Buscar no Cruzeiro

Buscar

10 dicas para começar a meditar com qualidade

17 de Janeiro de 2022 às 17:05
Senhor Tanquinho [email protected]
meditação
meditação (Crédito: google)

Muitas pessoas possuem algumas válvulas de escape para conseguir lidar com os dias corridos e estressantes de nossas vidas. O trabalho, contas, problemas pessoais e a dinâmica do dia a dia pode ser bastante difícil de lidar e meditar é uma ótima solução.

Pensando nisso, o texto de hoje irá abordar algumas dicas para que você comece a meditar com qualidade, entendendo melhor o passo a passo, os benefícios e as vantagens que a meditação oferece, além do impacto que ela causa em nosso dia a dia.

Pense em tudo que sabe sobre meditação: as posições super difíceis que parecem ergonomicamente impossíveis, o cheiro de incenso e as velas acesas no local, aquela roupa super específica que estamos acostumados a ver em filmes. Pois bem, esqueça de tudo isso.

Desde o diretor de uma empresa de comando e sinalização até a dona de casa após um dia estressante, todos podem fazer meditação, sendo inclusive muito indicado por diversos profissionais da área da saúde, ajudando a manter em paz o corpo, a mente e o espírito.

Diferente do que muitos pensam, a meditação não tem ligação com práticas religiosas, embora algumas como o próprio Budismo, pratique-a. 

Porém, a ideia principal da meditação é fazer com que você consiga relaxar e conectar o seu corpo com a sua mente, fazendo com que tenha um dia melhor e até consiga prosperar em seu trabalho de venda de detector de oxigênio.

Não apenas incentivado por pessoas e profissionais da área de saúde, facilmente pode ser encontrado tutoriais e dicas na internet de como começar a meditar, quais as principais tendências de meditação do mercado atualmente e qual o jeito certo, se é que existe, de realizar tais ações.

Outro ponto que é importante mencionar é que, muitas pessoas acreditam que a meditação serve apenas como prática ou tradição oriental, porém isso é um grande engano. 

A meditação é para todos, mas é necessário estar disposto a aprendê-la para que a mesma funcione.

Sendo assim, independente se você utiliza lubrificante spray ou se é a primeira vez meditando, confira os tópicos a seguir onde o tema será melhor abordado e explorado, mostrando na prática os benefícios e as dicas de se meditar.

Começando a meditar

Antes de mais nada, é importante entender que existem vários tipos de meditação e você pode pesquisar e se especializar ou simplesmente preferir algumas em específico, porém, o texto de hoje abordará a conhecida mindfulness, conhecida também como meditação da atenção plena.

Alguns exemplos de meditação, independente se você utiliza ou não óleos lubrificantes no processo, são:

  • Metta;
  • Zazen;
  • Yoga
  • Mindfulness;
  • Transcendental;
  • Tonglen.

Claro que cada uma possui a sua peculiaridade e diferenças, mas, confira agora 10 dicas para te orientar a começar a praticar a meditação Mindfulness, sendo o pontapé inicial para uma vida muito melhor, mais calma e tranquila.

  1. Crie imersão

Meditar ao som de televisão, smartphones ou rádio é uma péssima decisão e fará com que você não consiga sentir ou usufruir da experiência completa. 

Se está esperando uma ligação importante ou aguardando o cliente confirmar a compra de um climatizador evaporativo, por exemplo, busque por um momento mais tranquilo.

Em outras palavras, se prepare para o momento de meditação, coloque roupas que se sinta mais confortável, deixe uma música ambiente que não tire a sua concentração, caso prefira diminua a luz. Ou seja, fique o mais à vontade possível.

  1. Marque na sua agenda os horários da meditação

Você não precisa realmente marcar como se fosse algo urgente, mas para que seja efetiva e traga bons resultados, é preciso ter uma certa periodicidade ou ao menos um tempo fixo onde será dedicada toda a sua atenção aquela tarefa.

Não estamos dizendo que você precisa meditar todos os dias, mais umas duas a três vezes na semana seria bem interessante, desde que o tempo seja respeitado. 

Assim como é preciso foco em seu trabalho de compra e venda de manta filtrante, também é preciso relaxar e saber ter disciplina na meditação.

  1. Utilize um despertador ou cronômetro

O período de meditação é muito pessoal. As sessões podem durar de 5 minutos até 30 minutos, dependendo da disponibilidade e vontade de cada um, porém, às vezes apenas com 10 você já estará se sentindo confortável e satisfeito.

Para não ser interrompido pelos seus pensamentos sobre quanto tempo ainda falta para acabar, programe um despertador e cronômetro, dessa forma, o mesmo te avisará quando o tempo acabar, não prejudicando o restante do seu dia.

  1. A respiração é importante

Assim como o papel filtro é de suma importância para algumas empresas, a respiração é vital para a meditação. Ela irá conduzir e direcionar o pensamento, além de acalmar os ânimos e deixar o corpo e a mente abertos e tranquilos.

Respire profundamente, sinta o ar passando pelas suas narinas e deixe o mesmo preencher o seu pulmão. Busque soltar o ar de forma lenta e sinta ele se esvaindo e deixando o seu ser, trazendo o foco e boas lembranças, pensamentos e emoções.

  1. Sua posição importa

Para que a meditação funcione é preciso que você esteja confortável, e por isso a sua posição no momento é de suma importância para que tudo se encaixe e funcione, ajudando a sua imersão e concentração, além do foco naquele instante.

Alguns gostam de fazer deitados, mas isso pode te causar sono, portanto, a posição indicada é sentado com as pernas cruzadas, podendo se sentar sob uma almofada no chão, ou até mesmo em um colchão. Apenas escolha o que for melhor para você.

  1. Faça um escâner do corpo

Assim como os profissionais pensam em um engate rápido quando estão focados em seu trabalho, quando se está meditando pense no seu corpo e no tipo de energia que deseja que ele sinta e absorva.

Utilize sua respiração e direcione seu pensamento através do seu corpo, pensando desde o couro cabeludo, se demorando um tempo nele, e depois vá descendo. 

Passe pelos olhos, nariz, boca, ombros, braços, peito, barriga e assim sucessivamente. Quanto mais lento e focado o processo for, melhor e mais calmo você se sentirá.

  1. Pense em coisas boas

Sabemos que é impossível deixar conscientemente a mente toda em branco, sem pensamentos. Porém, é possível atrair boas energias e pensamentos ao se concentrar em bons sentimentos. Com toda certeza eles farão toda a diferença durante a sua meditação.

  1. Faça a meditação guiada

A meditação guiada é aquele onde fazemos movimentos guiados pela voz de um instrutor, deixando ser guiado pela narrativa que o mesmo faz, realizando sons e outros comandos que o mesmo faz, ajudando e muito ao longo do processo, principalmente iniciantes.

  1. Utilize a internet a seu favor

A internet está cheia de conteúdo interessante e que pode ser muito bem-vindo ao longo do seu processo de meditação, precisando apenas de alguns cliques e um interesse genuíno para que ela seja funcional.

Você pode buscar vídeos de instrutores que te guiam ao longo da meditação ou estilos diferentes que podem melhor te representar. 

Pode buscar técnicas de respiração e de posicionamento mais interessantes e versáteis. O mundo todo está praticamente na palma de sua mão.

  1. Deixe o coração aberto

É bem comum que, principalmente no começo, tenhamos um certo preconceito e nos reservamos ao que a meditação pode nos proporcionar, achando aquele momento bobo, indiferente ou até mesmo desnecessário, não conseguindo nos livrar desse pensamento.

Para tal, é importante que você esteja de coração e mente abertas, afinal, nada acontece caso você realmente não queira. 

A meditação é um processo que lhe trará calma, tranquilidade e diminuirá seu nível de estresse, portanto, é preciso plantar bem esses conceitos, para que a sua colheita seja muito melhor e mais prazerosa.

Considerações Finais

Hoje, conseguimos entender e ver como a meditação pode impactar e melhorar muito o nosso dia a dia, sendo essencial para manter a calma e a tranquilidade necessária para enfrentar dias tempestuosos, principalmente quando colocadas em práticas as dicas oferecidas ao longo do texto.

Uma das maiores vantagens de se ter uma rotina de meditação é a forma como a sua mente e seu corpo reagem ao dia a dia, estando muito mais tranquilos e calmos, ajudando você a tomar decisões e a ver o mundo de uma maneira diferente.

Em outras palavras, ela proporciona um autoconhecimento de você que muito dificilmente seria alcançado de outras maneiras, afinal, durante aquele curto intervalo de tempo, é somente você consigo mesmo, sem interrupções.

Portanto, comece agora mesmo a meditar e usufrua de todos esses benefícios e perceba o bem que ela pode fazer a você.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.