Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gripe: saiba como identificar e iniciar o tratamento

20 de Abril de 2022 às 17:09
Senhor Tanquinho [email protected]
gripe
gripe (Crédito: freepik)

A gripe é uma doença muito comum que afeta todos os anos milhões de brasileiros. Essa infecção causada pelo vírus influenza pode ter grandes variações de sintomas, que vão desde elementos leves até efeitos pesados no organismo.

Sintomas de gripe são muito comuns de encontrar, principalmente quando há uma mudança brusca no clima, o que ajuda o vírus a se espalhar mais rapidamente.

Os cuidados também são necessários no contato, por isso é importante lidar com um aplicativo para delivery que se atente a normas de segurança. Normalmente, os primeiros locais afetados são o nariz, a garganta e os pulmões.

Dentre os principais sintomas de gripes comuns, é possível citar:

  • Dores de cabeça e musculares;
  • Fraqueza corporal e fadiga em excesso;
  • Febre alta;
  • Tosse seca;
  • Coriza.

Estes sintomas são uma excelente maneira de identificar que você está passando por uma gripe e que precisa combater a infecção para conseguir resultados mais saudáveis em seu dia a dia.

O principal componente para ajudar no processo de cura de uma gripe, independente de sua intensidade, é o sistema imunológico.

Seu próprio corpo possui anticorpos que são preparados para proteger o organismo das infecções. Além disso, a assepsia com álcool absoluto também é uma excelente maneira de se proteger.

Quanto mais você passa por um processo infeccioso, melhor preparado está o corpo para lidar com esse tipo de atividade. Entretanto, é preciso ter em mente que você deve manter atenção para qualquer variação, e se sentir um agravamento dos sintomas, procurar um profissional.

Isso porque os vírus da gripe são altamente mutáveis, e ainda que seu corpo se proteja de quadros piorados, o vírus ainda consegue se estabelecer e causar uma série de sintomas que se tornam um problema durante o período doente.

A gravidade do vírus varia muito, principalmente dependendo de suas mutações e do sistema imunológico do infectado. Em grande parte das pessoas, a gripe costuma evoluir favoravelmente, durando até no máximo 10 dias.

Mesmo no pico da doença, ela ainda é facilmente tratável, desde que o paciente repouse e faça uma boa alimentação em um ambiente que aplique soluções ambientais, além de tomar medicamentos prescritos por um médico, caso tenha ido até um hospital.

Embora a compra de remédios para gripe seja muito comum e até mesmo facilitada, é preciso ter em mente que sem o acompanhamento profissional você pode errar as dosagens do remédio e acabar se prejudicando mais do que ajudando.

Crianças, idosos e pessoas com problemas no sistema imunológico são um risco acima da média para gripes, e estes casos devem ser acompanhados, mesmo que a evolução esteja sendo satisfatória.

Dessa maneira, você consegue evitar qualquer tipo de problema e fica de prontidão caso o quadro se agrave e uma intervenção médica seja necessária. Pessoas muito acima do peso também podem apresentar problemas com gripe.

Sinais de uma gripe

Normalmente os primeiros sinais de uma gripe são muito similares aos resfriados comuns, que costumam ser causados por um clima mais frio, e acabam gerando constipação e nariz entupido, além de espirros.

Para especialistas, até mesmo uma análise de água pode dar indícios de que uma epidemia está próxima.

Enquanto os resfriados surgem de forma lenta, com os sintomas aparecendo a cada instante, a gripe surge de forma súbita, sem nenhum tipo de aviso. Além disso, o resfriado costuma ser apenas um incômodo, com sensações muito mais amenas que a gripe.

Rapidamente uma gripe pode escalonar para febres de alta temperatura, acima dos 38°C, calafrios e outros sintomas que podem ser bastante prejudiciais, como a perda do olfato e do paladar.

Hoje, com o advento do COVID-19, é muito difícil detectar diferenças entre esta doença e a gripe comum apenas de maneira clínica, isso porque ambas têm sintomas muito parecidos, e isso torna mais difícil realizar o diagnóstico.

Principais causas

Existem muitos fatores que levam uma pessoa a ficar gripada, principalmente por conta das variações nos vírus. Existem três grandes grupos de vírus influenza, que podem afetar diretamente os seres humanos de diversas maneiras diferentes.

Entender cada um deles é importante para você identificar as origens da gripe em um determinado paciente e entender o quão grave está a situação, bem como maneiras de se organizar adequadamente para cuidar dele com pão congelado.

Tipo A

O vírus tipo A, conhecido popularmente como gripe das aves, tem sua origem em aves aquáticas selvagens, que podem dar origem a surtos de gripes nesse grupo de animais. Estes surtos então fazem pequenas mutações, que fazem o vírus saltar para outras espécies.

Este é um dos principais responsáveis pelas últimas pandemias no mundo, sendo muito importantes tanto em questão de gravidade de sintomas, quanto em termos de letalidade, causando diversas mortes.

A gripe espanhola, que aconteceu entre 1918 e 1919, a gripe suína e outras epidemias e pandemias são registradas dentro do tipo A da gripe, que é onde estão concentrados os sintomas mais agudos desse tipo de ação.

Tipo B

Já o vírus tipo B é tradicional em seres humanos, o que acaba diminuindo o potencial de mutação dele e permite uma imunização em massa mais rapidamente, reduzindo consideravelmente os riscos desse tipo de doença.

Hoje a maioria das pessoas já está com o sistema imunológico preparado para as gripes tipo B, que acabam sendo muito mais incomuns do que outros tipos e dificilmente aparecem em um exame admissional para empresas e possibilita cuidados rápidos e fáceis ainda que alguém venha a se infectar.

Tipo C

O vírus tipo C é um modelo ainda mais incomum, e normalmente afeta tanto seres humanos quanto alguns animais, como cães e porcos. Embora o alcance desse tipo de vírus seja menor, os sintomas são bastante graves.

Não é incomum que cidades ou vilas passem por um surto local quando estão lidando com esse tipo de gripe, uma vez que ele acaba se espalhando pela comunidade onde surgiu pela primeira vez.

É preciso ter em mente que os vírus continuam em constante mudança, então mesmo estes tipos mais comuns podem sofrer alterações no futuro. A verdade é que não há como parar esse processo do vírus, e novos modelos de influenza vão continuar a aparecer.

Embora seu corpo não possua imunidade de todas as variações de influenza, muito menos das novas mutações que se formam a cada dia, os anticorpos ainda são uma das principais maneiras de evitar maiores problemas.

Se a mutação não for diferente de outras gripes que você já teve, esse processo acaba se tornando muito mais fácil de lidar com um laudo ergonômico em mãos.

Tratamentos para a gripe

A maioria das gripes, quando não está em um estágio grave, pode ser curada com repouso e a ingestão de muito líquido para conseguir tratar adequadamente esse tipo de situação, e em poucos dias você estará se sentindo melhor.

Entretanto, em alguns casos a infecção pode se agravar e gerar uma série de complicações, principalmente em pessoas que já possuem problemas cardíacos ou respiratórios, que acabam sofrendo mais com os sintomas.

Para estes casos, é possível que um médico receite um medicamento antiviral, que tem ação muitas vezes de um dia e pode ajudar a conservar o paciente consideravelmente, uma vez que ele impede complicações mais graves da doença.

Entretanto, esse tipo de remédio deve ser prescrito apenas por um médico, que saberá a quantidade e o período de intervalo entre os remédios que você precisará para uma boa recuperação.

Tomar estes remédios sem o acompanhamento adequado pode gerar problemas, por isso, sempre que possível, mantenha o acompanhamento em um Centro de medicina do trabalho

Por serem utilizados de maneira similar a remédios de asma, os antivirais podem ser um problema para pessoas com esse tipo de doença. Cuidar dessa situação é muito importante para você conseguir uma recuperação rápida e estável.

Além disso, alguns antivirais perderam boa parte de sua eficácia, uma vez que as muitas mutações do vírus acabam protegendo-o desse tipo de ação.

Alguns remédios caseiros, como chás e extratos com mel, podem ter um impacto positivo no tratamento, pelo menos em questão de aliviar sintomas e permitir uma recuperação melhor. Em alguns casos, quando a dor se torna um incômodo, os analgésicos também podem ajudar.

Existem muitos analgésicos de venda livre e que a maioria das pessoas têm em casa. Eles ajudam a diminuir a dor e o incômodo causado pela gripe. É preciso ter cuidado, entretanto, na administração desse tipo de remédio para crianças.

Considerações finais

A gripe é um problema comum e constante no mundo todo, e saber lidar com ela é a melhor maneira de prevenir agravamentos e complicações deste tipo de infecção viral, cuidando de todos os elementos necessários para uma melhor estrutura de saúde.

A melhor maneira de se proteger ainda é a vacina da gripe. Embora ela não proteja de novas mutações, ajuda a criar uma resistência no corpo para as mutações já existentes, o que diminui consideravelmente o impacto de uma gripe.

Além disso, proteger-se do frio e manter o corpo hidratado e bem nutrido são excelentes maneiras de evitar problemas com esse tipo de doença.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.