controla os níveis de colesterol;
  • Combate o excesso de peso;
  • Aumenta sua resistência e força;
  • Combate a insônia.

 

E não venha dizer que atividades físicas não para você. Existem diversas modalidades disponíveis que podem se adequar à sua rotina, sendo que muitas delas podem ser feitas até mesmo na sua casa. O importante é ter vontade e partir para cima!

 

Consulte um médico para saber suas condições e estabeleça um objetivo. Depois sinta-se à vontade para escolher a modalidade que melhor atende às suas expectativas e que te ajudem a chegar no seu objetivo central.

 

Beber água também é algo extremamente extremamente importante para nossa saúde. E, sabendo disso, as pessoas investem, por exemplo, em elemento filtrante para consumir água na melhor qualidade possível. Então por que não investir em um bom tênis?

 

É importante ressaltar que, dependendo da modalidade pretendida, um tênis de qualidade faz toda diferença. Até porque, hoje em dia, as marcas criam seus calçados já pensando na atividade que ele vai ser inserido e, na prática, isso faz toda diferença.

 

Sabendo disso, esse artigo vai listar 10 dicas para escolher o tênis ideal para praticar suas atividades físicas tendo o melhor rendimento possível!

  1. Saiba qual atividade você irá exercer

Conforme mencionado, existem tênis que atendem a necessidades bem específicas. Justamente por isso é importante saber o quanto você vai exigir daquele calçado antes de comprá-lo. Por isso a necessidade de se atentar a esse detalhe antes de fazer a aquisição.

 

De preferência, opte por ir presencialmente fazer a compra, porque isso vai te dar a possibilidade de experimentar o tênis. Ao chegar na loja de calçados esportivos, vai existir um leque de possibilidades. Se apegue à mais confortável entre as opções.

 

Um tênis próprio para esportes possui várias características que o diferem de um mero calçado para compor seu estilo. Eles passam por um minucioso laudo ergonômico e teste de resistência para não deixar o consumidor na mão no meio do exercício.

 

Mas esses testes são pensados para emular uma situação de desgaste dentro do esporte previsto, por isso, é importante que a atividade esteja alinhada ao tipo de calçado que você tem em mente, até para evitar maiores adversidades.

 

Na prática, se um tênis foi testado através de sensores de segurança para resistência voltada para ginástica, não adianta o consumidor fazer escalada, porque será algo que vai exigir mais do material do que o previsto, por exemplo.

  1. Conforto deve ser prioridade

Conforme mencionado anteriormente, o conforto deve ser colocado no topo da lista de prioridades, porque, afinal, em atividades que visam o alto rendimento, o desgaste físico deve ser o único empecilho, e não uma dor no pé, por exemplo.

 

Em esportes de alta performance, onde até monitoramento eletrônico é solicitado antes de iniciarem os trabalhos, imagine só a diferença que um bom tênis deve fazer? Certamente, para atletas a distância é mais discrepante.

 

Portanto, um tênis confortável, que não machuca e te permite render ainda mais fazendo determinada atividade, é o que fará com que você obtenha os melhores resultados. Até porque sentir-se confortável levanta até o ânimo, não é mesmo?

  1. Atente-se ao amortecimento

Em atividades físicas como corridas e caminhadas, por exemplo, a questão do amortecimento pode ser um diferencial justamente por ser um mecanismo que absorve o impacto no atrito do seu pé com o solo, podendo até mesmo prevenir lesões nas articulações.

 

Dessa forma, fique atento na hora de escolher um tênis com amortecimento adequado, porque também existe a possibilidade do sistema de amortecimento do calçado atrapalhar o seu desempenho, por isso é interessante encontrar um meio termo.

 

Os tênis com amortecimento certamente já passaram por uma empresa de inspeção de qualidade e eficácia, mas isso não significa, necessariamente, que vai inibir qualquer possibilidade de lesão, por isso tome muito cuidado durante a atividade física.

  1. Opte por um calçado que te dê estabilidade

A estabilidade é um fator pouco explorado na hora de se escolher um tênis, entretanto é algo extremamente importante justamente por garantir que seu pé fique firme no solo sem que você tenha maiores problemas na execução da sua performance.

 

Embora maciez seja um fator que contribua para o conforto, o excesso pode trazer uma falsa sensação de bom rendimento. Isso porque, em casos de um calçado macio em excesso, nossos pés precisam trabalhar mais para conseguir se estabilizar.

 

Por isso, quando encontrado um tênis que possui indicativos que auxiliam na estabilidade, podem até mesmo servir como um motor de partida em atividades que envolvam corridas, por exemplo. Porque, afinal, você terá muito mais aderência ao chão na execução.

  1. Observe seu tipo de pisada

Todo tipo de pé possui uma anatomia específica e, portanto, você precisa entender qual é a sua pisada para conseguir escolher um calçado que se adeque e se ajuste ao seu pé, sem que pareça algo antiquado para o seu. Veja a seguir três tipos de pisada.

 

A pisada neutra começa com a parte externa do calcanhar e vai se direcionando para dentro do pé; A pisada supinada usa a parte externa do calcanhar toca o chão e tem a impulsão do dedinho; por último, a pisada pronada usa a parte interna do pé fica apoiada, exercendo força principalmente sobre o dedão.

 

Conheça os tipos de pisada e identifique qual melhor se enquadra no seu pé antes de fazer a compra do seu tênis. Isso irá facilitar muito na hora de executar os exercícios e não passará aquela sensação de que parece que o tênis não foi feito para o seu pé.

  1. Leve em consideração o tecido

Transpiração durante a atividade física é normal e ela também ocorre no seu pé. Por isso, escolha um tênis que facilite a evaporação desse suor para que não se acumule dentro do calçado, te incomodando durante os exercícios.

 

Aliás, é importante observar se o material do tênis já passou por estudo de análise de risco ambiental para evitar maiores problemas quanto aos impactos na natureza. Por isso se atentar ao tipo de tecido é tão importante.

  1. Compre no fim do dia

Embora essa pareça uma dica um pouco avulsa, ela faz total diferença para se conseguir um produto adequado. No fim de um dia onde você fez toda sua rotina, é comum que seus pés estejam inchados devido ao estresse diário.

 

Por isso, ao experimentar um tênis de manhã, existe a grande possibilidade dele só estar adequado ao seu pé naquele momento do dia e você sentir eventuais desconfortos ao utilizá-lo com mais constância. Portanto, opte sempre por comprar no final do dia.

  1. Não se esqueça de confirmar o tamanho 

Embora você tenha certeza quanto ao tamanho do seu pé, é importante você experimentar pelo menos dois números diferentes de tênis para garantir uma maior certificação de conforto.

 

Isso porque existe uma variação de marca para marca que pode implicar em pequenos ajustes no tamanho do calçado. Por isso que alguns tênis com número menor podem parecer mais espaçosos que um tênis com um número maior de outra marca, por exemplo.

 

Por isso, observe o número de acordo com o adesivo impresso, mas também procure experimentar para sentir o tênis no seu pé e verificar qual melhor se encaixa de acordo com as dicas citadas aqui.

  1. Peça ajuda de um especialista

Esse item pode se referir desde o vendedor da loja, que certamente conhece as opções dos produtos do catálogo, quanto um personal trainer (ou semelhante), que pode contribuir nessa sua aquisição por já conhecer suas necessidades.

 

O importante é você ter informações sobre o calçado que você quer e conhecer as possibilidades para chegar na compra ideal. Não hesite com algum profissional para pedir dicas, entretanto sempre adeque esses conselhos às suas necessidades.

  1. Pense na durabilidade 

Qualidade quase sempre está ligada também a durabilidade do produto, afinal ninguém quer comprar um tênis para que ele dure uma semana e depois já apareça o seu dedão saindo para fora, não é mesmo? Portanto preze pela durabilidade do calçado.

 

Se possível veja avaliações do produto na internet ou procure recomendações. No fim das contas, o ideal é que você tenha um produto de qualidade e que dure por muito tempo.

Bons treinos! 

Use essas dicas para nunca utilizar seus tênis como desculpa para não praticar exercícios. Muito pelo contrário, compre um tênis que maximize seu rendimento e resultados e consequentemente te motive a continuar sempre praticando atividades físicas.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.