Como vencer a preguiça e começar a treinar
Dicas como estabelecer metas e treinar com um amigo podem ajudar a manter os hábitos na academia.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Ipsos sobre condicionamento físico em 29 países, mais de 30% da população no Brasil não pratica qualquer atividade física, dando ao país a segunda posição no ranking de sedentarismo. Dentre os principais motivos que atrapalham a prática de exercícios dos brasileiros está a preguiça e a indisposição.
Criar o hábito de treinar pode ser desafiador para muitas pessoas, principalmente para quem está começando. Entender o funcionamento da academia e saber como fazer musculação são ações essenciais nesta etapa.
É preciso ter força de vontade e persistência para vencer a preguiça, principalmente considerando as inúmeras vantagens que a prática de atividade física pode trazer para a saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, a lista de benefícios inclui tanto a redução do risco de desenvolver doenças associadas ao excesso de peso quanto a diminuição de condições associadas à saúde mental.
Estabelecer metas, elaborar uma rotina, treinar com amigos e até mesmo montar uma playlist específica podem ser boas opções para driblar a preguiça e inserir um programa de exercícios como parte dos hábitos do dia a dia.
Estabeleça metas
O primeiro passo para se manter inspirado a fazer exercícios é pensar na motivação por trás da prática. Os treinos são pela saúde, para perder gordura, ganhar massa magra ou melhorar o condicionamento físico? Para vencer a indisposição, a possibilidade de ganho deve ser sempre maior do que as desculpas e justificativas para não malhar.
Também é interessante estabelecer metas, no entanto, elas precisam ser realistas, afinal os resultados não aparecem da noite para o dia. Defina objetivos atingíveis relacionados ao exercício físico escolhido, como incluir mais repetições ou peso no treino a cada nova semana.
Uma dica que pode ajudar a trazer mais motivação é contratar um personal trainer para acompanhar a rotina de exercícios na academia. Ele poderá esclarecer dúvidas, montar uma programação específica para musculação feminina ou masculina e incentivar durante os treinos.
Elabore uma rotina
Enquanto para muitas pessoas a rotina pode ser algo negativo, para quem deseja manter os hábitos saudáveis ela pode ser uma grande aliada. A principal dica é estabelecer um horário fixo do dia para realizar as atividades físicas. Pense no período do dia em que há mais disposição e reserve-o para os treinos.
Na maioria das vezes, quando não existe um horário específico para o treino, a preguiça aparece e se une à clássica desculpa “mais tarde eu vou”. O que acontece é que esse “mais tarde” é sempre adiado e a malhação vai ficando para depois.
Monte uma playlist para os treinos
A música é um importante ingrediente para levantar o astral e animar. Ela pode ser, inclusive, uma mão amiga para quem precisa de mais motivação para treinar. Além disso, fazer atividades físicas ouvindo música ajuda a fazer o tempo passar mais rápido.
A dica é selecionar as canções favoritas que de preferência sejam animadas e criar a playlist ideal. A ideia vale para todos os gêneros musicais, o que importa é a sensação que a música transmite.
Organize os itens do treino no dia anterior
Para quem treina de manhã cedo, deixar para organizar roupas e acessórios antes de ir pode ser decisivo para sentir preguiça. O ideal é separar todos os itens que serão usados no treino na noite anterior, dessa forma, é possível poupar minutos de sono e ainda não correr risco de esquecer nada.
Já para quem treina a noite ou depois do trabalho, separar os itens com antecedência também pode ser uma boa pedida, principalmente para quem usa a desculpa de que não irá aos treinos, pois não teve tempo de se organizar.
Treine com um amigo
Ter com quem praticar as atividades físicas pode ser o impulso necessário para dar mais motivação para o dia a dia. Com uma companhia é possível compartilhar objetivos dos novos hábitos saudáveis e celebrar conquistas.
Além disso, marcar de ir treinar com um familiar, amigo ou colega de trabalho pode ajudar a evitar desculpas esfarrapadas, ao saber que deixará aquela pessoa esperando. Uma dica para manter ambos motivados na nova rotina é criar uma prenda para o primeiro que faltar no treino, como pagar o café ou até mesmo o lanche no chamado “dia do lixo”.