Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como Ter Qualidade de Vida na Terceira Idade

Se você acha que ter qualidade de vida na terceira idade é algo difícil ou até mesmo impossível, saiba que não é bem assim. Clique e confira as informações deste artigo!

24 de Novembro de 2021 às 10:26
Senhor Tanquinho [email protected]
terceiro idade
terceiro idade (Crédito: pixabay)

Para diversas pessoas, ter qualidade de vida na terceira idade parece algo impossível, afinal, é nessa fase da vida que certas doenças, dificuldades e problemas de saúde costumam aparecer.

Contudo, se você tiver alguns cuidados e hábitos no seu dia a dia, saiba que é possível sim viver com saúde, disposição e bem-estar na melhor idade - e é justamente sobre isso que iremos te explicar no artigo de hoje!

Portanto, se você quer saber como chegar bem à terceira idade e claro, viver essa fase da vida da melhor maneira possível, não deixe de conferir este artigo até o final, ok?

Dicas essenciais para ter qualidade de vida na terceira idade

Pratique alguma atividade física (regularmente)

Você já deve saber, mas é sempre bom ressaltar: se você quer ter qualidade de vida na terceira idade (e em qualquer fase da vida), você precisa praticar alguma atividade física.

Agora, para isso, não basta se exercitar uma vez ou outra, somente quando estiver com vontade. 

Não, você precisa fazer uma atividade física regularmente, de preferência, de três a cinco vezes por semana, e por pelo menos trinta minutos por dia, ok?

Dessa forma, você irá obter os diversos benefícios que os exercícios proporcionam para a saúde física e mental, como: 

  • Aumento na força e na resistência muscular;
  • Redução do estresse;
  • Aumento na disposição;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Combate a ansiedade e a depressão;
  • Auxílio na manutenção do peso;
  • Redução de doenças e problemas cardiovasculares;
  • Fortalecimento dos ossos e das articulações;
  • Melhora na qualidade do sono;
  • Controle da pressão arterial e da diabetes tipo 2;
  • E melhora na aparência da pele.

A dica de ouro para este tópico, é buscar uma atividade que te dê prazer, que você realmente goste de fazer.

Por exemplo, tem gente que adora ir para a academia, já outras pessoas preferem caminhar ao ar livre, há também quem goste de andar de bicicleta, nadar, dançar... 

Cada pessoa tem suas preferências e você precisa encontrar uma atividade que goste de praticar. 

 

Isso porque, caso contrário, você acabará vendo o exercício como uma “obrigação”, como algo que você tem que fazer, mesmo não gostando - e isso, claro, não é nada motivador, podendo, inclusive, fazer com que você desista em pouco tempo.

Cuide da sua alimentação

 

Outro aspecto crucial para você ter qualidade de vida na terceira idade, é dar atenção para a sua alimentação.

 

Isso porque, os alimentos que você come diariamente funcionam como um combustível para o seu corpo - e avaliando a sua alimentação hoje, como você o está abastecendo?

 

Será que você está ingerindo alimentos de qualidade, ricos em nutrientes e benéficos para a sua saúde? Ou será que você está “escorregando” e ingerindo alimentos com muito sódio, gorduras saturadas e açúcar?

 

O ideal, para o seu dia a dia, é que você monte pratos coloridos na hora de fazer suas refeições e consuma, por exemplo, frutas, legumes, verduras, hortaliças, grãos, castanhas e alimentos ricos em fibras, cálcio, ferro, vitaminas e ômega 3.

 

Agora, para saber detalhadamente o que você deve ou não comer em sua rotina, é extremamente importante que você marque uma consulta com um nutricionista, ok?

Mantenha-se sempre hidratado

 

A água é a principal bebida que devemos ingerir todos os dias da nossa vida. Isso porque, ela elimina toxinas, ajuda a regular a temperatura corporal, melhora a memória, transporta nutrientes para as células do nosso corpo e muito mais.

 

Então, diariamente, beba bastante água. O recomendado por especialistas em saúde, é ingerir, pelo menos, dois litros de água por dia - o que equivale a oito copos de 250ml.

 

E caso você faça uma atividade física bastante intensa e costuma suar muito, essa quantidade deverá ser ainda maior.

Durma bem

 

Muitas pessoas atualmente dormem pouco e/ou dormem mal. E isso é um grande problema, pois um sono de má qualidade pode:

 

  • Acelerar o declínio cognitivo;
  • Afetar o bom funcionamento do metabolismo;
  • Gerar dificuldades de concentração;
  • Diminuir a produtividade e a criatividade;
  • Atrapalhar a vida sexual;
  • E muito mais.

 

Portanto, se você quer ter qualidade de vida na terceira idade, cuide bem do seu sono. Procure, de fato, descansar e dormir entre sete e oito horas todos os dias.

Cultive os bons relacionamentos

 

Muitas pesquisas, nacionais e internacionais, já mostraram que diversas doenças físicas e mentais estão associadas ao isolamento social e à solidão. 

 

Nós, seres humanos, somos seres sociais. Nós precisamos do convívio, da relação e da interação com outras pessoas.

 

Portanto, em sua rotina, cultive bons relacionamentos. Esteja com seus amigos e seus familiares, e aproveite esses momentos perto de quem você ama, perto de pessoas queridas.

 

Planejem atividades juntos, façam passeios, brinquem, deem boas risadas e se divirtam. Deixe a vida mais leve.

Faça check-ups e exames de rotina

 

Certas doenças e problemas de saúde não são facilmente perceptíveis. Muitos deles são assintomáticos.

 

Por isso, para evitar quadros graves de doenças e para ter um panorama de como está a sua saúde, não deixe de fazer check-ups e exames de rotina.

 

Se houver algum problema ou doença, ela poderá ser detectada logo no início e o tratamento tende a ser mais fácil e eficiente.

 

Um grande problema que existe já há algumas décadas, é que muitas pessoas só procuram um médico quando já estão realmente ruins, com dores e problemas graves e mais avançados.

 

Lembre-se: é melhor prevenir do que remediar, ok?

Busque auxílio (home care ou casa de repouso)

 

Ao longo deste artigo, você conferiu dicas extremamente importantes para ter qualidade de vida na terceira idade, de modo a viver com mais saúde, energia, disposição e felicidade.

 

Contudo, vale ressaltar que nem todo mundo é igual. Existem pessoas que possuem mais dificuldades do que outras, e que precisam de mais ajuda no dia a dia do que outras. 

 

Por isso, a nossa última dica para ter qualidade de vida na terceira idade, é buscar auxílio, por exemplo, de um serviço de home care ou de uma casa de repouso.

 

Isso porque, com o serviço de home care, você terá um profissional - conhecido como cuidador de idosos - para auxiliá-lo em diferentes tarefas do dia a dia. E isso, sem você precisar sair da sua casa.

Agora, se você quer ter o convívio com outras pessoas da sua faixa etária, além de uma equipe maior de profissionais à disposição, você pode conversar com a sua família e considerar a hospedagem em uma casa de repouso.

Tanto no home care quanto na casa de repouso, a maior preocupação é a mesma que abordamos durante todo este artigo: manter a sua qualidade de vida!