Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como o bruxismo pode afetar a sua vida?

26 de Janeiro de 2022 às 11:10
Senhor Tanquinho [email protected]
 Dentistry, healthy lifestyle and illness concept. Portrait of stressed young female suffering from severe pain, holding hand on her cheek and closing eyes, having bad tooth ache while pills don't work
Dentistry, healthy lifestyle and illness concept. Portrait of stressed young female suffering from severe pain, holding hand on her cheek and closing eyes, having bad tooth ache while pills don't work (Crédito: freepik)

Durante a vida podemos desenvolver alguns problemas bucais, como o bruxismo ou gengivite. 

Eles  podem ser oriundos de problemas estruturais na arcada, muitas vezes decorrentes da falta de cuidado com a formação da estrutura na infância, patógenos que podem nos infectar, e até mesmo doenças psicológicas podem ter consequências relacionadas.

É sempre importante tratamentos preventivos, a ida regular a um profissional odontológico pode evitar problemas maiores no futuro, tendo em vista que um diagnóstico precoce permite tratamentos menos invasivos.

Com o acesso facilitado por tratamento dentário e mais informações disponíveis, hoje em dia fica mais fácil identificar os sintomas e buscar por soluções para essa condição. Está em alta, por exemplo, buscas como aparelho para bruxismo onde comprar.

O que é o bruxismo?

O bruxismo é uma doença conhecida por ser uma condição parafuncional, isto quer dizer que ela se define por ações involuntárias, sendo o bruxismo um apertar e ranger de dentes causados pela falta de controle quanto aos músculos mandibulares.

Essa condição pode acontecer em dois momentos, sendo o primeiro a fase diurna caracterizada mais pelo apertar dos dentes, onde a mandíbula se fecha com grande tensão.

Já a segunda fase é a noturna, na qual a pessoa dormindo realiza movimentos mastigatórios, rangendo os dentes e provocando desgastes excessivos, sendo grande parte da causa do uso de faceta dentária para correções estéticas.

Causas do bruxismo

São algumas as condições físicas ou psicológicas que podem levar ao bruxismo, como fatores físicos, podemos citar problemas na articulação temporomandibular, condição que afeta os músculos da mandíbula e podem levar a pressão involuntária nos dentes.

Também uma má formação na arcada dentária pode fazer com que a mordida não seja precisa, causando também este apertar e ranger de dentes.

Entretanto, na grande maioria das vezes, o bruxismo está relacionado a condições psicológicas, como o estresse e a ansiedade.

Essas doenças, devem ser tratadas com um profissional da área, porém, em muitos casos, é necessário um tratamento conjunto, pois uma vez que ela já se estabeleceu e começou a afetar as terminações nervosas problemas como o bruxismo podem ocorrer.

Para evitar que um problema se agrave, é importante estar atento aos sintomas, pois quase todas as doenças, quando percebidas na fase inicial, têm seu tratamento facilitado.

Sintomas do bruxismo

O bruxismo pode ser facilmente identificado pois se caracteriza pelo movimento involuntário de apertar e ranger dentes.

Dentre outras buscas frequentes está o clareamento a laser valor, isso nos mostra que, na maioria das vezes, a pessoa pode ir ao dentista com intuitos apenas estéticos, mas na primeira conversa o profissional pode identificar, através de outros sintomas, doenças como o bruxismo. Esses sintomas podem incluir:

  • Dores na mandíbula;
  • Dor de cabeça;
  • Dor e sensibilidade nos dentes;
  • Impactos na musculatura facial.

Em casos mais graves, quando a busca por ajuda é tardia, é possível que já haja algum desgaste ou quebra dos dentes e em piores casos amolecimento e perda dentária.

Tratamentos

Se a condição que levar o desenvolvimento do bruxismo for física, alguns tratamentos podem ser propostos, como a correção da arcada dentária, através do uso, por exemplo, de aparelho dentário móvel, devolvendo a arcada uma estrutura mais confortável em relação ao posicionamento normal da mordida.

Entretanto, como no geral a condição está relacionada a parte psicológica, é preciso que haja um acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra se for o caso, pois a origem deve ser tratada.

De forma paliativa, é necessário o acompanhamento odontológico também, para que intervenções sejam realizadas, a fim de diminuir os impactos causados enquanto houver a condição involuntária.

Aumentaram as buscas por aparelho para bruxismo valor, que se trata de um procedimento muito eficaz nesses casos.

Pois é um aparelho de acrílico com o formato exato da mordida do paciente. Isso evita que os dentes se encaixem uns nos outros e causem desgastes e quebras.

Se o bruxismo for apenas noturno, é necessário usar a placa para dormir apenas, entretanto se ela ocorre durante o dia também, é preciso que se use ela durante a maior parte do tempo, pois o corpo vai se acostumando com aquela nova posição de forma natural, acostumando a mandíbula a ficar em uma posição mais confortável.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.