Buscar no Cruzeiro

Buscar

Como Envelhecer Com Qualidade de Vida: Dicas Essenciais

16 de Novembro de 2021 às 17:21
Senhor Tanquinho [email protected]
hapiness
hapiness (Crédito: unplash)

Para muitas pessoas, a terceira idade é vista como um problema, como uma fase da vida em que as coisas se tornam muito mais difíceis e diversos obstáculos surgem. Porém, não precisa ser assim. E sabe por quê? Porque envelhecer com qualidade de vida é algo plenamente possível! Veja.

Dicas essenciais para envelhecer com qualidade de vida

Atividade física

Fazer uma atividade física regularmente, é a primeira e uma das principais dicas que você deve considerar para envelhecer com qualidade de vida.

Isso porque, ao manter o corpo ativo, em movimento, você estará gerando diversos benefícios a sua saúde física e mental!

Por exemplo, você estará:

 

  • Fortalecendo os músculos, ossos e articulações;
  • Melhorando a circulação sanguínea;
  • Diminuindo o riscos de doenças;
  • Aumentando a disposição;
  • Melhorando o equilíbrio;
  • Reduzindo o estresse e a ansiedade;
  • Melhorando a qualidade do seu sono;
  • E muito mais!

E para conseguir esses e outros benefícios, basta encontrar uma atividade que você goste de fazer e praticá-la de três a cinco vezes por semana, por pelo menos trinta minutos diários.

Pode ser caminhar, correr, ir para a academia, andar de bicicleta, nadar, dançar, jogar bola, jogar tênis… opção é o que não falta. Só busque, antes, a orientação de um profissional para não ter problemas e correr riscos, ok?

Mente

Além de cuidar do corpo, da parte física, é essencial que você também cuide da mente para envelhecer com qualidade de vida.

Isso porque, quando a cabeça não está muito legal, fica complicado dar conta de diversos tipos de afazeres.

Então, além de praticar uma atividade física regularmente, procure exercitar a mente, por exemplo, fazendo palavras cruzadas, lendo livros, aprendendo coisas novas, etc.

Alimentação

Outra dica de suma importância para você envelhecer com qualidade de vida, é ter uma alimentação correta, que seja rica em fibras, proteínas, cálcio, vitaminas, entre outros nutrientes.

Sendo assim, se você quer envelhecer com saúde, disposição e energia, é essencial ter um acompanhamento de um nutricionista para que possa lhe indicar os melhores alimentos para consumir em seu dia a dia, bem como o que evitar em sua dieta.

Produtos industrializados, ultraprocessados e cheios de sódio, açúcar e gorduras trans devem ser evitados. 

E no lugar deles, você deve priorizar, por exemplo, frutas, legumes, verduras, vísceras, ovos, peixes, carnes de todos os tipos, laticínios, etc.

Você precisa investir nos nutrientes certos para viver mais e melhor.

Hidratação

De acordo com especialistas da área da saúde, pessoas adultas devem beber, em média, 2,5 litros de água por dia. E essa quantidade pode variar para mais ou para menos, de acordo com a rotina, hábitos e características de cada indivíduo.

Sendo assim, outra dica de suma importância para você envelhecer com qualidade de vida, é sempre beber bastante água em seu dia a dia (mesmo que você não sinta sede).

E caso você não seja muito fã de água, você pode ingerir outros tipos de bebidas, como chás e sucos naturais, de modo a ter alternativas.

Sociabilidade

Ter contato com outras pessoas é fundamental para envelhecer com qualidade de vida e ter uma maior longevidade. 

O ser humano não foi feito para ficar isolado, sem interagir e sem se comunicar com outros indivíduos.

Portanto, em todas as fases da sua vida, cerque-se de amigos, familiares e de pessoas queridas. Aproveite cada momento com eles. Brinque, sorria, passeie, converse, dê boas risadas e cultive os bons relacionamentos.

Prevenção

Ao seguir as dicas que apresentamos para você até o momento, você estará no caminho certo para envelhecer com saúde e qualidade de vida. Contudo, além de dar atenção a elas, você não pode deixar de lado o fator prevenção…

E aqui, nós estamos falando sobre as consultas médicas, sobre os check-ups e os exames de rotina. Afinal, estas são as melhores formas de você ter um acompanhamento adequado em relação à sua saúde.

Infelizmente, muitas pessoas só procuram um médico quando já estão ruins, debilitadas, com dores e/ou com problemas/doenças em estágio avançado - o que, claro, é péssimo para a saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Dica bônus

Para finalizar o artigo, nós separamos para você uma dica bônus…

Para envelhecer com saúde e qualidade de vida, quanto antes você começar a seguir as dicas acima, melhor.

No entanto, como sabemos, nem todas as pessoas que estão lendo este conteúdo são jovens. Muitos já estão na melhor idade e, talvez, com certas limitações, problemas e dificuldades em relação à autonomia e independência.

Por isso, para cuidar da qualidade de vida, saúde e bem-estar, mesmo em idades mais avançadas, é interessante considerar o auxílio de um profissional, como um cuidador de idosos, ou, ainda, buscar um local como uma casa de repouso.

Dessa forma, você terá a ajuda de outras pessoas em diversas atividades do dia a dia, e conseguirá cuidar melhor da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida!