Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mixer para que serve: suas vantagens e muito mais!

Está pensando em comprar um mixer? Saiba tudo sobre esse eletroportátil que irá facilitar a sua vida!

25 de Janeiro de 2022 às 18:15
Senhor Tanquinho [email protected]
mixer
mixer (Crédito: flickr)

Mixer para que serve: suas vantagens e muito mais!

Está pensando em comprar um mixer? Saiba tudo sobre esse eletroportátil que irá facilitar a sua vida!

Descubra como um mixer pode facilitar seu dia!

Muitas pessoas acreditam que o mixer serve apenas para substituir o uso do liquidificador em alguns preparos e receitas. Mas muito pelo contrário do que muitos pensam, existem algumas tarefas que pedem o uso exclusivo de um liquidificador, enquanto existem outras que pedem o uso exclusivo de um mixer. 

Esse eletroportátil foi criado principalmente para aquelas pessoas que buscam praticidade e conforto no seu dia a dia. Pois, esse aparelho pode ser mais simples de usar, limpar e até mesmo transportar para outros locais do que muitas pessoas imaginam.

No artigo de hoje iremos desmistificar tudo sobre o mixer, para que ele serve, suas vantagens e diferenças com outros eletroportáteis. Além disso, ensinaremos tudo sobre como utilizar esse aparelho da maneira correta. Você pode conferir isso e muito mais logo abaixo!

Sobre o mixer

Se você ainda tem dúvidas sobre o que é um mixer, suas vantagens e diferenças com outros eletroportáteis, você está no lugar certo. Confira agora tudo isso e tire todas as suas dúvidas de uma só vez.

O que é o mixer?

O mixer é um aparelho utilizado em cozinhas profissionais desde a década de 60. Duas décadas depois o eletro portátil foi adaptado para o uso doméstico e desde então é o companheiro de muita gente na cozinha. 

Esse eletroportátil é fino e comprido, e conta com algumas lâminas na sua base que são geralmente utilizadas para moer, triturar e misturar alimentos. A sua função é semelhante ao do liquidificador, mas em alguns preparos esse aparelho pode dar melhores resultados.

Para que serve o mixer?

O mixer pode ser utilizado em quase todos os mesmos preparos que o liquidificador, desde que em pequenas quantidades. Esse objeto é útil principalmente para aquelas pessoas que desejam fazer porções pequenas de algum tipo de alimento. 

Além disso, com o mixer você consegue incorporar mais ar no seu preparo. Então se você precisa fazer algo cremoso ou com maior quantidade de espuma é preferível dar prioridade ao seu mixer. Alguns exemplos de preparos desse tipo são os sorvetes, os milk shakes ou até mesmo suflês.

Quais são as vantagens de ter um mixer?

O mixer é um acessório que passou a ser muito utilizado nas cozinhas domésticas nos últimos anos. O principal motivo para isso ter acontecido são as inúmeras vantagens que um mixer proporciona. Algumas delas são o preparo mais rápido de alimentos, facilidade na hora de limpar, praticidade e boa execução de porções pequenas.

O mixer é conhecido por incorporar mais ar em suas misturas, por isso são ótimos para quem deseja um bolo fofinho, um milk shake bem feito ou um suflê de tirar o fôlego.

Diferenças entre mixer e liquidificador

Muitas pessoas comparam o uso do liquidificador e do mixer, seja para escolher um desses dois para a sua cozinha, ou apenas para saber o que usar em um preparo específico. O liquidificador é um velho conhecido das famílias brasileiras que serve para fazer sucos, caldos, bolos e uma variedade de preparos. Eles são maiores e ocupam mais espaço. Veja também os 10 melhores liquidificadores de 2022!

O mixer, em contrapartida, é um pontapé inicial em muitas cozinhas brasileiras, por isso é comum que as pessoas fiquem confusas sobre como usar esse aparelho. Entretanto, o mesmo traz mais praticidade para quem deseja levar o aparelho no dia a dia, o valor costuma ser mais baixo e faz menos sujeiras para pequenos preparos.

Diferenças entre mixer e processador

Outra dúvida muito comum costuma ser a diferença entre o mixer e um processador. O processador, como o próprio nome já diz, serve para processar os alimentos. Assim, ele pode ter uma capacidade e potência mais elevada. Entretanto, é possível ainda achar no mercado atual alguns modelos de mixer com mini processador embutido. 

O processador é ideal para preparos maiores e trituração de alimentos mais duros e de difícil manejo, como, por exemplo, para moer peças de carnes, fatiar legumes que estejam crus e até mesmo preparar molhos mais pesados com acréscimo de carnes e queijos. Caso esteja pensando em adquirir um processador para a sua cozinha, não deixe de conferir os 10 melhores processadores de alimentos de 2022!

 

Dicas para usar o mixer

Se você ainda tem dúvidas sobre como utilizar esse objeto tão dinâmico na cozinha, saiba que existem algumas dicas essenciais sobre como utilizar o aparelho que pode facilitar muito o seu uso. Confira agora as melhores dicas que farão toda a diferença!

Como segurar o mixer

Na hora de utilizar o mixer a forma como você segura o mesmo pode fazer toda a diferença para o seu preparo. Além disso, segurar o eletro portátil da maneira correta pode evitar possíveis acidentes. 

Para segurar o seu mixer de forma correta você pode pressionar o botão de ligar com o polegar ou o dedo indicador. O mixer deve estar posicionado a 90 graus, podendo ser feitas pequenas inclinações. Os mixer que possuem um corpo com diâmetro menor costumam ser mais fáceis de posicionar e consequentemente de utilizar. Além disso, se for escolher um mixer de mão, saiba que existem diversos modelos e tamanhos no mercado, e nem todos os produtos são confortáveis e fáceis de manusear, portanto, não deixe de conferir os 10 melhores mixers de mão de 2022 e escolha a opção ideal para a sua receita.

A altura ideal para deixar dentro do recipiente

Muitos mixers podem deixar de funcionar rapidamente por mau uso e isso inclui não saber a altura ideal para deixar o mixer no recipiente. 

Se o mixer estiver muito acima do indicado isso irá reduzir a sua eficácia e muitos alimentos podem não ser completamente misturados ou triturados, além de causar uma enorme sujeira. Porém, se o mixer estiver muito abaixo da posição indicada isso pode acarretar raladuras ou mesmo quebra do recipiente além de redução de potência do mixer.

Tenha cuidado ao manipular as lâminas

As lâminas são materiais muito perigosos na cozinha, por isso, na hora de manipulá-las todo o cuidado é pouco. Como no mixer as lâminas ficam expostas é sempre bom lembrar de deixá-las longe das suas mãos ou do seu corpo. 

Na hora de realizar a limpeza, lembre-se de retirar o cabo de alimentação para ter certeza que o eletroportátil não ligará enquanto você está com o equipamento nas mãos.

Adquira um mixer e agilize seus processos na cozinha!

Um mixer pode ser muito prático para pequenos preparos na cozinha ou para pequenas porções. Se você mora sozinho ou apenas com mais uma pessoa, essa aquisição vai te fazer muito bem. Se você tem uma vida corrida ou precisa de praticidade no dia a dia também.

Utilizando esse aparelho da maneira correta você pode otimizar o seu tempo preparando, sucos, caldos, sopas, smoothies ou até mesmo massas para bolo. Basta adquirir o seu e colocar a criatividade para funcionar.

Após ler esse artigo, você já sabe tudo o que precisa saber sobre um mixer, suas diferenças quando comparado a um liquidificador ou a um processador e como usar esse aparelho da maneira correta e sem causar acidentes. O próximo passo é adquirir um mixer para agilizar os seus processos na cozinha.