Por que o terceiro molar é chamado de siso?
Algumas chamam de terceiro molar, outras de dente do juízo, mas de onde vem o termo siso?
Esse termo provém do latim e pode significar juízo ou prudência. Quando uma pessoa é muito séria, às vezes é chamada de sisuda, por exemplo.
Justamente por serem os últimos dentes a nascer, durante o fim da adolescência e início da fase adulta, ele é popularmente chamado de dente do siso.
Qual a diferença entre molar e o siso?
Os dentes molares são os dentes localizados no fundo da boca. Eles podem ser primeiros molares, segundos molares e terceiros molares.
Temos dois pares de cada um desses molares nos dentes de cima e mais dois pares nos dentes de baixo.
Os terceiros molares são os últimos dentes. A principal diferença entre o terceiro molar para o segundo e o primeiro é que nem todo mundo tem o terceiro molar. Porém, normalmente todos possuem os primeiros e segundos molares.
Por que algumas pessoas não têm o dente do siso?
Cada pessoa pode ter até quatro molares, porém existem pessoas que não desenvolvem nenhum molar durante a vida. Cientistas apontam que isso pode ser explicado através da teoria evolucionista de Charles Darwin.
Na pré-história, nossos ancestrais se alimentavam basicamente de carne crua, sementes e alimentos não cozidos, duros. Os dentes do siso ajudavam na mastigação desses alimentos por serem maiores e mais fortes.
Além disso, eles tinham mais espaço para crescer devido ao tamanho alongado do crânio de nossos ancestrais.
Com o domínio do fogo passamos a cozinhar nossos alimentos, deixando eles mais moles e de fácil digestão.
O domínio da agricultura durante os milênios também levou a seleção de diferentes plantas por diferentes povos ao redor do mundo.
Esse processo tornou plantas difíceis de serem consumidas, como por exemplo o trigo e o milho, em plantas mais saborosas e fáceis de cozer e transformar.
Como estamos mudando radicalmente nosso padrão de alimentação durante os últimos dez mil anos, isso tem influenciado na estrutura de nossa boca, com uma tendência cada vez menor de aparecimento de dentes sisos.
Quando temos que extrair o terceiro molar?
Como vimos, nosso crânio vem diminuindo com o passar dos milênios. Isso tem afetado o espaço que os dentes possuem para entrar em erupção, ou nascer. Geralmente recomenda-se a extração do siso quando:
- Os dentes não tem espaço para se alinhar corretamente;
- Não é possível realizar a limpeza adequada;
- Há chance de reabsorção da raiz do dente vizinho;
- Existem outras doenças instaladas pela dificuldade de limpeza.
Quando ele não erupciona, não chega a ficar visível, esse dente está incluso. É possível que o dente acima dele se desenvolva mais do que deveria, impactando a mordida correta. Nesse caso os dois sisos devem ser retirados, o de cima e o de baixo que são um par.
Quando ele encontra uma barreira, como osso ou mesmo a gengiva e aparece apenas parcialmente, ele é chamado de semi-incluso. Quando isso ocorre pode ser interessante remover os sisos também.
Outro fator que pode ocorrer é o dente estar deitado, dando-se o nome de siso impactado. Nesses casos ele pode afetar o desenvolvimento de alguns dentes e até mesmo absorver a raiz de um dente saudável. Nesses casos também recomenda-se a extração.
Pode ser uma boa escolha utilizar um plano empresarial odontologico caso a empresa que você trabalha forneça esse benefício. Às vezes pode ser necessário remover os quatro dentes, em mais de uma sessão, e isso pode ajudar a economizar no procedimento.
Caso você possua uma empresa, oferecer esse benefício aos funcionários traz bastante valor para a empresa, aumentando a saúde e bem estar dos funcionários, e consequentemente, sua produtividade.
Procure saber mais sobre plano odontologico para cnpj.
O mercado de trabalho tem mudado bastante, e hoje muitas pessoas trabalham por conta, ou acabam abrindo seus próprios negócios.
Para aqueles que atuam como microempreendedor individual, também pode conseguir economizar com procedimentos dentários como a remoção dos sisos.
Hoje o mercado oferece condições especiais para aqueles que buscam um convenio odontologico para mei.
Se na sua micro empresa você tem um funcionário, saiba que também é possível oferecer esse benefício para ele.
Tendo mais opções e incentivo para cuidar de sua saúde, diminui as chances de ocorrer urgências de saúde, comprometendo o comparecimento do funcionário e elevando os custos da empresa. Esse é um dos benefícios do plano dentario para mei.
Para quem é autônomo uma emergência por conta de problemas de saúde pode realmente comprometer bastante a renda, por isso é bom se programar e buscar sempre a prevenção.
Se prevenir, as chances de desenvolver problemas graves diminui bastante, por isso é importante frequentar o dentista e realizar os tratamentos até o final. Um plano odontologico para mei pode ajudar bastante com isso.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.