Buscar no Cruzeiro

Buscar

4 coisas que você precisa saber se quiser emagrecer

16 de Novembro de 2021 às 17:30
Senhor Tanquinho [email protected]
emagrecimento
emagrecimento (Crédito: pexels)

Quer entrar em forma para o verão? Quer emagrecer mas não sabe por onde começar? Então, esse artigo é para você!

Se descuidou na quarentena, se permitiu alguns excessos e agora quer perder aqueles quilos extras? Não faz a menor ideia de como começar sua batalha contra os quilinhos adquiridos?

Então, primeiramente, vale saber que, se você ganhou muito peso e pretende investir em alguma dieta, o primeiro passo é procurar um nutricionista, o qual fará alguns exames e lhe indicará a dieta, ou tratamento, mais adequado.

Mas, se por acaso, ganhou só alguns quilinhos, então, nesse caso, algumas dicas já podem lhe ajudar a recuperar seu peso e sua boa forma.

Confira abaixo algumas coisas que precisa saber se quiser emagrecer:

1- Industrializados são os maiores vilões

Embora muitas dietas preguem a retirada dos carboidratos da alimentação, acusando-os de serem vilões no processo de emagrecimento. Na verdade, nenhum alimento natural deve ser considerado “vilão” da boa alimentação.

Hoje, muitos profissionais acreditam que o problema não está no alimento, em si, mas na forma que o ingerimos.

A não ser os industrializados, todo alimento pode fazer parte do cardápio, desde que consumido da forma correta, evitando frituras, por exemplo.

2- É preciso comer com atenção

Com a vida corrida, muitas vezes, fica difícil reservar um bom tempo para uma alimentação adequada, a qual permita saborear os alimentos, comendo devagar e prestando atenção no que se come.

Acredite, um dos maiores erros em termos de alimentação, é comer rápido demais ou não prestar atenção no sabor, focando em outras coisas enquanto mastiga, como no celular ou na TV, por exemplo.

É muito importante prestar atenção no que se come e mudar a relação com o alimento.

3- Procure focar em emagrecer e não em perder peso

Um grande erro é ficar se pesando na balança o tempo todo, pois isso costuma ser uma armadilha perigosa, já que nem sempre o peso demonstra o emagrecimento real.

É preciso entender que quando se investe em reeducação alimentar e se pratica atividades físicas, por exemplo, naturalmente, irá ganhar massa muscular e mudar o formato do corpo.

Por isso, o foco deve ser em emagrecer, e não em perder peso.

4- Saiba sua motivação para comer “besteiras”

Quem não gosta de uma boa sobremesa ou uma massa de vez em quando que atire a primeira pedra.

Eventualmente, um deslize ou outro não vai prejudicar em nada a sua dieta, mas se isso acontece de uma forma mais constante, então, nesse caso, a coisa pode ser mais séria.

O ideal é procurar entender os motivos para se alimentar com esse tipo de “junk food”, se é para desestressar, para se dar um prazersinho de vez em quando, para socializar com amigos...

Enfim, se a coisa foge do controle, procure saber os reais motivos.

No mais, como já disse, de vez em quando, uma besteirinha até faz bem, o que não pode é virar rotina. Experimente fazer substituições mais nutritivas, caso isso seja rotineiro, trocando, por exemplo, o chocolate ao leite pelo chocolate 70% cacau, ou aquele hambúrguer comprado pronto com um pão sem graça por um hamburguer no prato feito por você com salada.

Emagrecimento e saúde

Sempre é bom lembrar que obesidade e excesso de peso estão ligados ao maior risco de doenças cardíacas e diabetes.

Por isso, é muito importante investir em uma alimentação equilibrada a qual, além de ajudar a emagrecer, ainda colabora para a saúde como um todo, do fio de cabelo aos olhos.

Vale considerar que o excesso de peso pode causar diabetes, a qual pode afetar a visão, desencadeando diversas doenças oculares, desde glaucoma, catarata, retinopatia diabética, entre outras, e até cegueira.

E, nesse sentido, vale destacar que a obesidade é a doença do século 21, e seu aumento significativo vem levando a procura não só por cirurgias bariátricas, como por profissionais de outras áreas, como observado no Americas Oftalmocenter, a procura por cirurgias de glaucoma ou catarata, doenças desencadeadas por diabetes.

Ou seja, mais do que, simplesmente, ficar bem no biquíni, emagrecer é garantir saúde e qualidade de vida.