Buscar no Cruzeiro

Buscar

Açúcar: Conheça 10 malefícios e porque diminuir o consumo

20 de Abril de 2022 às 17:06
Senhor Tanquinho [email protected]
açúcar
açúcar (Crédito: freepik)

O vício do açúcar é uma constante presente no mundo inteiro. Essa substância necessária e presente em nosso organismo é capaz de produzir muitos malefícios quando consumida de maneira indevida, isto por causa do seu alto grau satisfatório de efeito curto.

 

Toda vez que nos sentimos cansados, tristes, desmotivados ou até mesmo ansiosos, surge aquela vontade presa no fundo da língua de comer um docinho. Em nossos almoços, por mais que a alimentação seja saudável, é quase sempre acompanhada de uma bebida doce.

 

Mas por que isso acontece? Consumido em excesso, o açúcar é capaz de aumentar o risco de problemas como:

 

  •  Diabetes;
  • Obesidade;
  • Prisão de ventre;
  • Colesterol alto;
  • Gastrite;
  • Infarto.

 

A exportação do açúcar foi muito praticada na época da colonização e império do Brasil. Atualmente o Brasil continua liderando o ranking de maior exportador de açúcar do mundo. Nós arrecadamos mais de R$ 9 bilhões somente com esse produto.

 

São mais de 24 milhões de toneladas métricas produzidas e esses dados são do ano de 2015. O agronegócio brasileiro tem potencial para produzir muito e é de extrema importância para a economia do país que esses valores aumentem progressivamente.

 

Vamos entender um pouco mais sobre o assunto e por em nossas mentes a necessidade de fazer um consumo saudável, nos educando para que possamos dominar as vontades do corpo, e não o contrário.

O açúcar age como uma droga viciante 

Muito se fala dos malefícios causados pelo consumo de álcool, nicotina e drogas alucinógenas, mas deveria também existir campanhas que conscientizassem as pessoas dos diversos problemas gerados pelo consumo desregrado do açúcar, mas por quê?

 

Também conhecido como sacarose, o açúcar é um composto formado por frutose e glicose condensados que, quando em estado sólido, é cristalino, e quando colocado na água, se dissolve, liberando um sabor doce.

 

Existem diversos locais onde a sacarose ou açúcar podem ser extraídos, mas os principais são a beterraba e a cana de açúcar. A sua indústria é altamente rentável, assim como a industria de farinha de trigo.

 

O motivo do açúcar viciar se dá pelo fato de que, quando as enzimas da sacarose são dissolvidas, passam pelo processo de hidrólise, liberando a molécula da glicose. A glicose é essencial para a vida humana, pois é um carboidrato do grupo dos monossacarídeos (carboidrato simples).


Qualquer carboidrato rico em monossacarídeos (carboidratos simples) é convertido em glicose, que por sua vez é utilizado no processo de respiração celular. Sem a glicose, os organismos vivos não teriam energia para realizar atividade físicas comuns.

 

Porém há um problema: a glicose, quando consumida em altos níveis, libera um hormônio chamado dopamina. A dopamina liberada pelo açúcar é altamente viciante e alguns estudos comparam até com o consumo de cocaína.

 

Isso ocorre porque o elemento filtrante dos monossacarídeos é extremamente rápido, ou seja, quando comemos um doce como um brigadeiro, nosso corpo absorve em questão de minutos. A sensação de prazer é rápida e intensa o que faz as pessoas quererem mais.

 

Já notou que ninguém consegue comer um único brigadeiro? Ou quando pegamos um pacote de suspiro, só nos contentamos quando ele acaba? O mais preocupante é que nosso organismo entende a necessidade de pedir por dopamina.

 

Daí aquela vontade de comer doce em momentos bem específicos. Depois do almoço, durante uma reunião estressante, antes de dormir, durante um término de relacionamento, antes de realizar uma prova. O problema é que isso gera diversos malefícios quando consumido de forma desregrada.

1- Cáries no dentes

Em nossa boca existem inúmeras bactérias que realizam funções positivas e negativas. Consumir açúcar em excesso sem a devida escovação contribui com a fermentação bacteriana. Essa fermentação produz o chamado ácido lático que corrói o dente, gerando a cárie.

2- Obesidade

Ursos, antes de hibernar, acumulam gordura no corpo para ser consumida no inverno. O ser humano quando consome mais energia do que precisa também armazena essa energia, só que também em forma de gordura.

 

Imagine uma pessoa de um Centro de medicina do trabalho, que fica horas trabalhando sem fazer exercícios e consumindo doces e carboidratos durante longos períodos. Ela não está morrendo de fome, mas consome para gerar prazer e ganhar energia.

 

Toda essa energia que não será consumida é armazenada no organismo para, em um dia que você não comer, ele consumir essa gordura e transformá-la em energia para o corpo.

3- Diabetes 

O pâncreas é o órgão responsável pela produção de três hormônios: insulina, glucagon e somatostatina. Todos eles são responsáveis por controlar a quantidade de glicose do sangue. Quando consumimos muito açúcar, esse órgão fica sobrecarregado.

 

Se isso ocorrer, o pâncreas pode parar de produzir insulina ou não consegue direcionar adequadamente o hormônio no sangue. Essa doença é responsável por diversos outros problemas como a demora na cicatrização de feridas, sede anormal, fome constante, visão turva e outros.

4- Colesterol alto

Com o aumento do armazenamento de gordura, o colesterol, gordura presente em nosso sangue, também aumenta. Existe chances de essa gordura entupir alguma artéria, causando infartos e AVCs.

5- Pressão alta

Do mesmo modo que o excesso de sódio (sal) causa hipertensão, com o açúcar acontece a mesma coisa. A principal relação é o sobrepeso, alinhado com a falta de exercícios físicos. Metabolismo acelerado aliado a aceleração do coração gera os problemas de hipertensão.

6- Prisão de ventre

Sempre que um distribuidor de descartáveis pedir para você aceitar algo, aceite. Nunca se sabe quando teremos aquela prisão de ventre. Esse problema é causado por má alimentação, especificamente açúcar em excesso e conservantes.

7- Gordura no fígado

O alto consumo de açúcar faz o nosso fígado produzir muita gordura. A gordura em excesso no fígado aumenta consideravelmente a chance de diabetes e doença hepática gordurosa. Em comparação, o açúcar pode ser tão prejudicial ao fígado quanto o álcool.

 

É por isso que muitas empresa de inspeção de qualidade verificam se as indústrias alimentícias cumprem com os regulamentos de açúcar, conservantes e outros sintéticos em seus produtos comercializados.

8- Trombose

A trombose são coágulos sanguíneos que inflamam a parede do vaso. O aumento da pressão arterial, aliado com o sobrepeso e alto nível de colesterol, aumenta consideravelmente as chances de trombose.

9- Acne

Você já deve ter ouvido falar que refrigerante, chocolate, farinha branca e outros causam acne, e é verdade. Alimentos com alto índice glicêmico e carbonato de potássio aumentam as chances de acne. Para pessoas pré-dispostas a ter acne, o problema só piora. 

10- Impotência sexual

O açúcar em excesso desregula ou desativa genes que controlam os hormônios sexuais, causando perda de líbido e disfunção erétil. Para mulheres, existem riscos de causar infertilidade, além de ovários policísticos e câncer uterino.

Consumo ideal de açúcar 

Tenha em mente que todo o carboidrato a ser consumido vira açúcar em nosso sangue. Desde banana com aveia, pãozinho francês de manhã, até os ignorantes e deliciosos doces vendidos nas padarias e confeitarias. Trigo, farinha branca e xaropes contém muito açúcar.

 

 Se fosse pra fazer um laudo ambiental e medicinal, o ser humano deveria consumir no máximo 25g de açúcar no dia. Para saber o quanto você está consumindo é recomendável passar por um nutricionista.

 

Eles são capazes de montar dietas ricas em sabor, porém saudáveis. Você pode olhar o rótulo dos alimentos e verificar a quantidade de açúcares presente em cada um deles. É ilegal mentir nos valores e a multa para empresas que fazem isso é gravíssima.

 

Tenha em mente também que nosso paladar originalmente é mais amargo. Sem a presença de doce ou salgado, basta comer um bolo sem açúcar ou uma carne sem sal. Opte por alimentos naturais onde a presença de açúcar é sempre menor.

 

Entre dez brigadeiros ou um pacote de bolacha, opte por uma fruta. Compreender a quantidade de açúcares dos alimentos é essencial para não passar do ponto.

Diminuindo o consumo e acostumando o paladar

Agora que estamos craques no quesito açúcar, existem diversas maneiras de condicionar nosso corpo a querer menos doces. Vamos a nossa última dica: não se trata de cortar tudo, mas de dominar a mente, dando os estímulos corretos ao nosso corpo.

 

O primeiro passo é uma alimentação saudável, rica em proteínas, vitaminas e fibras. O segundo passo é tentar se exercitar diariamente. Exercícios produzem dopamina para o nosso organismo, diminuindo a vontade de comer doces.

 

Em terceiro, descansar bem. O sono é uma tarefa do ser humano como qualquer outra e deve ser programada. Quando descansamos, liberamos serotonina no organismo e diminuímos o cortisol (hormônio do estresse). Tudo isso melhora nosso humor no dia a dia.

 

Note que não basta só colocar adoçantes ou deixar de consumir doces, é todo um processo organizacional em sua vida que fará com que esse produto não seja tão requerido pelo seu corpo. Você verá que na maioria das vezes é a mente que pede.

 

Domine sua mente. Compreenda quando é uma necessidade ou um truque para alimentar o vício. Não esqueça também de beber muita água para melhorar o trabalho das células e consequentemente diminuir a necessidade de energia a todo o tempo.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.