Buscar no Cruzeiro

Buscar

Por que é importante ficar atento a doenças intestinais?

Podem afetar seu dia-a-dia

20 de Janeiro de 2022 às 11:51
Senhor Tanquinho [email protected]
fodmaps
fodmaps (Crédito: pexels)

Definição & Fatos

A síndrome do intestino irritável (SII) é um grupo de sintomas que ocorrem juntos, incluindo dor repetida no abdômen e alterações nos movimentos intestinais, que podem ser diarreia, constipação ou ambos.  Você acha que tem esses sintomas sem nenhum sinal visível de dano ou doença em seu trato digestivo? Os médicos não têm certeza do que causa a SII.

Algumas pessoas podem administrar os sintomas com o controle de dieta, estilo de vida e estresse. Outras precisam de medicação e terapia.

Só no Brasil, são pouco mais de 2 milhões de casos por ano. O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura:

  • Requer um diagnóstico médico.
  • Raramente requer exames laboratoriais ou de imagem.
  • É um problema crônico que pode durar anos ou a vida inteira.

Diagnóstico

Para diagnosticar a síndrome do intestino irritável (SII), os médicos revisam seus sintomas e seu histórico médico e familiar e realizam um exame físico. Seu médico procurará um determinado padrão em seus sintomas. Em alguns casos, os médicos podem solicitar exames para descartar outros problemas de saúde.

Tratamento

Os médicos podem tratar a síndrome do intestino irritável (SII) recomendando mudanças no que você come e outras mudanças no estilo de vida, medicamentos, probióticos e terapias de saúde mental. 

Você pode ter que tentar alguns tratamentos para ver o que funciona melhor para você. Seu médico pode ajudá-lo a encontrar o plano de tratamento certo. Pode ser de grande ajuda uma orientação psicológica especializada.

Alimentação, Dieta e Nutrição

Seu médico pode recomendar mudanças em sua dieta para ajudar a tratar os sintomas da síndrome do intestino irritável. 

As mudanças podem incluir comer mais fibras, evitar glúten ou seguir uma dieta especial chamada dieta baixa em FODMAP. Diferentes mudanças podem ajudar diferentes pessoas com SII.

O que é diverticulose?

A diverticulose é uma condição que se desenvolve quando bolsas (divertículos) se formam na parede do cólon (intestino grosso). Essas bolsas são geralmente muito pequenas (5 a 10 milímetros) de diâmetro, mas podem ser maiores.

É comum em pessoas com mais de 40 anos de idade. Geralmente, não há sintomas, a menos que os divertículos inflamem ou sejam infectados (diverticulite), o que pode resultar em febre e dor abdominal.

Em geral, não é necessário tratamento, a menos que haja inflamação (diverticulite):

  •  O tratamento pode ajudar, mas essa doença não tem cura
  •  Requer um diagnóstico médico
  •  Sempre requer exames laboratoriais ou de imagem
  • Crônico: pode durar anos ou a vida inteira

 

Na diverticulose, as bolsas na parede do cólon não causam sintomas. A diverticulose pode não ser descoberta a menos que ocorram sintomas, como na doença diverticular dolorosa ou na diverticulite. Cerca de 80 em cada 100 pessoas que têm diverticulose nunca desenvolvem diverticulite. Em muitos casos, a diverticulose é descoberta apenas quando são feitos exames para encontrar a causa de um problema médico diferente ou durante um exame de triagem.

O que causa a diverticulose?

A razão pela qual as bolsas (divertículos) se formam na parede do cólon não é completamente compreendida. Os médicos acham que os divertículos se formam quando a alta pressão dentro do cólon empurra pontos fracos na parede do cólon.

Normalmente, uma dieta com fibra adequada (também chamada de volumoso) produz fezes volumosas e podem se mover facilmente pelo cólon. Se uma dieta é pobre em fibras, o cólon deve exercer mais pressão do que o normal para mover fezes pequenas e duras. Uma dieta pobre em fibras também pode aumentar o tempo que as fezes permanecem no intestino, aumentando a pressão alta.

As bolsas podem se formar quando a alta pressão empurra pontos fracos no cólon, onde os vasos sanguíneos passam pela camada muscular da parede intestinal para fornecer sangue à parede interna.

 Quais são os sintomas?

A maioria das pessoas não apresenta sintomas. Você pode ter tido diverticulose por anos no momento em que os sintomas ocorrem (se ocorrerem). Com o tempo, algumas pessoas contraem uma infecção nas bolsas (diverticulite). Para mais informações, consulte o tópico Diverticulite.

Seu médico pode usar o termo doença diverticular dolorosa. É provável que a doença diverticular dolorosa seja causada pela síndrome do intestino irritável (SII). Os sintomas incluem diarreia e dor abdominal (barriga), sem febre ou outro sinal de infecção. Para obter informações sobre os sintomas da SII, consulte o tópico Síndrome do Intestino Irritável (SII).

 Como a diverticulose é diagnosticada?

Em muitos casos, a diverticulose é descoberta apenas quando exames, como uma radiografia ou uma colonoscopia, são feitos para encontrar a causa de um problema médico diferente ou durante um exame de triagem.

Como é tratado?

A melhor maneira de tratar a diverticulose é evitar a constipação. Aqui estão algumas ideias:

  • Inclua frutas, legumes, carnes e ovos em sua dieta todos os dias. Esses alimentos são ricos em fibras;
  • Beba bastante líquido, o suficiente para que sua urina fique amarela clara ou clara como água;
  • Faça algum exercício todos os dias. Tente fazer atividade moderada pelo menos 2 horas e meia por semana. Ou tente fazer atividade vigorosa pelo menos 1 ¼ horas por semana. Não há problema em ser ativo em blocos de 10 minutos ou mais ao longo do dia e da semana;
  • Tome um suplemento de fibra, como Citrucel ou Metamucil, todos os dias, se necessário. Leia e siga todas as instruções do rótulo;
  • Agende um horário todos os dias para evacuar. Ter uma rotina diária pode ajudar. Tome seu tempo e não se esforce quando estiver evacuando;

 Este tratamento pode ajudar a reduzir a formação de novas bolsas (divertículos) e diminuir o risco de diverticulite.

A diverticulose pode ser prevenida?

Comer uma dieta rica em fibras, ingerir bastante líquido e se exercitar regularmente pode ajudar a prevenir a diverticulose. Procure o suporte médico especializado.

Ainda, uma má alimentação pode ocasionar problemas cardiovasculares, o que por sua vez provoca disfunção erétil. Agora se você está se perguntando se está com disfunção erétil e qual médico procurar, a resposta pode estar nos médicos especializados em sexualidade! Então, que tal realizar uma consulta com urologista online?