Buscar no Cruzeiro

Buscar

Whey protein: 5 dicas para escolher com qualidade

10 de Março de 2022 às 11:20
Senhor Tanquinho [email protected]
whey
whey (Crédito: pexels)

Os cuidados com a alimentação e com a saúde do corpo tornaram-se questões de maior importância nos últimos anos, com a expansão de um novo estilo de vida, voltado ao desenvolvimento de um maior empenho físico, com o consumo de nutrientes, como o whey.

 

Um produto alimentício que vem ganhando um destaque cada vez maior na sociedade, com cápsulas, soluções em pó para serem diluídas, barras alimentícias, além de outros formatos estando presentes nas prateleiras de lojas especializadas, assim como em supermercados.

 

Existindo um maior empenho do setor comercial a disponibilizar esse tipo de produto, justamente por causa da procura cada vez maior por parte dos consumidores, que adotam esse nutriente como um elemento essencial da sua dieta alimentar diária.

 

Com a sua lista de compras mensais contendo um novo produto de destaque entre os mantimentos a conquistarem um espaço dentro dessas listas. Com o whey dividindo espaço com as proteínas, verduras  e uma massa de pão congelado, pois ninguém é de ferro.

 

E como o setor comercial trabalha de acordo com as demandas do público, é perceptível também o crescimento de lojas especializadas na venda de produtos naturais, entre outros nutrientes que possam ser consumidos por quem busca cuidar do seu corpo.

 

Ampliando dessa forma a presença do whey nos mais diversos centros comerciais, sendo possível adquirir um mesmo enquanto a pessoa faz um passeio ao shopping, existindo uma série de lojas voltadas a produtos de musculação que trabalham com tais produtos.

 

Criando desta forma um novo setor a ser verificado por uma empresa de inspeção de qualidade, a se certificar de que tais produtos estejam de acordo com o nível de qualificação para a venda, como data de validade e apresentação dos nutrientes presentes.

 

E para entender o motivo do whey ter se tornado um produto de tamanho consumo na sociedade atual, de forma a se tornar conhecido até mesmo por quem não consome esse tipo de material, é importante conhecer as funcionalidades do mesmo.

Afinal, o que é o whey?

Para começar é preciso conhecer o nome completo desse material, chamado então de whey protein. A popularidade do mesmo se tornou tão grande que até mesmo um diminutivo passou a dominar a sua denominação no mercado e na sociedade. Simplesmente whey.

 

Ele se trata de uma proteína do soro do leite, extraída durante o processo de fabricação de queijo. Logo, não é um nutriente indicado para quem busca cuidar do corpo, mas adota um sistema de alimentação vegano.

 

Para esses casos é indicado o veggie protein, um produto suplementar feito à base de proteínas vegetais, presentes nas leguminosas, como feijões e ervilhas, sendo popularmente conhecido como o whey vegano.

 

Uma modalidade que aos poucos vem ganhando seu espaço no mercado, pois mais que no momento conte com um valor muito mais elevado em relação ao whey tradicional, já que tais marcas costumam ser de territórios estrangeiros, utilizando do serviço de exportação.

 

Mas voltando ao whey tradicional, derivado de produtos à base de lactose, a sua maior função está na presença de aminoácidos essenciais, que são rapidamente absorvidos pelo corpo do indivíduo, aumentando dessa forma o processo de aumento de massa muscular. 

 

Agilizando os procedimentos de absorção desses nutrientes, em relação ao consumo direto de alimentos que possuam tais condições proteicas, sendo mais difícil de ter um controle sobre tais nutrientes, se comparados com a disposição dos mesmos no whey protein.

 

Com o consumo do whey estando muito ligado ao universo as atividades físicas, com indivíduos que buscam lidar com a  definição do corpo, junto a sua técnicas de musculação, já que essa proteína auxilia diretamente com a construção de músculos e tecidos.

 

O que por tornar a sua presença quase que obrigatória em ambientes como uma academia de ginástica, junto de purificador de água pequeno, que ajude no processo de hidratação dos alunos de um treinamento de crossfit ou que somente usem os aparelhos desses locais.

 

A existência do whey protein em diversos espaços e setores do mercado é um dos responsáveis pelo crescimento em cima do reconhecimento do público sobre tais produtos. Uma consequência direta da demanda de uma parcela da audiência em cima do nutriente.

O crescimento do whey no mercado

O consumo de whey ter aumentado nos últimos, ou menos o reconhecimento em cima de tal suplemento, se dá principalmente pela expansão do estilo comportamento voltado ao universo fitness, dando uma maior importância ao visual estético do corpo.

 

Com a existência de influenciadores digitais que trabalham específicas com esse assunto, além da expansão das próprias academias. Presentes hoje nos shoppings, nas ruas e em variados centros comerciais, com opções de espaço para melhor receber seus clientes.

 

Aumentado assim também a  ação de outros mercados relacionados, incluindo um distribuidor de produtos químicos, para garantir a limpeza constante desses tipos de espaços, que muitas vezes trabalham com a venda de suplementos, como o whey.

 

Se existe um lado negativo nessa expansão do whey protein no mercado é o fato de que os órgão de legislação ainda não fiscalizam de forma profunda esse tipo de produto. Algo de grande importância, se levarmos em conta o número amplo de marcas no mercado hoje.

 

Essa falta de controle em cima da presença do suplemento no mercado, se dá por causa de restrições da própria Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que coloca os suplementos em pó como materiais isentos de fiscalização.

 

Não ajuda também a inexistência de um laudo de certificação de qualidade, assim como existe para outros produtos ou medicamentos, que envolvam a saúde do ser humano, seja um documento de nível nacional ou internacional.

 

Uma situação que ajuda com o que o whey cresça no mercado de forma irrefreável. O que seria positivo caso existisse algum tipo de fiscalização que garantisse a qualidade geral de todos os produtos a serem comercializados, em diferentes.

 

O que acaba por influenciar na presença crescente desse suplementos nos serviços de entrega, trabalhando com cargas fracionadas ou completas, dependendo do número de produtos a serem transportados, que se destacam também com diferentes sabores.

 

E com tamanha variedade, inclusive com a existência atual de novos formatos, é preciso ter bastante atenção para adquirir o whey que melhor se alinhe aos seus objetivos que motivaram esse consumo em primeiro lugar.

Dicas para comprar o whey adequado

Diante dessa citada variada de produtos nas prateleiras, é comum que o cliente se sinta perdido sobre qual modalidade ou marca seja a mais indicada para si. Existindo algumas características que precisam ser levadas em conta durante essa decisão, tais como:

Seus objetivos em relação ao whey

Um dos motivos pelo qual esse suplemento protéico está crescendo no mercado é por causa da sua amplitude de benefícios, podendo ser usado para uma série de objetivos, entre eles:

 

  • Ganhar massa muscular;
  • Suplemento alimentar;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Perda de gordura, preservando o músculo.

 

E para cada objetivo pode existir uma marca ou modelo específico de whey que pode ser mais útil para o lance de cada um desses propósitos. Fazendo da definição dos seus objetivos em relação aos suplementos uma ação importante para o consumo adequado.

Evitar produtos com muitos aditivos

Para garantir a qualidade de preservação, além da variação nutricional do produto no mercado, é comum que sejam adicionados diversos tipos de conservantes ou então aditivos baseados em diferentes nutrientes e vitaminas na fórmula do whey.

 

Contudo, é indicado consumir a forma mais pura do produto no mercado, sem a presença de tantos aditivos, para que seja possível garantir a real funcionalidade do tal produto.

Atenção ao fornecedor

Diante dessa citada multiplicidade de produtos no mercado, é importante observar a marca escolhida, para que seja garantida a qualidade desse suplemento. Com tal empresa devendo ser reconhecida por sua qualidade de produção no mercado.

 

Tanto pelo renome da empresa em relação aos seus produtos, como na constituição da própria companhia, que lida com a presença de coletor de pó dentro de suas dependências, para garantir o melhor ambiente de produção aos seus funcionários.

Relação custo x benefício

O passo seguinte está relacionado aos custos benéficos, ou seja, a procura por uma marca de valor acessível, mas que conte com um nível de qualidade adequado, que corresponda aos objetivos do consumidor em relação ao whey adquirido.

 

Variação de formatos

Por último é importante saber qual formato de whey é mais benéfico para o seu método de consumo já que além da tradicional solução em pó, o whey hoje pode ser encontrado em formatos de cápsulas, barras de nutrição, entre outros formatos.

 

Junto de todas essas dicas, é importante recorrer sempre ao auxílio de um nutricionista, que o irá ajudar receitando uma quantidade adequada à realidade do seu corpo, para que não haja nenhum tipo de rejeição em relação ao suplemento.

 

Permitindo que o seu sistema interno funcione de maneira adequada, assim como um conector industrial trabalha com a transmissão de energia por entre as máquinas presentes em uma fábrica.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.