Buscar no Cruzeiro

Buscar

5 atividades para inserir no seu dia a dia e ter mais qualidade de vida

11 de Dezembro de 2021 às 12:45
Senhor Tanquinho [email protected]
qualidade de vida
qualidade de vida (Crédito: pexels)

Você já pensou em buscar por algumas atividades para inserir no seu dia a dia e ter mais qualidade de vida? Se não, é importante começar a considerar essa possibilidade. Afinal de contas, o nosso bem-estar físico e mental depende muito daquilo que fazemos na nossa rotina e no nosso cotidiano. Dessa forma, conhecer algumas atividades positivas ajuda a melhorar a nossa vida no geral.

Mas quais atividades inserir em nosso dia a dia para ter mais qualidade de vida? Essa é uma questão difícil de responder, pois cada um tem uma rotina e pode absorver mais ou menos atividades. Por exemplo, quem tem um trabalho mais de escritório, sentado, pode ter mais tempo e energia para começar a correr ou caminhar, enquanto pessoas com um trabalho físico podem se beneficiar de outro tipo de atividade.

Quer ver algumas atividades para inserir no seu dia a dia e ter mais qualidade de vida? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 atividades para inserir no seu dia a dia e ter mais qualidade de vida

1. Dirigir

Os carros são uma das principais paixões nacionais. Não é à toa: eles nos ajudam a se deslocar de um lado para o outro e trazem outros benefícios para a nossa qualidade de vida.

É verdade que eles também podem trazer alguns pontos negativos, como o sedentarismo ou o estresse no trânsito.

No entanto, dirigir o seu automóvel em uma estrada em bom estado, com boa velocidade e tranquilidade é, na verdade, algo muito relaxante. Isso vale também para dirigir em pistas profissionais (algo que não está disponível em todas as cidades ou estados).

Seja como for, poder acelerar com o carro e conduzir o veículo sem preocupações, especialmente com uma bela paisagem ao fundo, é uma atividade muito relaxante e que traz muitos benefícios para a nossa vida.

2. Se exercitar

Fazer exercícios físicos regularmente é vital para quem quer ter mais saúde e qualidade de vida. Afinal de contas, o nosso corpo pede esse tipo de atividade para que os músculos e órgãos permaneçam em bom estado.

Segundo a OMS, o recomendado é fazer cerca de 300 minutos de exercícios de intensidade média semanais. Isso equivale a cerca de uma hora de exercício por dia, com dois dias de folga.

É claro que muito do nosso dia a dia já são alguns minutos de exercícios, como arrumar a casa, subir um lance de escadas e outros. No entanto, é vital aumentar essa contagem com uma caminhada, uma corrida ou algo do tipo.

Um dos benefícios dos exercícios, além dos ganhos para a saúde, é que eles liberam o estresse e soltam os hormônios que nos deixam mais felizes e contentes. Isso é essencial para o bem estar mental.

E por falar nele...

3. Ler

O hábito da leitura não é algo comum no Brasil. Nosso país não compra muitos livros e nem dedica muito tempo a isso. No entanto, ler pode trazer muitos benefícios positivos para a nossa saúde mental. Por exemplo, uma pesquisa já constatou a ligação entre o hábito da leitura e o aumento da empatia.

Além disso, ler ajuda a relaxar a cabeça e a reduzir um pouco o ritmo de correria do dia a dia. Por exemplo, chegar em casa depois de um dia corrido no trabalho e poder afundar em um bom livro ajuda a desafogar a cabeça e acordar no dia seguinte com mais ânimo e foco.

Por isso, é importante que você sempre tenha uma história por perto para ler e se conectar aos personagens. Se você passar o dia pensando no que vai acontecer nos próximos capítulos, é ainda melhor.

4. Meditar

Outra atividade que ajuda a melhorar bastante o nosso bem estar mental é o hábito de meditar. Quanto mais meditamos, menor o índice de ansiedade e estresse em nosso corpo. Isso é importante aqui no Brasil porque somos o país mais ansioso do mundo e um dos mais depressivos.

Portanto, tire um tempinho para praticar a meditação todos os dias ou, no mínimo, um dia sim e o outro não. Isso ajudará a tranquilizar a sua mente e a trazer melhores resultados na sua vida.

5. Cozinhar

Por fim, cozinhar é um hábito importante no dia a dia, pois reduz a quantidade de comida de baixa qualidade que comemos e, dessa forma, ajuda a manter a nossa saúde.

Por isso, prefira tirar um tempo extra para cozinhar sempre que possível. Isso dará mais qualidade de vida para você no curto, médio e longo prazo.

Pronto! Como deu para ver, essas são algumas atividades para inserir no seu dia a dia e ter mais qualidade de vida. Elas são tarefas relativamente básicas, mas que ajudam a construir uma base sólida de mais qualidade para a sua saúde e bem-estar. É a partir dessa base sólida que você irá construir mais oportunidades e inserir mais atividades de longo e médio prazo em sua rotina.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo com a sua opinião!