Buscar no Cruzeiro

Buscar

Pedra nos rins: O que é, sintomas e como se prevenir

18 de Fevereiro de 2022 às 17:40
Senhor Tanquinho [email protected]
pedro nos rins
pedro nos rins (Crédito: pexels)

Os rins são órgãos localizados na lombar, cuja função é filtrar as impurezas do sangue e excretar pela urina, além de manter o equilíbrio de água, sal e outros elementos que ajudam a controlar a pressão arterial, dificultando a pedra nos rins e outros problemas. 

Assim, mantendo um equilíbrio para que o funcionamento do corpo seja feito da maneira ideal, gerando tranquilidade e um ótimo meio para que o corpo possa desempenhar suas funções de forma perfeita.

Entenda como se formam as pedras nos rins

O acúmulo de cristais existentes na urina pode formar as famosas pedras nos rins. Sendo totalmente prejudicial para a saúde e para todo o funcionamento dos órgãos e do corpo, não tendo a segurança biológica necessária.

Pedras nos rins, também conhecidas como cálculo renal, são caroços semelhantes a pedras que podem se formar em qualquer parte do sistema urinário, gerando dores e diversos malefícios para a saúde e para o corpo todo.

Elas podem se desenvolver como resultado de uma dieta rica em proteínas e sódio, bem como a partir do pouco consumo de líquido, o que torna a urina mais concentrada e aumenta a formação de riscos.

Sendo assim, torna-se necessário ter diversos cuidados para que realmente não se tenha esses problemas e todos estes transtornos, ou seja, cuidados prévios que fazem total diferença para a saúde como um todo.

Entre as formas de se cuidar, podemos citar algumas que são muito importantes, por exemplo:

  • Fazer uso de suplemento mineral e vitaminico;
  • Ter uma boa alimentação;
  • Focar em atividades que proporcionam energia e saúde muscular;
  • Consumir vitaminas em geral;
  • Beber muita água.

Ademais, os principais sintomas das pedras nos rins são dor intensa na região lombar que pode limitar os movimentos, dor ao urinar, urina turva e febre acima de 38ºC. Problemas que, ao serem causados, prejudicam todo o andamento e o dia a dia das pessoas.

Ao serem desenvolvidos sinais e sintomas que sugerem cálculos renais, não deixe de consultar um urologista para exame e tratamento ideal. Para que realmente tudo seja feito de forma ideal e totalmente saudável.

Problemas causados e como se prevenir

As pedras nos rins são indiscutivelmente ruins para o funcionamento e andamento do corpo, as possíveis causas de pedras nos rins incluem:

  • Fatores genéticos;
  • Infecção do trato urinário;
  • Supersaturação de sal na urina;
  • Aumento de cálcio, ácido úrico e diminuição de citrato na urina;
  • Distúrbios do metabolismo do ácido úrico ou da paratireóide;
  • Alterações anatômicas;
  • Overdose de diuréticos;
  • Presença de outra doença renal.

Ou seja, ficou claro que uma dieta rica em sódio (sal, refrigerantes e alimentos processados) e baixa ingestão de água também pode contribuir para o desenvolvimento de cálculos renais. 

Para eliminar pequenas pedras nos rins e evitar a formação de outras pedras, é importante beber pelo menos 2,5 litros de água por dia e ficar atento à alimentação, como evitar o excesso de carne e reduzir a ingestão de sal.

Isso ocorre porque o excesso de sódio no organismo pode levar à excreção de cálcio na urina, levando ao acúmulo de pequenos cristais nos rins, o que pode levar aos cálculos em questão.

Assim como a mascara de algodão lavável, ajuda na não propagação de doenças, estes cuidados citados ajudam na não propagação das pedras nos rins, proporcionando hábitos saudáveis que fazem a diferença em todo o processo.

Hábitos estes, que precisam ser levados em conta e devem ser aplicados o mais rápido possível, para que não tenha todos estes problemas e para que uma vida com hábitos mais tranquilos possa fazer parte do dia a dia.

Sintomas das pedras nos rins: conheça os principais

Os sintomas da pedra nos rins ocorrem quando a pedra é muito grande ou passa pelo sistema urinário, causando dor e desconforto, cuja intensidade pode variar dependendo da localização. Entretanto, os principais sintomas de pedras nos rins são:

  • Dor lombar que pode limitar o movimento;
  • Dor nas costas que pode irradiar para a virilha;
  • Urina turva e com sangue em alguns casos;
  • Micção frequente e vontade de urinar com frequência;
  • Dor ao urinar, sendo necessário um teste com coletor de urina
  • Febre acima de 38°C.

Além disso, com as passagens, pelas quais a urina passa, estando bloqueadas, uma pessoa pode, obviamente, não conseguir urinar, aumentando a dor, o desconforto e o risco de infecções do trato urinário como um todo.

Desse modo, causando um desconforto totalmente desagradável, impossibilitando a pessoa em relação a movimentos, causando situações em que seja necessário usar uma cadeira de banho com rodas, por conta de toda a dor que a pessoa sente.

Isso ocorre porque o sódio em excesso no organismo pode causar a excreção de cálcio na urina, levando ao acúmulo de pequenos cristais nos rins, o que pode acarretar em problemas ainda maiores.

Portanto, é importante se ter atenção a todos estes sintomas e estar sempre atento para que não se passe por situações totalmente desconfortáveis e dolorosas, devido a tudo que estas pedras nos rins causam.

Conheça alguns métodos para se prevenir

Muitos casos de cálculos renais podem ser evitados mudando alguns hábitos. Assim, a medida mais importante para prevenir pedras nos rins é beber bastante água. Inclusive, sendo essa uma das principais causas para uma melhora e para evitar estes problemas.

Além disso, é importante ter uma alimentação balanceada e natural para evitar o excesso de proteína e cálcio que aumenta o risco de desenvolver estes cálculos. Ou seja, tendo uma alimentação saudável e hábitos que possibilitam uma vida muito mais agradável.

Portanto, para evitar a formação de vários tipos de pedras, você deve seguir algumas orientações que são bem importantes. Entre as principais, é possível citar as seguintes:

1 - Ingerir mais água

Você precisa beber de pelo menos 2 a 3 litros de água todos os dias. Afinal, a principal causa de pedras nos rins é a desidratação

Também é importante lembrar que a quantidade ideal de água varia de acordo com o peso corporal - e, é necessário dizer que, você deve consumir cerca de 35ml de água por quilo de peso corporal.

2 - Suco de laranja e limão

Beba 1 copo de suco de laranja ou limonada por dia, pois essas frutas são ricas em ácido cítrico, que ao ser ingerido produz um sal chamado citrato, que pode impedir a formação de pedras no organismo.

3 - Evitar o consumo de carboidratos refinados e açúcar

Por exemplo, a ingestão excessiva de carboidratos refinados, como o açúcar branco e a farinha de trigo, pode aumentar a produção de ácido úrico. Assim, sendo prejudicial e trazendo cada vez mais problemas para o dia a dia e para toda a saúde.

Além disso, o excesso desses alimentos pode levar também a quadros de pressão alta.

Desse modo, não acarretando em problemas como as pedras nos rins e problemas de pressão, sendo necessário o uso de aparelho de pressão digital de pulso para este controle.

Veja quais os cuidados a serem tomados

Para confirmar a presença de cálculos renais, deve ser realizada uma avaliação dos sintomas clínicos com um médico de família ou urologista, juntamente com exames complementares, como ultrassonografia, exames de sangue e urina.

Além de identificar os sintomas, para confirmar o diagnóstico, um ou mais dos seguintes testes devem ser realizados, confira:

Exame de sangue

Esse exame é usado para avaliar se os rins estão funcionando adequadamente com base em parâmetros como ácido úrico, cálcio, uréia e creatinina. Sendo necessário a calibração de equipamentos médicos para que se tenha os resultados exatos deste exame.

Teste de urina

A urina deve ser coletada durante um período de 24 horas para avaliar se o corpo está eliminando muito material que favorece a formação das pedras, mostrando possíveis infecções ou pedras pequenas.

Ultrassom dos rins

Esse teste, além de identificar a presença de cálculos, também pode identificar seu número e tamanho, bem como uma inflamação em qualquer órgão. Ou seja, mostrando uma análise completa em todo este processo, facilitando na escolha e métodos de tratamento.

Tomografia computorizada

É importante dizer que esse exame registra várias fotos do corpo em diferentes ângulos para facilitar a distinção e a identificação dos cálculos, mesmo que estejam presentes em tamanhos menores. 

Conseguindo tratar desde o início, facilitando todo o processo para uma recuperação e um tratamento inicial.

Assim, sendo cuidado, de fato, de uma forma mais eficaz e prática, sendo semelhante a outros métodos para um cuidado inicial, como em uma clinica de acupuntura, uma laboratório, entre outros métodos e espaços.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.