Buscar no Cruzeiro

Buscar

5 dicas para começar o ano com o rosto mais saudável

12 de Janeiro de 2022 às 12:36
Senhor Tanquinho [email protected]
saúde pele
saúde pele (Crédito: pixabay)

O começo do ano costuma ser marcado por uma série de promessas, sendo as principais relacionadas com dietas e exercícios físicos. Mas e a pele do rosto? Assim como o restante do corpo, essa parte merece uma atenção especial, até porque é o cartão de visitas de qualquer pessoa.

 

Por esse motivo, neste artigo você verá algumas dicas do que pode fazer para manter a pele facial mais saudável e atraente. Veja só!

 

 

Conheça o seu tipo de pele

Por mais que as pessoas tenham características em comum, cada pele é única. Isso explica por que um produto pode servir para uma mulher e não para a sua amiga.

 

Há indivíduos com o rosto mais seco e até quem tenha ele misto, ou seja, em algumas partes mais seco e em outras mais oleoso. Atualmente, grande parte das marcas trabalha de maneira individualizada, por entender que é isso que garante os resultados.

 

De acordo com esta Revista da Natura, que é uma das principais marcas brasileiras de cosméticos, existem hidratantes próprios para pele normal e seca, e outro para pele mista e oleosa. No caso dos rostos mais oleosos, o produto garante um efeito matte, para que a pessoa fique com a pele mais sequinha e aspecto natural.

 

Esse aspecto da pele não interfere apenas no efeito do produto, mas na composição em si. No caso da pele seca, a vitamina B3 é uma grande aliada, pois aumenta a produção do sebo. Isso explica, por exemplo, por que um dos principais cremes para pele seca da Body Shop possui o nutriente na fórmula, já que o intuito é garantir uma hidratação mais profunda.

 

 

Utilize protetor solar

Engana-se quem acredita que o protetor solar só deve ser usado para ficar na praia e na piscina. Esse utensílio é necessário durante todo o ano, inclusive nos meses em que não é possível ver a luz solar.

 

Para quem deseja praticidade, e não quer usar mais um produto todos os dias, vale optar por um hidratante que tenha fator de proteção. Muitos cosméticos possuem 15 ou 30 FPS. Porém, isso só é válido para o dia a dia. Nas estações mais quentes, quando houver uma maior exposição solar, quem tem a pele mais clara deve usar um protetor mais forte.

 

 

 

 

Hidrate-se de dentro para fora

De nada adianta usar um bom hidratante se não consumir o mínimo de água. De acordo com informações atualizadas do UOL, o ideal é beber 35 ml por kilo. Dessa forma, quem pesa 55 kg deve consumir cerca de 1,9 litros por dia.

 

Vale notar ainda que é interessante adicionar alimentos que possuem bastante água. Melância, melão, abobrinha e pepino são ótimos exemplos. Além de ajudar na hidratação, eles são ricos em nutrientes que deixam a pele mais saudável e bonita.

 

 

 

 

Faça limpezas com especialistas

Tirar acnes por conta própria pode parecer uma boa ideia, mas pode lesionar a pele e não deixá-la bonita no médio prazo. Por isso, quem possui cravos, espinhas ou outras imperfeições deve procurar um especialista para realizar o tratamento correto.

 

Além do mais, eventualmente, é interessante realizar limpezas com profissionais. Eles podem avaliar quais são os produtos mais adequados para uma higienização profunda e sem riscos.

 

 

 

Evite o estresse

Quem nunca ouviu dizer que se acalmar é a chave para ficar mais atraente? Embora seja um dito popular, ele tem bastante verdade. Afinal, pessoas estressadas tendem a dormir mal e, consequentemente, prejudicar todo o organismo, incluindo a pele do rosto.

 

Ainda que não seja tão simples acalmar o estágio de calmaria, vale a pena adicionar esse ponto como uma meta para o ano. Terapia, exercícios físicos, yoga e contato com a natureza são recursos que podem ajudar a desacelerar e diminuir o estresse do dia a dia.

 

Como se percebe, é possível colocar em prática o plano para ter a pele mais saudável este ano. Porém, algumas mudanças de hábito precisam ser feitas, incluindo o uso diário de protetor solar e até evitar o estresse.