Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saiba 5 dicas para cuidar de suas facetas odontológicas

06 de Novembro de 2021 às 13:14
Senhor Tanquinho [email protected]
dentes
dentes (Crédito: pexels)

A relação entre as facetas e higiene bucal são maiores do que muita gente imagina. Isso porque, os cuidados com a limpeza dessas lâminas podem significar a garantia de uma boa saúde bucal, a prevenção de doenças sérias e maior durabilidade para o procedimento. 

 

E isso é tão relevante, principalmente, devido ao aumento da procura por esse tipo de procedimento estético e a busca pelo sorriso perfeito. Afinal, essa beleza está sempre relacionada com a integridade e a funcionalidade dos dentes e da mordida.  

 

Neste contexto, as facetas e lentes de contato dental são procedimentos muito recorridos para o alcance dessa perfeição cosmética. 

 

Portanto, elas são constituídas por próteses ultrafinas de porcelana ou cerâmica, que são fixadas ao redor dos dentes originais a fim de realizar a correção de falhas. 

 

No entanto, como os dentes originais permanecem intactos embaixo das lâminas sintéticas, a preocupação com a higiene deve ser uma constante. 

Como a falta de higiene pode afetar as facetas e a saúde geral 

A higienização correta da cavidade oral é crucial para colocação das facetas de porcelana antes e depois do procedimento. 

 

Isso porque, se o paciente tem algum problema bucal decorrente de bactérias, todas essas condições deverão ser solucionadas antes da colocação das lentes.  

 

Afinal, após a fixação das lâminas, será muito difícil acessar os dentes originais para realizar restaurações, tratamento de cárie ou raspagens. 

 

Deste modo, a manutenção de uma boa saúde bucal é uma exigência essencial para a realização desse tipo de tratamento. 

 

Além disso, a higienização após a cimentação das facetas de resina composta, é capaz de impedir a formação de estruturas microbianas, como o tártaro e o biofilme, fazendo com que a duração desse procedimento seja mais longa e evitando o aparecimento de: 

 

  • Cáries nos dentes originais; 
  • Gengivites; 
  • Doenças periodontais graves; 
  • Estomatites aftosas; 
  • Halitose; 
  • Escurecimento das facetas, entre outras. 

 

Em conjunto com todos esses fatores, é importante destacar que uma vez que as facetas sejam danificadas – seja pelo cuidado inadequado ou em consequência das ações bacterianas –, elas não podem ser reparadas e deverão ser completamente substituídas.  

5 dicas para cuidar das facetas odontológicas 

A procura por um sorriso mais bonito e harmônico deve ser feita sempre em conjunto com a busca por uma saúde bucal mais aprimorada e livre de patologias. 

 

Assim, com a realização de procedimentos odontológicos estéticos, o cuidado com os dentes deve se manter uma prioridade. 

 

Essa atenção extra, além de evitar as doenças bucais graves, pode fazer com que os dispositivos cosméticos durem por mais tempo e o custo-benefício seja ainda mais vantajoso para os pacientes. Para isso, é preciso se certificar de uma: 

  1. Escovação adequada 

Como vimos anteriormente, a escovação da faceta dentária é crucial para a saúde e bem-estar dos pacientes. Mas, para que esse cuidado seja efetivo, é necessário que ele seja repetido com a frequência necessária e com a técnica adequada. 

 

Por isso, é fundamental que os pacientes escovem os dentes três vezes ao dia ou após cada uma das refeições. Também é necessário que essas limpezas não sejam feitas com pressa, nem com a aplicação de muita força.  

 

  1. Utilização satisfatória do fio dental 

Muitos pacientes que colocam as facetas dentárias acreditam que, como os dentes estão protegidos pelas lâminas de porcelana, o uso do fio dental passa a ser desnecessário ou opcional. 

 

No entanto, esse é o único modo de garantir a prevenção de doenças inflamatórias gengivais. 

 

Por isso, assim como em todas as intervenções odontológicas, como o aparelho de porcelana ou a instalação do implante dentário, o uso do fio dental deve ser feito diariamente após todas as escovações ou, pelo menos, uma vez antes de dormir.  

  1. Frequência de consultas com o dentista 

Mesmo depois da finalização do tratamento, as visitas periódicas com o dentista são extremamente necessárias para a manutenção da saúde bucal. Pois, ainda que as facetas sejam resistentes às cáries, os dentes originais ainda são vulneráveis a esse problema. 

 

Assim, o dentista poderá verificar se há algum problema no acessório que pode estar facilitando a infiltração de bactérias para a camada inferior dos dentes e ainda realizar procedimentos que garantam a saúde das gengivas e dos demais tecidos orais. 

  1. Exclusão de maus hábitos 

O hábito de morder a ponta de canetas ou unhas, bem como o costume de usar os dentes para abrir embalagens, pode ser muito prejudicial para as facetas dentais. 

 

Afinal, mesmo que sejam bastante resistentes, esse material não tem a mesma força que os dentes originais. 

 

Deste modo, é crucial que os pacientes que utilizam essa intervenção odontológica evitem a todo custo essas manias. Isso porque, elas podem causar o descolamento das facetas, quebras, trincos e outros defeitos que não podem ser reparados.   

  1. Atenção com a escolha do creme dental 

Por serem confeccionadas a partir de materiais sintéticos, as lentes de contato e as facetas dentárias não podem ser clareadas com o uso de materiais, como o creme dental branqueador ou o gel de clareamento dental.  

 

O uso desses produtos, por serem altamente abrasivos, pode acabar danificando a integridade das facetas, tornando-as mais suscetíveis ao aparecimento de manchas geral dos dentes. Por isso, é preciso evitar o uso desse tipo de acessório de limpeza.