05 Ingredientes Fundamentais para os Adeptos da Gastronomia Funcional
Apontamos 5 ingredientes fundamentais para aqueles que buscam alimentação saudável através da gastronomia funcional
Levar sabor à saúde é o que podemos resumir quando o papel da nutrição é levada ao mundo da gastronomia. A esta união podemos defini-la como Gastronomia Funcional que não se resume somente a isso.
A Gastronomia Funcional foca no individualismo bioquímico de cada pessoa. Questões como alergias e intolerâncias alimentares são levadas em conta no prato de determinada pessoa, porém sem abrir mão do sabor, do aroma e dos gostos pessoais.
Enquanto o foco da Gastronomia Tradicional está em levar paladar e o apelo visual na elaboração dos pratos, a Gastronomia Funcional tem o seu apelo em apresentar um prato nutritivo, saudável com texturas e aromas ao indivíduo.
- Gastronomia Tradicional = foco na criação do prato
- Gastronomia Funcional = foco na saúde do indivíduo
Ainda na gastronomia funcional são utilizados os tais chamados alimentos funcionais que contêm propriedades e nutrientes que além de oferecer benefícios à saúde, previnem, combatem e são usados em tratamentos de doenças.
Leitura recomendada: Conheça os cursos de pastelaria grátis em Portugal
As dietas à base de alimentos funcionais ajudam na prevenção de doenças degenerativas, tais como:
- Câncer;
- Diabetes;
- Doenças autoimunes;
- Hipertensão;
- Entre outros.
Para aqueles que querem ser adeptos a uma alimentação saudável, é necessário substituir os alimentos refinados, processados por alimentos integrais e orgânicos. Reduzir o consumo de embutidos, refrigerantes, açúcar e sal por ingestão de água e dieta equilibrada para que os alimentos possam agir de modo correto nos organismos de cada indivíduo.
Abaixo estão listados 5 ingredientes importantes na gastronomia funcional. Lembrando que o consumo de cada ingrediente deve ser feito de modo moderado para que cada alimento aja corretamente no organismo.
1 - FARINHA DE COCO
A farinha de coco vem ganhando destaque a quem busca por um substituto da farinha de trigo. Na gastronomia funcional, este tipo de farinha é aplicado em pães, tortas e bolos diminuindo o índice glicêmico das receitas. Seus benefícios são:
- Rica em fibras: possui 42% de concentração de fibras enquanto que o índice da farinha de trigo é apenas 3%;
- Baixo índice glicêmico;
- Mais proteica que a farinha de milho
2 - MANTEIGA GHEE
A manteiga ghee é uma excelente opção para intolerantes à lactose, bastante aplicada na gastronomia funcional. O que a difere da manteiga tradicional é que a gordura é o único elemento mantido isso porque toda a água, sólidos e toxinas da gordura do leite são removidos ao longo do processo de fabricação.
3 - ÓLEO DE COCO
O óleo de coco é uma ótima opção de gordura boa para os adeptos à alimentação sustentável. Este tipo de óleo não apresenta gordura trans e não perde suas propriedades nutricionais se levado às altas temperaturas. Para a gastronomia funcional, seus principais benefícios são:
- Rico em antioxidantes;
- Auxilia na diminuição do colesterol;
- Possui propriedades anti-inflamatórias.
4 - ADOÇANTES
O uso do açúcar refinado ou do xarope de glucose de milho são itens considerados banidos da gastronomia funcional. O motivo é que praticamente todos os seus nutrientes são perdidos no processo de fabricação. Sem contar que o seu índice glicêmico é altíssimo.
Existem diversas opções mais saudáveis para adoçar receitas, os quais podemos destacar:
- Mel, xarope de ágave e xarope de bordo: uma opção boa se consumido moderadamente. A maior vantagem dessas opções se comparado ao açúcar refinado, é que passam por menos processos químicos em sua fabricação;
- Stevia: de origem vegetal. Ótima opção para substituir os adoçantes comuns;
- Açúcar de coco: Apesar de não ser barato, assim como a farinha de coco, o açúcar de coco é rico em fibras e possui baixo índice glicêmico
- Açúcar mascavo e demerara: assim como o açúcar refinado, estes 2 tipos de açúcar também vem da cana-de-açúcar e por não passarem pelo processo de refinação, eles possuem mais nutrientes e o índice glicêmico é menor;
- Tâmaras: é uma fruta da tamareira, tipo de palmeira, rica em carboidratos, é fonte de fibras, minerais e vitaminas. As tâmaras possuem compostos bioativos com funções antioxidantes que ajudam a prevenir o câncer e diminuir o risco de infartos.
5 - BIOMASSA DE BANANA VERDE
A biomassa de banana verde trata-se de uma polpa de banana verde cozida e processada no liquidificador. É um alimento rico em amido resistente que atua e restabelece toda a flora intestinal e também possui baixo valor calórico. Possui diversos benefícios listados a seguir:
- estimula o crescimento de lactobacilos e outras bactérias na flora intestinal;
- atua no combate ao colesterol;
- diminui a absorção de gorduras e açúcares;
- atua no combate à obesidade;
- ajuda a prevenir o câncer de cólon
Por se tratar de um alimento que dá bastante saciedade no indivíduo, a biomassa de banana verde é muito aplicada em receitas de gastronomia funcional. O seu preparo é fácil e simples de se fazer. Confira a receita abaixo:
Receita de Biomassa de Banana Verde
- Ingredientes:
- 12 bananas verdes inteiras (01 dúzia)
- Modo de Preparo:
- Corte as bananas pela ponta, sem que apareça a polpa e coloque-as dentro da panela de pressão;
- Em seguida, despeje a água fervente sobre as bananas até cobri-las;
- Tampe a panela de pressão e leve ao fogo;
- Assim que a panela de pressão começar a chiar, deixe cozinhar por mais 10 minutos.
- Após 10 minutos, desligue o fogo, deixe as bananas seguirem com o cozimento por mais 20 minutos ou até toda a saída do vapor da panela de pressão;
- Retire a banana cuidadosamente da panela de pressão e em seguida, separe a casca da da polpa da banana;
- Num liquidificador, com as polpas da banana ainda quente, acrescente um pouco de água e processe-os até que a textura da biomassa da banana verde fique cremosa;
- A biomassa de banana verde está pronta para ser servida ou aplicada em receitas;
- Nota 01: O tipo de banana não irá influenciar no resultado da biomassa. Pode ser nanica, maçã, prata, etc;
- Nota 02: O tempo de validade é de 7 dias no refrigerador e de 5 meses no congelador
Outra função da gastronomia funcional é encontrar e instruir o indivíduo a encontrar opções de alimentos substitutos para uma alimentação mais saudável. Confira alguns exemplos:
- Substituir a margarina por azeite de oliva;
- Substituir alimentos embutidos por sardinha ou atum;
- Substituir sucos industrializados por água de coco;
- Substituir biscoitos industrializados por torradas ou pães integrais;
- Substituir barras de cereais por castanhas ou frutas secas.