Buscar no Cruzeiro

Buscar

Escova de dentes: Saiba escolher corretamente

14 de Abril de 2022 às 15:30
Senhor Tanquinho [email protected]
médico em dúvida
médico em dúvida (Crédito: freepik)

Saber escolher uma escova de dentes pode parecer simples, mas garantir uma higiene eficaz e proteger as dentições é uma tarefa muito importante.

No mercado atualmente, os fabricantes oferecem uma ampla gama de opções, e pode ser difícil entender se há uma grande diferença entre esses modelos.

Os cuidados de rotina têm um grande impacto na saúde bucal, por isso é importante entender a qualidade da sua escova de dentes, bem como o uso do fio dental, alimentação saudável e visitas regulares ao dentista desde os primeiros meses de vida com um dentista infantil.

Mas, afinal, o que deve ser considerado na hora de escolher? Neste artigo, explicaremos como escolher a melhor escova de dentes para você e como mantê-la para garantir que sua qualidade não seja prejudicada. Continue lendo!

Como escolher uma escova de dentes?

Você já reparou que está na hora de trocar sua escova de dentes, mas não tem certeza de qual comprar? Na hora de escolher, considere alguns fatores importantes para garantir uma higienização eficiente.

Separamos alguns tópicos essenciais como:

  • Formato da escova;
  • Quantidade e textura das cerdas;
  • Anatomia do cabo;
  • Especificidades para cada paciente.

Para auxiliar você, vamos explicar um pouco melhor para você. Confira:

  1. Observe o formato

As escovas são usadas para remover mecanicamente a placa bacteriana das superfícies dos dentes, por isso é ideal limpar um ou dois dentes de cada vez e permitir que o usuário acesse efetivamente todos os dentes, incluindo os dentes no fundo da boca.

Por isso, é ideal escolher uma escova com cabeça pequena e redonda, semelhante a uma escova infantil, pois pode atingir as áreas menores e de difícil acesso, garantindo total higiene.

Ainda falando sobre escovas para crianças, é importante a utilização das mesmas a partir do aparecimento do primeiro dentinho.

O ideal é o acompanhamento de um dentista de bebe para descobrir a quantidade correta de creme dental, além de outros detalhes que farão toda a diferença para evitar cáries e outras doenças bucais na infância.

  1. Preste atenção nas cerdas

Outro ponto importante da escova são as cerdas. Eles são responsáveis ??por remover toda a sujeira dos dentes, como discos bacterianos e restos de comida.

O ideal é que sejam macias e uniformes, com acabamento arredondado, garantindo uma boa limpeza sem machucar as gengivas ou danificar o esmalte.

Dessa maneira, será possível ter melhores resultados em tratamentos odontológicos que você esteja fazendo, como, por exemplo, o planejamento com o dentista especializado em prótese para inserir os implantes dentários.

Escolha uma escova com alta concentração de cerdas por tufo e pontas cônicas. Lembre-se que os modelos mais simples são os mais eficazes para a limpeza dos dentes.

  1. Escolha o cabo certo

Quanto ao cabo, é importante que ele tenha uma boa aderência e permita realizar os movimentos corretamente. As opções de alça ergonômica e de borracha são ideais, pois não escorregam e evitam que você machuque o interior da boca.

Em caso de lesões graves durante a escovação, procure por um dentista 24h e certifique-se de que não é algo ainda mais severo.

  1. Pessoas que usam aparelho ortodôntico precisam de atenção extra

Pessoas com aparelho fixo devem optar por uma escova ortodôntica, que possui cerdas em forma de V que limpam todos os espaços, conseguindo ter melhor aderência entre os braquetes.

É muito comum encontrar recomendações de dentista que cuida da gengiva sobre escovas específicas para quem utiliza o aparelho ortodôntico e, assim, evitar o acúmulo de placas bacterianas e o desenvolvimento de doenças com a gengivite.

Para dispositivos móveis e dentaduras, use uma escova com cerdas mais duras para uma higiene adequada.

  1. Como cuidar das escovas?

Além de escolher o modelo certo, você também precisa cuidar para proteger seus pincéis e mantê-los longe de germes.

Fique atento e certifique-se de não cometer nenhum dos erros listados abaixo.

  1. Nunca compartilhe sua escova

Uma escova de dentes é um item pessoal e não deve ser compartilhada com ninguém, pois pode atuar como uma ponte para bactérias e facilitar a propagação de doenças infecciosas.

O mesmo vale para as famílias que mantêm todas as escovas juntas. Isso não é recomendado porque um objeto pode contaminar outro.

  1. Não deixe a escova em cima da pia do banheiro.

Você já pode imaginar que o banheiro é o pior local para contaminação bacteriana em toda a casa, não é mesmo?

O número de doenças que essas bactérias podem infectar são inúmeras, incluindo periodontite, gengivite, candidíase, cárie dentária, diarreia e até doenças exacerbadas, como doenças cardíacas e pneumonia.

O melhor é guardar os itens fora do banheiro, mas se isso não for possível, guarde-os em um armário fechado, na vertical, longe do vaso sanitário e ventilado com protetor de cerdas perfuradas.

  1. Higienize adequadamente após o uso

Antes e depois da escovação, é importante lavar bem as escovas em água corrente para remover saliva, pasta de dente, restos de comida e bactérias presas nas cerdas.

Para armazenar, retire o excesso de água e adicione enxaguante bucal – deixe agir por alguns minutos.

Os protetores de cerdas ou porta-escovas também precisam ser limpos diariamente para evitar o acúmulo de bactérias. Enxágue esses acessórios em água corrente e use enxaguante bucal para eliminar os micróbios.

Não fique sem trocar sua escova por mais de três meses

É recomendado a troca da escova de dentes pelo menos a cada três meses, ou quando o objeto apresentar sinais de desgaste. Ignorar este conselho tornará sua escovação ineficaz devido às cerdas deformadas e acúmulo de bactérias.

As escovas também devem ser substituídas após doenças como gripe, resfriado e infecção na garganta para garantir que os micróbios causadores de problemas não fiquem presos entre as cerdas.

Agora que você já sabe como escolher uma escova de dentes, lembre-se de procurar escovas com pontas pequenas, arredondadas e cerdas macias que possam alcançar todos os espaços e remover o acúmulo de placa bacteriana sem machucar a gengiva ou desgastar o esmalte.

Além disso, lembre-se de guardá-la em um local correto e fazer a troca a cada três meses ou quando notar sinais de desgaste.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.