Buscar no Cruzeiro

Buscar

6 dicas que podem ajudar a evitar a queda dos cabelos

03 de Dezembro de 2021 às 16:03
Senhor Tanquinho [email protected]
cabelos sedosos
cabelos sedosos (Crédito: freepik)

Uma das maiores queixas das mulheres quando vão ao dermatologista é a queda dos cabelos. Não é para menos, com tanta química, alimentação errada, estresse, é natural que isso tudo se reflita nos fios.

Por isso, para garantir a saúde capilar e, claro, a queda excessiva dos fios, é preciso investir em alguns cuidados, desde uma alimentação saudável e balanceada, até evitar lavar os cabelos com água muito quente, por exemplo.

E não é só isso, como muitas podem ser as causas da queda capilar, no caso dela ser mais acentuada, é fundamental procurar um dermatologista para que sejam realizados exames e, dessa forma, descobrir o motivo do problema.

E é preciso verificar o estado geral da saúde, já que, muitas vezes, a queda dos fios pode estar relacionada a diversos problemas, até mesmo, à alterações hormonais, por exemplo.

Alterações hormonais, estresse, alimentação inadequada, algum medicamento, enfim, muitas podem ser as causas da queda de cabelo.

Vamos combinar que, com tanta agitação, falta de tempo para se alimentar corretamente, e mais uma pandemia para administrar... conseguir passar por isso e ainda manter pele e cabelos saudáveis pode ser mais difícil do que ganhar na mega-sena.

Mas... a boa notícia, é que algumas medidas, simples, podem ajudar a evitar a queda de cabelos, dentre elas podemos destacar as seguintes:

1 - Dormir bem

É preciso procurar dormir, em média, oito horas por dia. Dormir faz bem para a saúde, de uma forma geral e, claro, para os cabelos.

Por isso, invista em uma boa noite de sono que, com certeza, seus cabelos agradecem.

2. Ter uma alimentação saudável

Outra medida que pode fazer maravilhas pelos fios é procurar se alimentar bem, investindo em vitaminas e em minerais. Dessa forma, irá fortalecer a raiz do cabelo, evitando a queda.

Mas, atenção, se pretende consumir suplementos vitamínicos, é preciso que tenha a supervisão de um nutricionista, já que tanto a falta, como o excesso de vitaminas, pode provocar a queda dos cabelos.

3. Enxaguar os cabelos corretamente

Muitas vezes a pressa não permite que se lave os cabelos corretamente. É fundamental procurar enxaguar sempre muito bem os cabelos, removendo o shampoo e o condicionador completamente. Vale apostar em shampoo anti-resíduos.

É preciso saber que os resíduos deixados no couro cabeludo podem fazer com que ele fique oleoso e promova a queda dos cabelos.

4 - Lavar os cabelos na água fria

Algumas pessoas não abrem mão de um banho quentinho, mesmo no verão. Porém,  esta atitude é extremamente prejudicial à saúde do fios, pois o calor promove a produção de sebo que, posteriormente, causa a queda dos cabelos.

Mas, tanto a oleosidade excessiva como a falta dela podem prejudicar os cabelos, é importante manter a oleosidade natural do cabelo, justamente, para proteger os fios. Por isso, é recomendado lavar o cabelo, regularmente, sempre que estiverem sujos, geralmente, entre 2 a 3 vezes por semana, para que os fios fiquem fortalecidos e resistentes à queda.

5. Só prender os cabelos quando estiverem secos

Jamais prenda os cabelos ainda molhados, ou úmidos, pois isso pode danificar a raiz e favorecer a queda. Por isso, se precisar, ou quiser, prender os cabelos, procure esperar até que esteja completamente seco.

Também evite usar boné, apesar de muita gente apelar para ele com o intuito de disfarçar a calvície, na verdade, o uso de qualquer acessório na cabeça pode causar a queda de cabelo, aumentando a probabilidade de calvície.

6 – Evitar o estresse

O cortisol é um hormônio pode tanto causar queda de cabelo, quanto inflamar o folículo capilar, favorecendo a calvície. E como o cortisol é um hormônio que tem o estresse como origem, é preciso evitar ao máximo se estressar. Para isso, a dica é investir em atividades físicas ou relaxantes.

Quando ir ao médico

Diariamente, perdemos cerca de 100 fios de cabelos, e muitas vezes nem percebemos. Como já vimos, a queda de cabelo pode acontecer por diferentes motivos, desde estresse, alimentação errada, entre outros.

A queda de cabelo só deve ser motivo de preocupação, no entanto, quando se perde muito volume de cabelos por dia, nesse caso, é muito importante consultar um clínico geral, ou um dermatologista, para que sejam feitos exames e a causa seja identificada e, assim, possa ser iniciado o tratamento adequado.